Concurso Marinheiro Naval: conheça a carreira

6

org-IBGE-ACI

A Marinha faz parte das Forças Armadas da Nação, que incluem também o Exército e a Aeronáutica. As Forças Armadas da Nação são responsáveis por zelar pela defesa da pátria e garantir os poderes constitucionais. 

O marinheiro é um auxiliar de operações marítimas, seja em embarcações privadas ou públicas. O soldado da Marinha é um militar, portanto suas funções são as de um militar, proteger e garantir a soberania da nação. Os navios são as armas que diferenciam a Marinha das outras forças, são organizados em alguns departamentos, como o de convés e o de máquinas, que podem ter divisões. No convés, as divisões mais comuns são a proa, a popa e o meio-navio. Marinheiros, cabos, sargentos e suboficiais trabalham nessas divisões.

Os marinheiros sentem o tempo através do balanço do navio. Eles sobrevivem em seu ambiente, sem meios de se manter em contato com o mundo, com a terra firme ou com a família.

Pré-Requisitos

Para participar do processo seletivo, é preciso ser homem, brasileiro nato ou naturalizado, solteiro, com idade entre 18 e 22 anos. É necessário ter concluído o Ensino Médio até a data prevista no Calendário de Eventos para a verificação de documentos. O limite mínimo de altura para os rapazes interessados em serem Aprendiz de Marinheiro, é de 1,54 m e o máximo é de 2,00 m.

Banca

A banca avaliadora é a DEnsM (Diretoria de Ensino da Marinha).

>>Curso para Escola de Aprendizes-Marinheiros Navais

Etapas do Concurso

Apenas os aprovados no exame intelectual seguem para as demais fases como o teste físico e os exames médicos e psicotécnicos, verificação de dados biográficos e verificação de documentos.

Prova

O concurso inicialmente, consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de conhecimentos gerais de matemática, português e ciências (física e química).

Disciplinas e Número de Questões

Matemática (15), Português (15), Ciências – Física e Química – (20).

>>Como estudar para concursos 

Promoção

Na Marinha os militares são divididos em dois grupos principais: o Corpo de Fuzileiros, que fica em terra, e o Corpo da Armada, que cuida das embarcações. Os marinheiros durante sua carreira, terão a oportunidade de participar de diversas missões e operações navais, viajando e conhecendo diversos lugares no Brasil e no exterior, além de realizar cursos e desempenhar outras atividades de interesse da Marinha. Com esses cursos e com o desempenho nas suas atividades poderão alcançar as diversas graduações da Marinha, chegando por seus méritos à de Suboficial.

O salário inicial de um concursado iniciante na escola de soldados da Marinha é uma bolsa-auxílio de um salário mínimo. Assim como demais militares, os aumentos de salário são progressivos e simultâneos à escalada na patente. O plano de carreira é bem definido, com possibilidade de ascensão contínua e estabilidade após dez anos de serviço.

concurso_marinheiro_naval-01

 

Comentários

comentarios