Aulas presenciais VS Aulas online

As vantagens e desvantagens do preparatório presencial e online

O avanço da tecnologia tornou-se algo para facilitar  vida das pessoas. Entretanto, fica a dúvida, será que vale a pena abrir mão do tradicional para investir na versão online? E por várias perguntas como essa, decidimos fazer pontos positivos e negativos sobre ter aulas a distância e presencial para que você consiga decidir o que é melhor para você!

Vantagens de curso online

A comodidade é um dos fatos mais relevantes na hora de decidir se fazer um curso online é a coisa certa. Se você mora em uma cidade longe, por exemplo, não precisa sair de casa para ter acesso às aulas. Sendo assim, não tem gastos com ônibus, gasolina ou alimentos, gasto comum entre estudantes que moram longe de casa.

Outro fator muito relevante é o tempo. Como nos cursos online o tempo de estudo costuma ser estabelecido pelos próprios estudantes, você pode adequar sua rotina e seu trabalho com os horários que você irá assistir as aulas.

Além disso, como o curso online não oferece estrutura física ao estudante, eles costumam ser mais econômicos que os cursos presenciais e isso é ideal para quem pretende cortar custos.

Desvantagens do curso online

Não ter um computador ou um equipamento adequado para ver as aulas, prejudica o aprendizado do aluno que precisa ir até lan houses ou a ajuda de terceiros para acompanhar as aulas. Inclui-se a responsabilidade do estudante, que apesar de poder ter liberdade de horários, precisa ter comprometimento em assistir as aulas.

Outro fator é que diferente de alguns cursos presenciais, o curso online não oferece livros, apostilas e materiais de estudo, (nós do AlfaCon oferecemos combos e apostilas para os estudantes á distância). Isso faz com que eles tenham que procurar outros meios para se aprofundarem no assunto e por consequência gastar dinheiro esse material.

No ensino a distância, geralmente, você não tem contato com o professor em tempo real, o que faz com que suas dúvidas não sejam esclarecidas com tanta rapidez como é no presencial. Por fim, a grande desvantagem é que você está sozinho e a possibilidade de entender algo errado e não conseguir resolver o problema é maior do que se você tivesse com outros estudantes ao seu redor, em uma sala de aula, onde as perguntas dos outros podem facilitar o seu aprendizado

Vantagens do curso presencial

Uma grande vantagem de fazer curso presencial é que a interação, tanto entre professores como entre alunos é ótima para facilitar o aprendizado dos estudantes. No presencial, se você tem dúvidas, o professor estará disponível para responder qualquer dúvida. Além dos professores, também é possível conversar com os colegas de classe e trocar conhecimentos com outras pessoas que estão vivendo o mesmo momento que você.

Por ter horário e local definido, o curso presencial exige uma rotina e diciplina que é ótimo para os estudantes.

A obrigatoriedade da presença e outro fator que ajuda muito o aluno a não falar e também ajuda na hora do aluno se organizar para conseguir fazer todas suas atividades durante o dia, sabendo que ele tem que estar presente nas aulas.

Conheça nosso presencial!

Desvantagens do curso presencial

Uma das grandes dificuldades que os estudantes encontram é a de conciliar seu trabalho com os estudos, que é o principal motivo de muitas pessoas desistirem dos estudos. Porém, se pararmos para pensar, nenhuma pessoa de grande sucesso, alcançou seus objetivos de uma maneira fácil e não pôde escolher o caminho mais curto. Então, esse é uma das “desvantagens” que pode custar muita coisa lá na frente.

Outro fator é que o aluno precisa se deslocar para assistir a aula, o que é o mínimo a se fazer, se o aluno está com “preguiça” de ir até o local, com que força e garra ele vai conquistar seus outros desafios?

Por disponibilizar uma estrutura física e sala de aula, o custo do presencial costuma se mais caro e muita pessoas não conseguem arcar com esses custos.

Continue nos acompanhando!

Esperamos que com as informações acima você tenha condições de fazer a melhor escolha! Qualquer dúvida entre em contato conosco!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes