Alimentos que turbinam a memória

Alimentos que ajudam na memória

Uma data importante, um rosto, um número, um nome, uma tarefa. Essas e muitas outras pequenas (e grandes) coisas da vida podem ser muito prejudicadas pela memória ruim. Além do cansaço e do estresse, uma alimentação deficiente pode influenciar no esquecimento do dia a dia e também causa a má absorção de informação.

Muitas pessoas pensam que o sucesso de um bom estudo é um plano de estudos focado em uma preparação para ir bem nas provas, o que não deixa de ser verdade, porém, ter uma alimentação saudável é outro fator que ajuda muito na memória e absorção de conteúdo, que é essencial para conquistar a aprovação. Alguns alimentos em específico são ótimos para melhorar as habilidades cognitivas, então, nós do Alfacon decidimos fazer uma listinha de comidas que não podem faltar no seu cardápio!

O QUE COMEÇAR A COMER

Ovos

No ovo existe um neurotransmissor chamado acetilcolina que estimula áreas do cérebro associadas à aprendizagem, atenção e memória. É, portanto, fundamental para a transmissão de impulsos nervosos. Sendo assim, pode usar e abusar do ovo!

Caso você seja alérgico a ovo, existem outras fontes alimentares que contém a colina: fígado, nozes, peixe e couve-flor.

Gorduras boas

Sim! Elas existem!

O Omega 3 está dentro dessa categoria mas precisa ser obtido através da alimentação ou suplementação, pois o nosso corpo não o produz.Ele é responsável pela proteção da saúde cerebral e cardiovascular.

Serotonina

Além de regular o sono, o apetite e o humor, a serotonina também porções do cérebro relacionadas à memória e a aprendizagem.

Alimentos que contém serotonina:

cereja, banana, aveia, peixes e frutos do mar, óleo de linhaça, chocolate amargo, whey protein e ovos.

Fosfatidilserina

Esse nutriente conserva os neurônios e as redes neurais para que o cérebro possa continuar a formar e reter memórias

alimentos: peixes, carnes, aves, feijão branco, tofu, produtos de soja e verduras de folhas verdes.

O QUE DEIXAR DE COMER

Gorduras

Comer gorduras saturadas e trans está diretamente relacionado à perda de memória de curto prazo. Se você quer deixar de ter aquele esquecimento do dia a dia evite comer margarina, biscoitos, bolos industrializados, batata fria, óleos e embutidos.

Álcool

O abuso de bebidas alcoólicas provoca desidratação, danifica os neurônios e diminui as funções cerebrais, afetando sua capacidade de armazenar informações. A solução é diminuir a quantidade ingerida, beber uma vez na semana, passar 30 dias sem álcool a cada 2 meses. É preciso ser flexível e ter determinação.

Açúcar

Assim como as gorduras, o excesso de açúcar alteram a glicemia do organismo, desviando o fluxo sanguíneo saudável do cérebro. Sendo assim, nada de açúcares!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes