Concurso Tribunal: 2017 é o ano da sua aprovação

Devido à ausência de alguns concursos públicos no ano de 2016, pode-se esperar a realização de uma grande demanda para o ano de 2017. Prova disso, é a publicação do Planejamento da Lei Orçamentária Anual para 2017, responsável pela organização de todas as ações do Governo Federal, que prevê arrecadações com inscrições de concursos em mais de 20 órgãos Federais para o próximo ano.

No fim do ano de 2016, diversos concursos que visam o preenchimento de cargos da área tribunal, foram abertos. As provas para Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-AM/RR), já tem data marcada para o início de 2017.

Além destes que já tem seus trâmites em andamento, em 2017 os concursos para carreira tribunal têm grandes expectativas. São esperados em média 14 concursos, distribuídos entre Tribunais Regionais Federais, Tribunais Superiores Eleitorais e Tribunais Regionais Eleitorais.

Entre eles:

– Tribunal Regional Federal 1ª Região: tem sob sua jurisdição o Distrito Federal, e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins. São previstas vagas para os cargos de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Juiz Substituto.

– Tribunal Regional Federal 2ª Região: pertencem à jurisdição da 2ª região os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O cargo a ser preenchido com o próximo concurso, deverá ser para Juiz Substituto. Vale dizer que o concurso de Analistas e Técnicos deve ser lançado ainda em 2016.

– Tribunal Regional Federal 3ª Região: as regiões abrangidas por esse tribunal, são os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A previsão é para que em 2017 seja tramitado concurso para o cargo de Juiz Substituto, e há também a possibilidade de técnico e analista.

– Tribunal Regional Federal 4ª Região: fazem parte da 4ª região os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há vagas previstas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.

– Tribunal Regional Federal 5ª Região: com sede no Recife, e tem sob sua jurisdição os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Acredita-se que estejam previstas no concurso de 2017 vagas para os cargos de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Juiz Substituto.

– Tribunal Superior Eleitoral: órgão de ação conjunta com os tribunais regionais eleitorais (TREs), que são os responsáveis diretos pela administração do processo eleitoral nos estados e nos municípios, também terá concurso em breve. São esperadas vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Administrativo.

– Tribunais Regionais Eleitorais: os tribunais regionais eleitorais dos estados do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins, também tem previsão para a realização de concurso para os cargos de Técnico e Analista Judiciário.

OPORTUNIDADES

As oportunidades não param de surgir, e surgem para todos, a diferença estará em sua preparação para enfrenta-las. As chances de conquistar o sonhado cargo público, são infinitamente maiores para quem já está se preparando, e algumas orientações são de fundamental importância:

– Estude sempre! – O grande segredo para a aprovação, é que não existe segredo algum. Estudar é o segredo. Estudar todos os dias, mas não da mesma maneira. Saber aproveitar todas as possibilidades de aprendizado e assimilação das disciplinas cobradas em concursos públicos. Para o concurseiro, não existe final de semana, feriado ou dia santo. Todo dia é dia de estudar!

– Estude regularmente! – Podendo ser na modalidade presencial ou online. O curso regular é a base da sua preparação. São aulas que devem ser assistidas com regularidade, embasando assim seu conhecimento e ampliando suas informações.

– Treine: treino é treino, jogo é jogo! – Os exercícios são de extrema importância! Eles ajudam a fixar o conteúdo aprendido, e permitem um entendimento mais prático da linguagem das bancas organizadoras. 

>> EXERCÍCIOS PARA CARREIRAS TRIBUNAIS

– Teste seus conhecimentos! – Um bom simulado reproduz as condições reais da prova. Para ser eficiente, ele deve ser cronometrado, e com o nível de dificuldade semelhante ao nível de dificuldade das provas para aquele cargo.

– Tenha um bom material didático! – Item indispensável no “kit aprovação”. O material didático é um instrumento de grande valia na prática do Estudo Dirigido (estudo feito como complemento ao curso regular). A qualidade e a segurança quanto ao material utilizado são decisivos para uma boa preparação.

>> MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CARREIRAS TRIBUNAIS

– Motive-se! – Talvez esse ingrediente seja o de maior carência no mundo dos concursos. O concurseiro enfrenta oposição e resistência das pessoas mais próximas, que não entendem seu projeto de vida. Mantenha sempre muito claro os motivos da sua escolha, e não desista daquilo que quer.

– INVISTA em uma boa preparação! – É inevitável o investimento em sua preparação. O mundo dos concursos não tem mais espaço para aventureiros. Perda de tempo é se preparar de forma errada. O ano de 2017 será um ano de grandes oportunidades, mas somente para aqueles que tiverem coragem de buscar uma preparação eficiente.

>> NÃO DESISTA DO SEU SONHO: MOTIVE-SE!

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes