Concurso Agepen MG: Governo anuncia edital para nível médio!

5416

Governo anuncia concurso AGEPEN MG para substituição de agentes contratados.

Nesta terça-feira, dia 10/10, foi anunciado um novo concurso AGEPEN MG para substituir trabalhadores contratados na área de segurança pública.

>> Curso online AGEPEN MG videoaulas + PDF

Warlene Salum Rezende, subsecretária de Estado de Gestão de Pessoas, fez o anúncio na audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Concurso AGEPEN MG

A expectativa é de que o concurso AGEPEN MG oferte 2.300 vagas, distribuídas entre os cargos de agente penitenciário e para o sistema socioeducativo.

Segundo Danilo Emanuel de Oliveira Santos, subsecretário de Estado de Atendimento Socioeducativo, as vagas do concurso já estão em fase de análise. Dos 2.500 agentes hoje em serviço, 1.500 são contratados, segundo o subsecretário.

Para realizar o concurso de agente penitenciário de Minas Gerais o candidato deve ter nível médio completo. A remuneração inicial gira em torno de aproximadamente R$ 4.098,45, podendo chegar a mais de R$ 6 mil no topo da carreira dependendo da classe.

Agepen MG - tabela salarial
Agepen MG – tabela salarial – classes e carreiras
Atribuições do cargo
Garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais; desempenhar ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do Sistema
Prisional; exercer atividades de escolta e custódia de presos; executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado; realizar buscas periódicas nas celas; realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos; prestar segurança a profissionais diversos que fazem atendimentos especializados aos presos nas unidades prisionais; conduzir presos à presença de autoridades; adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos alvarás de soltura, obedecidas as normas próprias; informar ao preso sobre seus direitos e deveres de conformidade com o Regulamento Disciplinar Prisional – REDIPRI e demais normas vigentes; verificar sobre a necessidade de encaminhar presos a atendimentos especializados; entregar medicamentos aos presos, observada a prescrição médica; prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte de enfermos, rebeliões, fugas e outras assemelhadas;
preencher formulários, redigir e digitar relatórios e comunicações internas; participar de comissões de classificação e de disciplina, quando designado; exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.
Requisitos
É requisito para ingresso no cargo de Agente de Segurança Penitenciário do MG a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
Último Edital AGEPEN MG 2013

O concurso realizado em 2013 visou o preenchimento de vagas para Agente de Segurança Penitenciário – Nível I – Grau A, que refere-se ao primeiro nível da carreira. A banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Etapas do concurso

O concurso contou com 06 etapas, divididas da seguinte forma:

Etapa
Descrição
Critério
Primeira
Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação
Classificatório e Eliminatório
Segunda
Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos
Eliminatório
Terceira
Exames Psicológicos
Eliminatório
Quarta
Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada
Eliminatório
Quinta
Exames Médicos
Eliminatório
Sexta
Curso de Formação Técnico-Profissional
Classificatório e Eliminatório

 

Todas as provas, testes ou exames de todas as etapas deste concurso foram realizadas em Belo Horizonte, ressalvadas a primeira e sexta etapas, correspondentes à Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação na qual o candidato optou pelo município que quis realizar a prova.

Vagas ofertadas no último concurso 

As vagas ofertadas e divisões no último concurso foram as seguintes:

Distribuição de vagas Agepen MG
Distribuição de vagas
Das provas e critérios

As Provas Objetiva de Múltipla Escolha e Redação tiveram caráter eliminatório e classificatório e serão constituídas conforme o quadro a seguir:

Concurso AGEPEN MG - Matérias
Concurso AGEPEN MG – Matérias

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha foi composta de 50 (cinquenta) questões distribuídas pelas disciplinas, sendo que cada questão tinha 4 (quatro) alternativas com letras de A a D
e com uma única resposta correta, valendo 2 (dois) pontos cada questão, totalizando um máximo de 100 (cem) pontos.

Foi eliminado do concurso o candidato que não fez o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos atribuídos nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha e mínimo de 30% (trinta por cento) de cada disciplina.

Redação Agepen MG

A Prova de Redação valeu de 50 (cinquenta) pontos e foi constituída de tema que foi fornecido no momento da prova, devendo conter o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas, observando os critérios estabelecidos na tabela abaixo:

Último edital

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

 

Comentários

comentarios