7 dicas para diminuir sua ansiedade em véspera de prova

A ansiedade é inevitável, especialmente para quem está na carreira de concursos públicos. O problema é que essa situação pode prejudicar o aluno em seus estudos e principalmente no seu desempenho no dia da prova. Para a Psicóloga Juliana Gebrim – entrevistada pela Folha Dirigida, essa ansiedade é normal e, muitas vezes, é considerada saudável. Confira algumas dicas para diminuir a ansiedade no final deste post.

Mas Juliana faz um alerta para os concursandos. “A curva da ansiedade é um ‘U’ invertido”. Ou seja, essa sensação de ultrapassar determinado limite, faz com que o nosso rendimento tenha uma queda vertiginosa, que pode até prejudicar a saúde do candidato.

A Psicóloga ainda explica que a sensação de ansiedade é uma questão de instinto numa situação de risco. Trata-se de uma resposta de preservação, e o que devemos observar é a intensidade desse sentimento. A ansiedade pode trazer dois resultados: o indivíduo entra em ação, com uma postura positiva, ou ele paralisa, ficando vulnerável.

No entanto, quando a ansiedade acontece de forma equilibrada, ela pode funcionar como uma mola propulsora na preparação para a prova. “O indivíduo deve ter uma certa dose de ansiedade para organização, planejamento e execução dos estudos”, explica Juliana Gebrim.

Além disso, é importante manter a alegria, a garra e a perseverança em situações de crise, pois isso facilita a conquista dos objetivos traçados. De acordo com a Psicóloga Juliana, os mais persistentes e pacientes, aqueles que passam nas seleções desejadas, têm essa característica de serem pessoas de bem com a vida. Por isso, não se preocupe tanto. Relaxe e confira as dicas que vão te ajudar a combater sua ansiedade:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes