Concurso PM AM: Certame poderá ficar para 2019!

12837

Concurso PM AM tem número de vagas e cargos divulgados e certame poderá ficar para 2019

O deputado Dermilson Chagas, líder do governo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), irá entrar com um requerimento à Mesa Diretora para que a Mensagem Governamental de n. 64/2018 que regulamenta o concurso público da segurança pública, seja votada ainda nesta semana, antes do recesso parlamentar.

=> Curso GRATUITO para PM/AM. Clique aqui e inscreva-se! <=
Resultado de imagem para botão curso gratuito

O concurso público em forma de projeto foi enviado na última terça-feira, dia 10 de junho, pelo governador Amazonino Mendes. A proposta autoriza o Poder Executivo a incluir a ação no Plano Plurianual (PPA 2016/2019) e abrir um crédito adicional no valor de R$ 1,1 milhão dentro do orçamento 2018 da Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP), para ampliação dos quadros da polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros.

A expectativa é que o concurso oferte 1,4 mil vagas para os quadros. “Preocupado com a segurança do nosso estado, o governador Amazonino envia o concurso, pensando num futuro melhor para população do estado”, disse Dermilson.

O líder do Governo diz ainda que irá protocolar um requerimento na próxima quarta-feira (11) para que seja votado em plenário o quanto antes. “Vou pedir do presidente da Assembleia para ser votado ainda nesta semana, antes do recesso parlamentar. O concurso deverá ser realizado em 2019, já que estamos no período eleitoral, em que a lei proíbe”, afirmou Dermilson.

Fonte: Assembleia Legislativa do Amazonas.

O Governo do Amazonas, por intermédio das Secretarias de Administração e Gestão (Sead), da Fazenda (Sefaz-AM), e Casa Civil, divulgou os cargos e os respectivos números de vagas para o concurso PM AM e Bombeiro AM. Confira na tabela abaixo:

Cargos Vagas
Oficial de Saúde – Aluno Oficial de Saúde 20
Cabo Especialista de Músico – Aluno Cabo 20
Cabo Especialista de Saúde – Aluno Cabo 20
Soldado Combatente – Aluno Soldado 601

 

A Polícia Militar do Amazonas (concurso PM AM) definiu a comissão responsável por regulamentar, estruturar e organizar o novo edital para a corporação. O Decreto 38.923, que institui as comissões, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

=> Curso GRATUITO para PM/AM. Clique aqui e inscreva-se! <=
Resultado de imagem para botão curso gratuito

A Comissão do concurso PM AM é formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que a presidirá, da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), da Controladoria Geral do Estado (CGE), Casa Civil, Casa Militar e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM). Cabe à Comissão Geral coordenar e orientar as Comissões Especiais.

A Sead vai reunir, na segunda-feira, 07 de maio de 2018, os membros da Comissão Geral para definir o cronograma para realização dos certames. O próximo passo será a constituição das bancas dos concursos. Confira as imagens abaixo:

Comissão concurso PM AM
Comissão concurso PM AM
Comissão concurso PM AM e BM AM
Comissão concurso PM AM e BM AM
Formação da Comissão do concurso PM AM
Formação da Comissão do concurso PM AM

Segundo Bosco Saraiva, o certame era para ter sido publicado em janeiro deste ano. A informação foi dada através de uma transmissão feita ao vivo em seu facebook.

Amazonino Mendes, governador do Amazonas, falou sobre o Concurso PM AM na inauguração da Central dos Flagrantes, na zona Norte, dia 05 de dezembro de 2017. Ele afirmou que sua gestão será marcada pela realização de concursos públicos.

“Concurso vai ser a marca do meu Governo”, afirmou o governador, ressaltando que irá remanejar  as verbas do orçamento do Estado para 2018 e tirar os  planos do papel.  ” A verba para os concursos não está prevista no planejamento porque não fui eu que fiz (a proposta de Orçamento 2018 enviada à ALE). Peguei o bonde andando, mas temos como executar esses planos e os concursos serão feitos”.

Amazonino já anunciou dois grandes concursos, sendo um deles para a Secretaria de Segurança Pública, com oito mil vagas para preencher os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiro Militar.  O outro foi na Secretaria de Estado da Educação, que já está com edital aberto.

Comissão de Finanças aprova PL que altera Lei de ingresso da PM e Bombeiros (Concurso PM AM)

Dia 16 de novembro de 2017, a Comissão de Finanças Públicas (CFP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei que altera, de 28 para 35 anos, o limite de idade para ingresso na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O projeto foi apresentado pelo deputado Josué Neto (PSD) e os membros da comissão seguiram parecer favorável ao projeto.

O PL, de autoria do deputado Platiny Soares (DEM), sugere mudanças na Lei de Ingresso na PM e Corpo de Bombeiros (Lei nº 3.498/10) ampliando em sete anos a idade máxima para admissão daqueles que pretendem realizar o concurso PM AM.

Segundo o deputado, a mudança vai ajudar aqueles que pretendem contribuir com a segurança do Amazonas, mas que estão com idade que não se enquadra com o que prevê na legislação.

A proposta, que está na Gerência de Comissões, deverá retornar para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) porque recebeu um substitutivo na Comissão de Finanças, apresentado pelo próprio deputado Platiny Soares. O parlamentar justificou que o projeto original tornaria o ingresso “mais rigoroso, complexo e demorado”, e que foram retirados alguns pontos para “melhorar o processo admissional dos policiciais militares no Amazonas”.

Notícias anteriores – O que aconteceu até aqui [2017]

Dia 18 de outubro de 2017 foi divulgado o quantitativo de vagas para o concurso da Polícia Militar do Amazonas (Concurso PM AM).

Serão ofertadas 5.865 mil vagas para a PM. Os números foram divulgados pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado.

“Esse concurso é importante para a recomposição dos quadros das policias e isso vai representar um efetivo regular para o policiamento da cidade, tanto da capital quanto do interior. A situação do interior é gravíssima porque há municípios que não há policiais, e isso é uma coisa inadmissível. Nós temos em andamento um projeto de patrulhamento ostensivo da cidade e dos municípios do interior, especialmente dos grandes municípios como, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Carauari. Esses municípios estão padecendo dos mesmos problemas que Manaus, quanto a criminalidade”, disse.

Nesta sexta-feira 13, o Secretário de Segurança Pública do estado do Amazonas, Bosco Saraiva, deu uma entrevista anunciando urgente concurso para a Polícia Civil (Concurso PC AM) e Polícia Militar (concurso PM AM).

>> Curso online PM AM (videoaulas + pdf’s) Clique AQUI <<

O concurso para a Polícia Militar do Amazonas ofertará vagas que serão divulgadas até amanhã, dia 18, mas visará o preenchimento para os cargos de soldado e oficial. O déficit, segundo o secretário, é de aproximadamente 6 mil homens.

“O concurso caminha a todo vapor, essa semana já saberei a quantidade de vagas que serão abertas para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Incluindo ainda nessa conta vaga para peritos e legislas da Polícia Civil. Até quarta-feira (18) já terei os quantitativos para poder mandar à PGE (Procuradoria Geral do Estado), responsável por preparar o edital”, adiantou Bosco Saraiva.

“Os dados precisos da PC, PM e Corpo de Bombeiros irão me entregar amanhã à tarde. Todo o nosso esforço está sendo empregado no sentido de que a gente realize esse concurso ainda em 2017. Vai depender exatamente dos calendários, porque no ano que vem já tem eleição e não se pode perder tempo (na realização do concurso) em razão das proibições eleitorais”, declarou Bosco Saraiva.

Último concurso PM AM – Soldado

O último concurso foi em 2011, executado pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), banca organizadora responsável pelo certame. O edital ofertou o preenchimento de 2 mil vagas, sendo 10% destinadas ao sexo feminino.

Do cargo

a) Aluno Soldado PM: Exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e
demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de
duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, Regulamentos da
PM AM e das instituições de Ensino onde encontrar-se matriculado;

b) Soldado PM: exercer atribuições inerentes a soldado PM, com atribuições e deveres
previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

Condições gerais de exercício do cargo: trabalhar em contato cotidiano com o
público, em equipe, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a
céu aberto ou em veículo automotor, em horários diversos (diurno, noturno e em rodízios de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de morte em sua rotina de
trabalho.

Requisitos para investidura no cargo

a) ter nacionalidade brasileira;

b) gozar dos direitos civis e políticos;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações do serviço militar (somente para candidatos do sexo
masculino);

e) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por
junta médica de órgão oficial do Estado do Amazonas;

f) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e idade máxima de 35 anos
completos;

g) ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65m (um metro e sessenta e cinco
centímetros) se for do sexo masculino e,1,60m (um metro e sessenta centímetros), se for
do sexo feminino;

h) não possuir antecedentes criminais;

i) ter conduta civil compatível com o cargo policial militar pretendido, devidamente
comprovado em investigação à cargo da PMAM;

j) ter aptidão para a carreira policial militar, aferida através do exame de aptidão
intelectual,, inspeção de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica,
investigações conforme subitem 19.1 e aprovação no CFSD PM;

k) caso o candidato seja militar, deve estar classificado no mínimo no comportamento “Bom”.

l) ser habilitado na condução de veículo automotor em qualquer categoria prevista no
Código de Trânsito Brasileiro.

m) Possuir Ensino Médio ou Equivalente com apresentação do Certificado, Diploma
e/ou Certidão de Conclusão correspondente, reconhecido por órgão competente.

Das etapas e fases do concurso PM AM

O Concurso Público constou de 2 etapas, divididas em 6  fases, sendo que a 1ª Fase foi realizada nos Municípios de Barcelos, Boca do Acre, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manacapuru, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé e as demais fases somente no Município de Manaus.

a) 1ª ETAPA:
1ª FASE: Exame de Aptidão Intelectual, a cargo do ISAE (classificatória e
eliminatória);
2ª FASE: Inspeção de Saúde – Primeira Parte (item 13) e Segunda Parte (item 16), a
cargo da PMAM (eliminatória);
3ª FASE: Testes de Aptidão Física, a cargo do ISAE (eliminatória);
4ª FASE: Avaliação Psicológica, a cargo do ISAE (eliminatória).

b) 2ª ETAPA:
5ª FASE: Apresentação e comprovação dos documentos dos itens 7.1 e 7.2; Período de adaptação e Curso de Formação de Soldado propriamente dito para os candidatos com Ensino Médio ou Equivalente, a cargo da PMAM (classificatória e eliminatória);
6ª FASE: Investigação Social, Funcional, Cível e Criminal, a cargo da PMAM
(eliminatória).

Da 1ª Fase – EXAME DE APTIDÃO INTELECTUAL

O Exame de Aptidão Intelectual foi constituído por uma prova objetiva, constando de 60  questões, de múltipla escolha contendo alternativas de A a D e uma única resposta correta.

O concurso consistiu de uma Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com as disciplinas, número de questões por disciplina, valoração das questões e pontuação
mínima obrigatória, a seguir descritas:

Disciplina Nº de questões Valor de cada questão Pontuação mínima de cada
Língua Portuguesa 20 1 ponto 1 ponto
Matemática 12 1 ponto
Geografia do Brasil e do Amazonas 14 1 ponto
História do Brasil e do Amazonas 14 1 ponto
Mínimo da prova 24 pontos

 

O candidato que teve que alcançar o mínimo de 40% (quarenta por cento) de acertos na
prova objetiva, que equivaleu a 24 (vinte e quatro) questões e o mínimo de 1 (um) acerto em cada disciplina.

A prova objetiva teve a duração de 4 (quatro) horas.

Último edital concurso PM AM Soldado

Último edital PM AM Oficial

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

Comentários

comentarios