Concurso PC-PI: edital autorizado!

168

capa_pc_pi

Foi autorizado pelo governador Wellington Dias, nesta segunda-feira, 03/07, o novo concurso para a Polícia Civíl do Piauí. Durante uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, e o delegado geral Riedel Batista, foi dado o aval para a realização do certame. 

Serão ofertadas ao todo 120 vagas para agentes, 40 para peritos, 20 para delegados e 10 para escrivães. De acordo com o delegado Riedel Batista, o edital deve ser lançado ao decorrer dos próximos dias. O próximo ano deve ser de grande desfalque, pois mais de 200 policiais deverão se aposentar.

A comissão organizadora deve ser nomeada agora pela Secretaria de Segurança para que possa seguir com os procedimentos necessários. As provas devem ser aplicada ainda este ano. O concurso deverá ter quatro editais, sendo um para cada cargo. A comissão será nomeada em agosto para que possa analisar todos os fatores do concurso. 

Último concurso
O último concurso para PC-PI ocorreu em 2014, e contou com a Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí) como banca organizadora. A oferta de vagas foi distribuída para os cargos de delegado e escrivão.

A remuneração inicial variou entre R$3.194,35 (Escrivão) e R$10.914,54 (Delegado). Foi exigido dos candidatos possuir diploma em nível superior para as duas áreas, além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria “B”. Para as vagas de delegado também foi exigido nível superior em direito.

Além da prova objetiva, os candidatos realizaram exames de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico, investigação social, e curso de formação. 

Prova
A prova objetiva foi desenvolvida com conhecimentos básicos e específicos. Os candidatos a vagas de escrivão precisaram realizar 60 questões. Já os candidatos que que prestram o concurso para o cargo de delegado, precisaram completar 100 questões.

Critérios para aprovação no concurso PC-PI
Todos os candidatos precisaram obter pelo menos 60% dos pontos da prova, e 50% do total de pontos de cada matéria, para se classificar.

Comentários

comentarios