Concurso PM MA: Saiu o resultado final da objetiva + convocação

115415

Concurso PM MA tem resultado publicado!

Foi publicado nesta terça-feira, dia 09/01, o resultado final da prova objetiva + convocação do concurso PM MA.

Lista Resultado Final Objetiva (e convocação para as demais fases): http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17/arquivos/ED_7_PM_MA_2017___RES_FINAL_OBJ_E_CONV_AV_MED_E_ODONT__TAF__PER_M__D__AV_PSI__VERIF_NEGROS__E_SINDIC__NCIA.PDF

Serão convocados para prosseguir nas demais etapas do concurso público os candidatos que obtiverem a melhor classificação, até:

  1. DOS EXAMES MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS

A.C Masculino: 3.240

A.C Feminino: 360

PcD Masculino: 216

PcD Feminino: 24

Cotas Masculino:  864

Cotas Feminino: 96

Total Masculino: 4.320

Total Feminino: 480

  1. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Os candidatos considerados aptos nos exames médicos e odontológicos serão convocados para o teste de aptidão física.

  1. DO EXAME PSICOTÉCNICO

Serão convocados para o exame psicotécnico todos os candidatos aprovados no teste de aptidão física.

  1. DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL 

Serão convocados para o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC) todos os candidatos considerados aptos na exame psicotécnico

  1. DO CURSO DE FORMAÇÃO

Serão convocados para o Curso de Formação os candidatos aprovados no exame psicotécnico e classificados por cargo/sexo dentro do número de vagas e do cadastro de reserva (quando solicitado).

Obs.: Lembrar sempre!

Direito Liquido e certo: candidatos classificados DENTRO do número de vagas

Expectativa de direito: Cadastro de Reserva


Foram liberadas as provas do Concurso PM MA que aconteceu no último domingo, 16/12. Os interessados podem entrar com recursos até esta quinta-feira (21). Nossos professores enviaram algumas questões passíveis de recurso e você pode conferir logo abaixo nesta postagem! =)

Mais informações sobre os recursos para o Concurso PM MA
  • O candidato disporá das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do segundo dia, horário oficial de Brasília/DF, a contar do dia subsequente ao da divulgação da relação de que trata o subitem anterior, para apresentar razões para a manutenção do gabarito, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17, e seguir as instruções ali contidas.
  • Todos os recursos serão analisados, e as justificativas das alterações/anulações de gabarito serão divulgadas no endereço eletrônico da banca. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
  • Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
  • Se houver alteração de gabarito oficial preliminar ou de item integrante de prova adaptada, em razão de erro material na adaptação da prova, essa alteração valerá somente aos candidatos que realizaram a referida prova adaptada, independentemente de terem recorrido.
  • Não será aceito recurso via postal, via fax, via requerimento administrativo, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

 

Prova – Conhecimentos Básicos: http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17/arquivos/359_PMMA_CG2_01.pdf

Gabarito – Conhecimentos Básicos (Preliminar): http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17/arquivos/Gab_Preliminar_359_PMMA_CG2_01.pdf

Prova – Conhecimentos Específicos: http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17/arquivos/359_PMMA_005_01.pdf

Gabarito – Conhecimentos Específicos (Preliminar): http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17/arquivos/Gab_Preliminar_359_PMMA_005_01.pdf

RECURSOS – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. JANAINA ARRUDA
Recurso questão 3:
Antes de ser denominada Polícia Militar do Maranhão, a instituição, como menciona o texto, era denominada Corpo de Polícia da província do Maranhão. O termo “instituição” retoma por anáfora essa expressão. Ao acompanhar a leitura desse trecho (A Polícia Militar do Maranhão (PM/MA) foi criada por meio da Lei Provincial n.º 21, de 17/6/1836, com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão. Ao longo de 4 115 anos, a instituição recebeu várias denominações, até ser denominada de Polícia Militar do Maranhão, em 1951), é possível perceber que o ponto central é dissertar acerca da alteração do nome, e toda alteração parte de uma origem, de um primeiro nome: Corpo de Polícia da província do Maranhão. Essa era o nome da INSTITUIÇÃO que foi alterado no decorrer dos anos. A referência será sempre o nome originário, por essa razão, a menção de instituição retoma o nome primitivo da corporação. Logo, solicita-se a mudança de gabarito.
Recurso questão 11:
O uso do verbo PASSOU indica que, de fato, a segurança pública ganhou destaque e passou a ser problema fundamental ao Estado de direito no Brasil. No entanto, não é possível inferir que a segurança não era um desafio para o Estado de direito no Brasil, pois o texto afirma que passou a ser o PRINCIPAL desafio. O trecho que não pode ser considerado faz parte de: A questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao Estado de direito no Brasil. Trata-se de um adjunto adnominal modificador, que atribui carga semântica para o substantivo. A inferência a que se chega é a de que os desafios existiam, mas que a segurança PASSOU a ser o PRINCIPAL desafio. Logo, solicita-se a mudança de gabarito.
RECURSOS LEGISLAÇÃO – PROF. ANDRÉ
A assertiva foi:
  1. Somente cadetes, cabos e soltados fazem jus ao fardamento da polícia militar.
No gabarito extra-oficial dissemos:
ERRADA: A lei não diferencia quais policiais militares fazem jus ao fardamento, trazendo como um direito de todos eles.
A CESPE deu como errada por que considerou a lei antes da modificação legislativa levada a efeito pela LEI ESTADUAL Nº 8.591 DE 27 DE ABRIL DE 2007, que teve a seguinte alteração (excluindo o parágrafo único do ar. 69 que limitada o direito ao fardamento aos cadetes, cabos e soldados).
Art. 11. Os arts. 65, 66, e 69 da Lei Estadual nº 6.513, de 10 de novembro de 1995 passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 65. O policial militar da ativa será remunerado por subsídio, fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
Art. 66. O policial militar inativo receberá proventos.
Art. 69. Além do subsídio os policiais militares têm direito às seguintes verbas indenizatórias:
I – diárias;
II – ajuda de custo;
III – ajuda de curso;
IV – salário-família;
V – fardamento;
VI – adicional de férias;
VII – retribuição por exercício em local de difícil provimento. ”(NR)

PROVA CONCURSO PM MA COMENTADA – Gabarito extraoficial

O Alfacon NUNCA te deixa na mão. E por isso postamos aqui os comentários da prova e o gabarito extraoficial do Concurso PM MA.

Concurso PM MA – PROVA COMENTADA

Concurso PM MA – GABARITO EXTRAOFICIAL


Concurseiros do meu coração! A Cespe publicou MAIS UMA retificação no edital do concurso PM MA. Dentre as alterações, novamente, a data da prova foi alterada, e será aplicada no dia 17 de dezembro de 2017 no turno da tarde para nível médio e no turno da manhã para superior.

As inscrições também sofreram modificações. Antes era até o dia 30/11, agora será até o dia 27/11.

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17, solicitada no período entre 10 horas do dia 27 de outubro de 2017 e 18 horas do dia 27 de novembro de 2017

Confira essa e as demais alterações no edital abaixo:

Retificação Edital PM MA

Resultado de imagem para botão curso clique aqui


Finalmente foi publicada a retificação do edital do concurso PM MA em que altera a data das inscrições e outros itens do edital. Confira TUDO em primeira mão em nosso blog.

As inscrições serão iniciadas das 10 horas do dia 27 de outubro de 2017 e 18 horas do dia 30 de novembro de 2017 (horário oficial de Brasília/DF), pelo site da banca organizadora.

DATA DA PROVA ALTERADA!

As provas objetivas para o cargo de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 28 de janeiro de 2018, no turno da tarde.

As provas serão realizadas em Caxias/MA, Imperatriz/MA e São Luís/MA. Os exames médicos e odontológicos, o teste de aptidão física, o exame psicotécnico e a investigação social, bem como o procedimento de verificação dos candidatos que se autodeclararem negros e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizados em São Luís/MA.

 

Confira as outras retificações do edital no documento disponibilizado abaixo:

Retificação Edital PM MA

 

Segundo o governador Flávio Dino, as inscrições para o concurso PM MA irão começar nesta semana. Fiquem ligados que postaremos tudo em nosso blog!

“O concurso está firme. O que houve foi um ajuste no edital para estender para Imperatriz e outras regiões a realização do concurso. Isso demandou um ajuste no sistema de inscrição. Mas nesta semana as inscrições começam. Var ser um grande sucesso”, disse Flávio durante o programa Conversando com o Governador.

O atraso para a abertura das inscrições é a inclusão de novos locais de aplicação das provas.

Deputado explica o adiamento das inscrições! Confira!

 

O deputado Marco Aurélio postou em suas redes sociais esclarecimento sobre o adiamento das inscrições para o concurso PM MA que estavam previstas para serem iniciadas dia 16/10.

Em seu facebook, o deputado fez a seguinte postagem:

”Sobre o Concurso PM MA

Muita gente hoje esteve preocupada porque não iniciaram as inscrições do Concurso da Polícia Militar do Maranhão, conforme previsto.
Mantive contato na SEGEP, Secretaria de Gestão e Previdência e informo a todos que o motivo foi única e exclusivamente para alterar o edital incluindo novas cidades como polo para realização de provas. Nada mais!
Conforme determinado pelo Governador Flávio Dino, Imperatriz sediará a aplicação de provas e ainda haverá mais cidade polo.
Sairá, portanto a retificação do edital e a partir daí as inscrições se iniciarão.
Desejo bons estudos e sucesso na jornada.
Aos concurseiros, estudem, pois vem muitos concursos do Governo do Estado por aí, na contramão dos concursos federais.”

 

A CEBRASPE (Cespe/Unb) divulgou um comunicado referente as inscrições para o concurso PM MA. Será admitida a inscrição somente via internet, no site da banca organizadora Cespe (horário oficial de Brasília/DF).

Confira o comunicado:

Comunicado Inscrições PM MA


O concurso PM MA teve seu edital divulgado nesta sexta-feira, dia 30/09, em um horário não muito comum. O edital foi publicado no site da banca CESPE.

Preparamos para você um super plano de estudo para o Concurso PM MA (edital PM MA 2017) e logo abaixo das informações do plano de estudo estão as informações sobre o novo edital para orientação de nossos alunos. Então, vamos ao trabalho! =)

PLANO DE ESTUDOS POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO (PM MA)

Concurseiros, este planejamento de estudo é simplesmente a “profissionalização do estudo para concursos públicos”. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se faz aprimorando as formas de otimização do tempo! Sabemos que a vida é corrida, mas sabemos também que a dedicação, força de vontade e uma preparação focada fazem qualquer um passar em um bom concurso!

Pensem que as horas de estudo, de dedicação e de “sofrimento” serão compensadas com a estabilidade financeira, com o seu conforto e o de sua família e isso, prezados, “NÃO TEM PREÇO”! Dessa maneira, apresento a vocês não um planejamento de estudo, mas um planejamento de vida, pois é isso que fazemos aqui no ALFACON – MUDAMOS VIDAS.

PLANO DE ESTUDOS

O plano de estudos melhor elaborado e com mais orientações, será postado em nosso

>> CURSO PM MA  <<


 

Todas  as  fases  do  concurso PM MA,  bem  como  o  procedimento  de  verificação  dos  candidatos  que  se  autodeclararem  negros  e  a  perícia  médica  dos  candidatos  que  se  declararam  com  deficiência  serão  realizados em São Luís/MA.

>> CURSO PM MA  <<

Confira, logo abaixo, as principais informações sobre o certame:
1 ÓRGÃO: Polícia Militar
2. ESTADO: Maranhão
3. CARGOS: Soldado
4. STATUS: Aberto
5. VAGAS: 1.171 + Cadastro de Reserva: 2.400
6. NÍVEL: Médio
7. REMUNERAÇÃO: R$ 4.019,62
8. BANCA: Cebraspe (Cespe)
9. DATA DA INSCRIÇÃO: 27 de outubro de 2017 ao dia 30 de novembro de 2017
10. VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 100,00
11. DATA DA PROVA: 28/01/2018 – 3h30 – Tarde
12. NÚMEROS DE QUESTÕES: 120
13. FORMATO: Certo ou Errado
14. PROVA DISSERTATIVA (REDAÇÃO): Não
15. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA: Sim
16. VALIDADE DO CONCURSO: 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Matérias
CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico e Quantitativo
História do Brasil
Histótia do Maranhão
Geografia do Brasil
Geografia do Maranhão

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Legislação Institucional
Noções de Informática

FASES DO CONCURSO

primeira etapa do concurso compreenderá as seguintes fases:   a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;  b) exames médicos e odontológicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;  c) teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;  d) exame psicotécnico, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;  e) investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PM/MA

segunda  etapa  do  concurso  compreenderá  de  Curso  de Formação,  de  caráter  eliminatório  e  classificatório, para todos os cargos, de responsabilidade da PM MA.

Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na localidade de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Estatuto dos Policiais Militares da Polícia Militar do  Maranhão, conforme Lei nº 6.513, de 30 de novembro de 1995, e alterações.

REQUISITOS DO CARGO DE SOLDADO PM MA

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente, e habilitação para direção de veículo automotor, no mínimo, categoria “A” ou “B”.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: 

Concurso PM MA

REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

Requisitos PM MA

DAS VAGAS

Vagas para ampla Concorrência Vagas reservadas para candidatos com deficiência Vagas reservadas para candidatos negros
877 59 235

DO CADASTRO DE RESERVA

Cadastro de reserva para ampla concorrência Cadastro de reserva para candidatos com deficiência Cadastro de reserva para candidatos negros
1800 120 480

INSCRIÇÕES

O valor da inscrição para o cargo de soldado é de 100 reais. Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico (clique aqui), solicitada no período entre 10 horas do dia 16 de outubro de 2017 e 18h do dia 16 de novembro de 2017.

A Guia de Recolhimento Estadual (GRE) estará disponível no site da CESPE (http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17) e deverá ser impressa, para o pagamento da taxa de inscrição após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 15 de dezembro de 2017.

DAS ETAPAS DO CONCURSO

As etapas do concurso são as seguintes:

As provas objetivas para o cargo de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data do dia 21/01/2018, no turno da tarde.

Na data provável de 11 de janeiro de 2018, será publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pm_ma_17, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

Conteúdo programático PM MA

CONHECIMENTOS GERAIS
 Língua Portuguesa:
1 Compreensão e Interpretação de textos. 2 Conhecimentos morfológicos, sintáticos e semânticos voltados para o entendimento textual. 3 Atividades de reescritura. 4 Linguagem própria e figurada. 5 Níveis de linguagem. 6 Tipos de modos textuais. 7 Pontuação e Ortografia.

Raciocínio Lógico e Quantitativo:
1 Estruturas lógicas; lógica de argumentação. 2 Diagramas lógicos. 3 Trigonometria. 4 Álgebra linear. 5 Probabilidades. 6 Combinações. 7 Arranjos e permutação. 8 Geometria básica.
História do Brasil:
1 A contribuição dos índios e negros para a formação do Brasil; A formação do Brasil Contemporâneo; A República Velha e as estruturas oligárquicas; Economia e Sociedade: o café e estratificação social; A Revolução de 1930; A Era Vargas: política, economia e sociedade; O período democrático (1945 a 1964). 2 A redemocratização do Estado e a constituição de 1946. 3 A política de industrialização do governo JK. 5 A crise do regime democrático. 6 O golpe de 1964. 7 A crise do regime militar e a redemocratização. 8 O Brasil político: nação e território. 9 Organização do Estado Brasileiro. 10 As Constituições.
História do Maranhão:
1 França equinocial: expedição de Daniel de La Touche. 2 Fundação de São Luís. 3 Batalha de Guaxenduba. 4 Capitães‐mores do Maranhão. 5 A invasão holandesa. 6 A expulsão dos holandeses. 7 O Estado do Maranhão e Grão‐Pará: a Revolta de Bequimão. Causas. Companhia de Comércio do Maranhão e Grão‐Pará. Os objetivos da Revolta. 8 Período do Império: adesão do Maranhão. 9 A Independência do Brasil. Causas da não adesão:  a batalha  do Jenipapo. 10 A Balaiada: caracterização e causas do movimento. 11 Período Republicano: adesão do  Maranhão à República. 12 A Revolução de 1930 no Maranhão. 13 Os principais fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos no Maranhão, na segunda metade do século XX.
Geografia do Brasil:
A integração ao  processo  de  internacionalização da economia. 2 O processo de industrialização e suas repercussões na organização do espaço. 3 A rede brasileira de transportes e sua evolução. 4 A estrutura urbana brasileira e as grandes  metrópoles. 5 A dinâmica das  fronteiras  agrícolas e 40 sua expansão para o Centro‐Oeste e a    Amazônia. 6 A evolução da estrutura fundiária e problemas demográficos. 7 Os movimentos migratórios internos. 8 A população brasileira: distribuição dos efetivos demográficos no território nacional; evolução do crescimento ao longo do século XX; estrutura etária. 8 Integração entre indústria, estrutura urbana, rede de transportes e setor agrícola no Brasil. 9 Recursos naturais: aproveitamento, desperdício e política de conservação de recursos naturais.
Geografia do Maranhão:
1 Localização do Estado do Maranhão: superfície; limites; linhas de fronteira; pontos extremos; Áreas de Proteção Ambiental (APA). 2 Parques nacionais. 3 Climas do Maranhão: pluviosidade e temperatura. 4 Geomorfologia. 4.1 Classificação do relevo maranhense: planaltos, planícies e baixadas. 5 Características dos rios maranhenses: bacias dos rios limítrofes: bacia do Parnaíba, do Gurupi e do Tocantins‐Araguaia. 6 Bacias dos rios genuinamente maranhenses.  7 Principais formações vegetais:     floresta, cerrado e cocais. 8 Geografia da População: população absoluta; densidade demográfica; povoamento; movimentos populacionais. 9 A agricultura maranhense: caracterização e principais produtos agrícolas; caracterização da pecuária. 10 Extrativismo: vegetal, animal e mineral. 11 Parque industrial: indústrias de base e indústrias de transformação. 12 Setor terciário: comércio, telecomunicações, transportes. 13 Malha viária. 14 Portos e aeroportos. 15 A cultura maranhense.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
 Legislação Institucional:
Lei nº 6.513/1995 (Estatuto da Polícia Militar do Maranhão).
Noções de Informática:
1 Sistema Operacional Windows 7. 2 Microsoft Word   2007.  3 Microsoft   Excel    2007.   4  Microsoft   Power  Point  2007.  5  Conceitos de organização e de  gerenciamento de  arquivos, pastas  e  programas. 6 Conceitos, serviços  e tecnologias   relacionadas à  Intranet, Internet  e a correio   eletrônico. 7 Internet  Explorer 9 e Outlook  Express 6. 8 Noções relativas a softwares livres. 9 Noções de hardware e de software para o ambiente de microinformática. 10 Conceitos e procedimentos de proteção e segurança para a segurança da informação. 11 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).

Adquira nosso Curso  para Concurso PM SP. Composto de videoaulas para você assistir onde e como quiser. Todas as matérias acompanham material em PDF. Clique aqui.

Edital PM MA


 

NOTÍCIAS ANTERIORES

O certame foi anunciado desde o mês de agosto, pelo governador Flávio Dino. A banca organizadora já foi definida, Cebraspe, antigo Cespe. O concurso ofertará 1.171 vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Soldado, além de 43 vagas + cadastro reserva para o cargo de 1º Tenente do quadro de Oficiais.

Ratificação do ato de dispensa de licitação:

Confira o vídeo do anúncio do concurso PM MA 2017

Está confirmado o concurso PM MA com oferta de 1.300 vagas. O anúncio foi feito pelo governador do estado do Maranhão, durante entrevista em uma rádio.

“Agora é hora de novo concurso. Já autorizei a Polícia Civil, a Militar e os Bombeiros para que façam o edital e que as provas saiam neste ano, para que no próximo tenhamos mais policiais nomeados.”

O anúncio feito para aumentar o efetivo de policiais militares no Maranhão ainda não destacou uma data para a abertura do certame, porém ele sairá ainda este ano. Com a confirmação do governo, a expectativa é de que a escolha da banca ocorra nos próximos meses. De acordo com informações obtidas com o órgão, a PM ainda trabalha nos tramites burocráticos.

Requisitos Concurso PM MA

Alguns requisitos serão exigidos, como por exemplo:

  • Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de Curso de Nível Médio, fornecido por instituição de ensino reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão ou dos demais Estados;
  • Possuir idade de até 30 anos até o último dia de inscrições;
  • Altura mínima de 1,65m para homens e 1,60 para mulheres;
  • Carteira de habilitação “A” ou “B”.

>> CURSO SOLDADO DA PM-MA

Remuneração PM MA

A remuneração inicial para o cargo de Soldado é acima de R$ 2.240.

Atribuições 

O Soldado Militar da PM MA é o responsável por executar diretamente as ações e operações Policiais-Militares, materializando a atividade fim da Polícia Militar, ou seja, o Policiamento Ostensivo Geral fardado e a Preservação da Ordem Pública, através de emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos e/ou privados contra qualquer ato delituoso. O Regime Jurídico é o Estatutário e a jornada de trabalho é integral.

Matérias do último concurso PM MA

A parte objetiva foi composta de 60 questões. No cargo de Soldado foi dividido da seguinte forma:

Língua Portuguesa (20);
Raciocínio Lógico Quantitativo (10);
Noções de Informática (10);
Conhecimentos Específicos, incluindo história do Brasil e do Maranhão e geografia do Brasil e do Maranhão (20).
Último concurso PM MA

O último concurso PM MA foi realizado em 2012, ofertando 2.150 vagas, sendo 1.980 para soldados, 20 para soldados músicos, 145 para bombeiros e 5 para bombeiros músicos. A banca organizadora responsável pelo concurso do a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A seleção contou com as seguintes etapas:

Provas objetivas;
Testes de aptidão física;
Avaliação psicotécnica;
Exames médicos e odontológicos;
Investigação social;
Curso de formação.
Notícia PM-GO: edital previsto – http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-pm-go/

 

 

Comentários

comentarios