Concurso PM MS: Cronograma de edital aberto sofre alteração!

20093

Concurso PM MS lança edital para nível médio!

O cronograma do concurso PC MS sofreu alteração com relação ao prazo das inscrições. Anteriormente, o prazo de encerramento era no dia 25 de junho de 2018. A alteração reduziu o prazo de inscrições para o dia 8 de junho de 2018.

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (Concurso PM MS) publicou no dia 09 de abril o edital do seu concurso público para preenchimento de 388 vagas totais destinadas ao Curso de Formação de Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares – QPPM. O certame será realizado pela banca FAPEMS (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul). Confira, logo abaixo, as principais informações sobre o certame:

1. ÓRGÃO: Polícia Militar
2. ESTADO: Mato Grosso do Sul
3. CARGO: Soldado
4. STATUS: Aberto
5. VAGAS: Total = 388, sendo:
1º Turma: Masculino: 143 e Feminino: 20 = 163
2º Turma: Masculino: 198 e Feminino: 27 = 225
6. NÍVEL: Médio
7. REMUNERAÇÃO: R$ 3.352,53 (após o curso de formação)
8. BANCA: FAPEMS
9. DATA DA INSCRIÇÃO: 13/04 até 08/06/2018
10. VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 127,60
11. DATA DA PROVA: 12/08/2018.
12. NÚMERO DE QUESTÕES: 80
13. FORMATO: Múltipla Escolha
14. PROVA DISSERTATIVA: Não
15. VALIDADE DO CONCURSO: 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Matérias
Língua Portuguesa – 25 Questões
Matemática – 15 Questões
Conhecimentos Gerais – 15 Questões
Noções de Informática – 15 Questões
Legislação Específica – 10 Questões

=> Curso Alfacon para a Polícia Militar do MS (videoaulas + pdfs)

Fases do concurso 

O concurso para a Polícia Militar do MS será composto de 5 fases, sendo:

a) Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Fase II: Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica), de caráter eliminatório;
c) Fase III: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
d) Fase IV: Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
e) Fase V: Investigação Social, de caráter eliminatório

Da prova Objetiva

A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório, com duração de 4 horas, e será realizada nas cidades de Campo Grande e Dourados. Para realizar a prova, os candidatos deverão comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário do seu início.

A prova terá ao todo 80 questões de múltipla escolha, sendo avaliada de 0 a 80 pontos e distribuídas da seguinte forma:

Será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos da prova e não tenha zerado em qualquer uma das matérias.

Serão convocados para as demais etapas os candidatos aprovados e classificados na objetiva, incluindo os candidatos participantes dos programas de reserva de vagas que cumpriram todos os procedimentos especificados e habilitados na entrevista de verificação, conforme a proporção de 03 candidatos por vaga de acordo com o quadro a seguir:

Das vagas e do cargo da PM MS

O concurso PM MS visa o preenchimento de 388 vagas totais, sendo 341 para homens e 47 para mulheres. Confira a distribuição na tabela abaixo:

Os Cursos de Formação de Soldados de ambas as turmas serão independentes. Decorridos 6 (seis) meses, ou mais, da publicação do resultado do Exame de Capacidade Física, os candidatos serão submetidos novamente aos Exames de Saúde, Capacitação Física e Investigação Social, para posterior convocação dos aprovados para realizarem a matrícula no Curso de Formação.

Atribuições PM MS Soldado

As atribuições são: cumprir os planos, normas e ordens emanadas do escalão superior; atuar na atividade de policiamento ostensivo, nas suas mais diversas modalidades; conduzir viaturas policiais; executar outros encargos e atividades de interesse da Corporação.

Requisitos importantes para ingresso no cargo

  • possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da matrícula
    no Curso de Formação;
  • possuir, no máximo, 30 (trinta) anos (até 30 anos, 11 meses e 29 dias) na data de encerramento das inscrições neste Concurso Público;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”, valendo para tanto a CNH Provisória;
  • possuir escolaridade de ensino médio completo ou equivalente, com certificado obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;
Conteúdo Programático
Língua Portuguesa:

1.Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais. 2. Coerência Textual. 3. Semântica. 4. Ortografia. 5. Reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais, processos de formação de palavras, mecanismos de flexão dos nomes e verbos. 6. Sintaxe (frase, oração e período, termos da oração, processos de coordenação e subordinação, concordância nominal e verbal, transitividade e regência de nomes e verbos, padrões gerais de colocação pronominal, mecanismos de coesão textual, substituição, deslocamento, paralelismo, pontuação). 7. Crase. 8. Figuras e vícios de Linguagem. 9. Diversas modalidades do uso da língua adequadas às várias situações de comunicação (variação linguística).

Matemática:

Números (naturais, inteiros, racionais e reais). 2. Razão e proporção (grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples, porcentagens, juros simples). 3. Média aritmética simples. 4. Sistema de equações do 1º e 2º graus. 5. Sistema métrico (medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade). 6. Noções de geometria (forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras e suas aplicações). 7. Lógica e Argumentação (raciocínio e processos, indução, dedução, analogia, estimativa e conceitos e procedimentos matemáticos). 8. Tratamento da informação (leitura, construção e interpretação de gráficos e tabelas). 9. Resolução de situações-problema.

Noções de Informática:

1. Conceitos básicos de informática. 2. Conceitos e componentes relacionados a hardware, software e periféricos. 3. Componentes de um computador: CPU, memória, dispositivos de entrada e saída. 4. Operação, configuração de sistemas operacionais Windows 7 e Linux. 5. Conceitos e conhecimentos na utilização das ferramentas e recursos dos pacotes de aplicativos Microsoft Office 2010 (Word, Excel, Power Point) e LibreOffice (Writer, Calc, Impress). 6. Conceitos, arquitetura e utilização de intranet e internet: navegadores, páginas (site) de busca e pesquisa, grupos de discussão, redes sociais, segurança em rede e na internet (antivírus, firewall e anti spyware), produção, manipulação e organização de e-mails (correio eletrônico). 7. Conceitos básicos de tarefas e procedimentos de informática: armazenamento de dados e realização de cópia de segurança (backup), organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, compartilhamentos, impressão e área de transferência.

Conhecimentos Gerais:

Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade brasileira nas áreas social, econômica, saúde, educação, cultura (literatura, cinema, música, artes visuais), segurança pública, violência, política, meio ambiente (aquecimento global e catástrofes naturais), habitação, ciência e tecnologia, transporte e direitos humanos.

Legislação Específica:

1.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Artigos 1º ao 5º, 37, 42, 124, 125 e 144); 2. Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul de 1989 (Artigos 39, 40, 41, 46, 47, 48, 49 e 119); 3. Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul – Lei Complementar n° 053, de 30 de agosto de 1990, e suas alterações (Artigos 1º ao 6º, 8º, 9º, 11 a 14, 15 “caput”, parágrafos 1º ao 6º, 16 a 19, 25 a 46, 47 “caput” e incisos I a XXVII, 48, 49, 58 a 61, 70 a 75, 82 a 91, 94, 95, 113 a 115, 122, 123, 128 a 135); 4. Decreto Estadual nº 1.260 de 2 de outubro de 1981 (Regulamento Disciplinar da PMMS) e suas alterações.

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL! PÁGINA 59


Notícias Anteriores a publicação do edital

Foi anunciado nesta sexta-feira (6) pelo governador Reinaldo Azambuja que o edital do concurso PM MS será publicado na segunda-feira, dia 9. Ao todo serão 600 vagas, sendo 400 para a polícia militar do MS e 200 para bombeiro.

O governador declarou ainda que tem intenção de realizar concursos anuais, no período de 10 anos, para reforçar o efetivo do Estado e que não haja perdas no número de servidores da corporação.

Banca Definida

O edital do concurso PM MS teve sua banca definida por meio de dispensa de licitação. Foi publicado a ratificação nesta quarta-feira, 28 de março de 2018, no Diário Estadual do MS. O novo concurso para a Polícia Militar do MS irá ofertar vagas para soldado, oficiais e bombeiros. A organizadora responsável será a FAPEMSFundação de apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul.

 

Confira o extrato:

Previsto para ter seu edital divulgado ainda em março, o novo concurso PM MS poderá sair nos próximos dias. Na data de 05 de março de 2018, 215 cabos se formaram pela Polícia Militar, no Albano Franco. Foram 430 novos cabos em todo o Estado. Durante a cerimônia, o governador Azambuja frisou novamente a publicação do novo edital.

“O concurso autorizado. Mês de março publica o edital, não vou precisar a data, mas nos próximos dias terá a publicação. São 400 policiais militares e 250 bombeiros militares”, afirmou.

Dentre essas 400 vagas para PM, a distribuição prevista é a seguinte:

  • 50 para o cargo de Oficiais PM;
  • 12 para Oficiais de Saúde;
  • 388 para o cargo de Soldado PM

Na data de 27/02, o governador do MS, Reinaldo Azambuja, realizou uma entrevista à rádio Blink FM e informou que o concurso PM MS tem previsão de ser publicado no mês de março.

O novo certame recebeu sinal verde no diário do MS dia 25/01, quando foi publicado as novas comissões responsáveis pelo Concurso PM MS soldado e oficial. O edital será publicado ainda este ano. Confira:

Comissão Concurso PM MS (Soldado)

Comissão Concurso PM MS (Oficial)

Foi publicado no mês de dezembro de 2017, dia 22/12, a autorização para a realização do Concurso PM MS. O certame já estava com a comissão formada e o governador, Reinaldo Azambuja, já havia anunciado a publicação do edital.

Serão ofertadas 450 vagas totais, sendo 50 para o cargo de Oficiais PM, 12 para Oficiais de Saúde e 388 para o cargo de Soldado PM.

Confira uma parte do documento da autorização que disponibilizamos aqui para você! =)

Autorização concurso PM MS

Segundo o governador, Reinaldo Azambuja, o Concurso PM MS será publicado nos próximos dias. O anúncio foi feito durante a entrega de viaturas para as forças policiais do Estado e e o lançamento da Operação Boas Festas, para reforçar o policiamento nas ruas.

O concurso PM MS ofertará 450 vagas. O salário inicial do soldado é de R$ 3.556,79.

“Vamos publicar o edital nos próximos dias para ano que vem [2018] darmos início ao processo”, afirmou Reinaldo Azambuja. Além das 450 vagas para PM, o governador garantiu que sairá também o Concurso para Bombeiros, ofertando 200 vagas.

“Os números positivos da segurança pública em Mato Grosso do Sul, a queda dos índices de criminalidade, nos estimulam a fazermos mais investimentos. É por isso que autorizei mais um concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, para aumentarmos nosso efetivo e melhorarmos ainda mais nosso trabalho”, discursou o governador.

Segundo ele, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) desenvolve uma normatização para que novos certames para a carreira militar sejam abertos todos os anos. “Vamos ter um regramento para que durante 10 anos ininterruptos a gente possa autorizar, a cada ano, um novo concurso para fortalecer e ter mais militares na ativa”, pontuou. A justificativa,  para o governador, é equilibrar o efetivo ativo e da reserva.

Foi publicado no Diário Oficial do estado do Mato Grosso do Sul, dia 12/09, o nome dos membros responsáveis pela comissão do concurso PM MS.
Haverá também, além da seleção para o cargo da Polícia Militar (Concurso PM MS), edital para Bombeiro do MS.
Confira a portaria Concurso PM MS:
Concurso PM MS
Concurso PM MS

A previsão é de que 450 vagas sejam ofertadas para o Concurso PM MS, segundo Reinaldo Azambuja, governador.

Segundo Reinaldo, durante uma cerimônia em comemoração aos 182 anos da corporação: “Vamos autorizar concurso PM MS ainda este ano para começar a ter posse em 2018”, disse.

DOS REQUISITOS CONCURSO PM MS 

Os requisitos exigidos para a Investidura em cargo do Quadro de Praças PM são:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) ter, na data de encerramento da inscrição neste Concurso Público de Provas, a idade
mínima de 18 anos completos e, no máximo, 30  anos completos;
c) ter, descalço e descoberto, no mínimo, 1,65 m de altura para os candidatos do sexo
masculino e, no mínimo, 1,60 m de altura para os candidatos do sexo feminino, a
serem avaliados no Exame de Saúde, Antropométrico e Clínico;
d) possuir escolaridade de Ensino Médio.
e) estar quite com as obrigações militares (no caso de candidato do sexo masculino);
f) estar quite com as obrigações eleitorais;
g) ter sido licenciado, com comportamento “bom”, na organização militar que serviu,
se for o caso;
h) ter boa conduta pessoal e moral;
i) ter boa saúde e aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovadas
mediante exame médico-pericial expedido pela Junta Médica Especial;
j) possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo categoria B, valendo,
para tanto, a CNH provisória.
k) atender as demais condições de ingresso na Polícia Militar, conforme legislação vigente;
l) ter sido aprovado ou considerado apto em todas as fases do Concurso Público de Provas
para Ingresso no Curso de Formação de Soldados PM;
m)apresentar, no ato de matrícula, os documentos pessoais solicitados em edital especí-
fico, e o documento autorizativo do respectivo comandante, no caso de candidato Militar
das Forças Armadas ou de outras Corporações Militares.

>> CURSO PARA A PM MS – CLIQUE AQUI +

ÚLTIMO CONCURSO PM MS

O último edital PM MS para o cargo de soldado foi em 2013 e foi de nível médio. O concurso PM MS visou o preenchimento de 524 vagas, sendo 419 para homens e 105 mara mulheres.

O Concurso PM MS de Provas para Ingresso no Curso de Formação de Soldados
PM/2013 foi realizado nos municípios de: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e
Naviraí.

As inscrições do Concurso PM MS 2013 foram no período de 29 de agosto de 2013 a 10 de setembro de 2013.

DAS FASES DO CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS CONCURSO PM MS 2013
a) Fase I – Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Fase II – Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório;
c) Fase III – Exame de Saúde, Antropométrico e Clínico, de caráter eliminatório;
d) Fase IV – Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório;
e) Fase V – Investigação Social, de caráter eliminatório.
PROVA ESCRITA OBJETIVA
A prova do concurso PM MS 2013 foi realizada dia 13 de outubro de 2013 e teve duração de 4 horas. A prova foi de caráter eliminatório e classificatório e constou de questões de MÚLTIPLA ESCOLHA abrangendo 05 alternativas casa, divididas da seguinte forma:

 

Concurso PM MS
Concurso PM MS

– Foi considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva do concurso PM MS o candidato que obteve pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos das
provas e que não tenha obtido zero em qualquer uma das matérias

DISCIPLINAS ABORDADAS NO CONCURSO PM MS 2013

LÍNGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

ATUALIDADE BRASILEIRA

Conteúdo programático 2013
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e entendimento de textos. Encontros vocálicos e Leitura e
entendimento de textos. Encontros vocálicos: hiato, ditongo, tritongo. Encontros consonantais. Dígrafos. Divisão silábica. Tonicidade. Ortografia. Acentuação gráfica. Reforma ortográfica 2009. Uso do acento indicador de crase. Sinais de pontuação: uso dos sinais de pontuação. Significação das palavras: sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos e homógrafos, denotação e conotação. Formação de palavras. Classificação, flexão e emprego das palavras. Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos. Forma e grafia de algumas palavras e expressões: por que/ por quê/ porque/ porquê; onde/aonde; mas/mais; a/há; demais/de mais; mal/mau. Coesão e coerência textual.
MATEMÁTICA: Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros e suas propriedades. Números Racionais. Noções Elementares de Números Reais. Aplicações. Números e Grandezas Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regras de Três Simples e Composta. Progressões Aritméticas e Geométricas. Aplicações. Análise Combinatória e Probabilidade: Contagem, Arranjos, Permutações e Combinações. Eventos, Eventos Mutuamente Exclusivos, Probabilidade, Probabilidade Condicional e Eventos Independentes. Aplicações. Matrizes e Sistemas Lineares: Operações com Matrizes, Matriz Inversa. Aplicações. Determinantes: Cálculos de Determinantes, Resolução de Sistemas Lineares. Funções: Noção de Função. Gráficos. Funções Crescentes e Decrescentes. Funções Injetoras, Sobrejetoras e Bijetoras. Função Composta e Função Inversa. Funções Lineares, Afins e Quadráticas. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Equações e Inequações. Aplicações. Trigonometria: Arcos e Ângulos. Funções Trigonométricas. Aplicações das Leis do Seno e do Cosseno. Resolução de Triângulos. Aplicações. Polinômios: Conceito, Adição, Multiplicação e Divisão de Polinômios e Propriedades. Equações Algébricas: Raízes, Relação entre Coeficientes e Raízes. Aplicações. Geometria Analítica: Coordenadas Cartesianas, Distância entre Dois Pontos, Equações da Reta, Área de um Triângulo. Aplicações. Posições Relativas. Geometria Plana: Retas. Feixe de Paralelas. Teorema de Tales. Congruência e Semelhança de Triângulos. Relações Métricas no Triângulo. Áreas de Figuras Planas. Aplicações. Geometria Espacial: Cilindro, Esfera e Cone. Cálculo de Áreas e Volumes. Aplicações.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Noções de hardware: componentes de um computador; dispositivos de entrada e saída; mídias
para armazenamento de dados; periféricos. Noções do Sistema Operacional Windows 7 Interprise: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos. Editores de texto, planilhas e apresentações (MS-Office 2007): 1.Editor de texto: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas; marcadores simbólicos e numéricos; tabelas; impressão; controle de quebras e numeração de páginas; menus; barras de ferramentas; comandos; proteção de documentos. 2.Editor de planilhas: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos; elaboração de tabelas e gráficos; uso de fórmulas, funções; impressão; controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados; menus; barras de ferramentas; comandos. 3.Editor de apresentação: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, botões de ação, animação e transição entre slides. Conceito de Internet e Intranet: conceitos básicos; navegadores; conceitos de URL; ferramentas de busca; transferências de arquivos (download e upload); impressão de páginas. Correio eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Noções de segurança: Conceitos de vírus, spyware, spam; certificados de segurança; acesso a sites seguros; vermes; cuidados e prevenções.
ATUALIDADE BRASILEIRA: Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade
brasileira nas áreas social, econômica, saúde, educação, segurança, política, meio ambiente, habitação, ciência e tecnologia. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação.
>> PM ES EDITAL AUTORIZADO! SAIBA +

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

Comentários

comentarios