Concurso PM PE: Confira o gabarito extraoficial para Soldado AQUI!

74085

Gabarito extraoficial concurso PM PE cargo de Soldado

A prova para o cargo de soldado do concurso PM PE foi realizada neste domingo, 26/08. Nossa equipe de professores comentará e fará a correção da prova ao vivo. Acompanhe! Em breve postaremos a prova comentada e possíveis questões passíveis de recurso.

Questões passíveis de recurso

4- (Português):

Gabarito: E
A locução conjuntiva “assim como” apresenta sentido de equivalência entre as regras
do estatuto e o regime sancionador.
Na letra A, o “ou seja” introduz uma ratificação, uma reiteração. Na letra B, o “ assim”
introduz uma conclusão. Na letra C, o “por exemplo” introduz uma explicação. Na letra
D, o “já que” apresenta a ideia de causa.

26 – (Geografia)

Sobre o Estado de Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I – Errado: Recife é a capital do estado de Pernambuco, porém em área o estado de
Pernambuco é o 5º território nordestino, atrás de Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará, estando a frente de Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte;
II – Errado: O rio São Francisco atua na mesorregião do São Francisco, não atua no litoral norte de Pernambuco;
III – Correta: Com 187 km de litoral Pernambuco apresenta diversas praias como as citadas no item;
IV – Correta: A economia de Pernambuco tem apresentado grande diversificação, onde os
investimentos na indústria automobilística estão em destaque com a chegada da Jepp, assim como na indústria Farmacêutico destacamos a hemobrás e na infromátcia o Porto Digital.

Item Correto: Não há gabarito correto para a questão.

27 – (Geografia)

27. Sobre os aspectos humanos de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O cultivo da cana-de-açúcar entre os séculos XVI e XVIII influenciou positivamente a
economia de Pernambuco. Item Correto
Comentário: A economia de Pernambuco ligada a cana de açúcar teve relação como o litoral, zona da mata, e não com o Sertão.

41 – 

Concurso PM PE 2018 – Gabarito extraoficial

 

Super-revisão de Véspera Concurso PM PE Alfacon 2018

 

Divulgados gabaritos preliminares do Concurso PM PE para oficiais

Os cadernos de provas para oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Pernambuco (Concurso PM PE) foram divulgados. As provas foram aplicadas no último domingo, dia 12 de agosto de 2018. Os candidatos também poderão conferir os gabaritos preliminares, divulgados por meio da IAUPE, banca responsável pelo certame. Os candidatos poderão interpor recurso a partir desta segunda-feira, dia 13/08 até 17/08/2018.

A prova de oficiais PM foi composta de 70 questões, distribuídas entre as matérias de Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias e Conhecimentos Jurídicos, além de redação. Já para bombeiros, os candidatos tiveram que responder 70 questões de Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica, além de redação dissertativa.

> Clique aqui e baixe as provas e os gabaritos preliminares <<

Comentários das questões pelos professores concurso PM PE CFO

Prova de CFO Polícia Militar

Informática

Analise as afirmações com relação a instalações físicas de redes de computadores, utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados.
I. O conector utilizado nas terminações dos cabos é denominado de UTP.
II. A topologia de rede mais comumente implementada é do tipo Estrela/HUB.
III. Na topologia Estrela, um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I.
(E) II.

Resposta: C

Comentários: 

O conector usado nos cabos de rede é denominado RJ45, enquanto o conector do cabo telefônico é o RJ11. UTP é o nome do tipo de cabo. Dentre as topologias de rede as mais empregadas em Intranet são Estrela e Estrela estendida, a Internet usa a topologia de Malha. A topologia de estrela acaba sendo mais usada em comparação as topologias de Anel e Barramento por oferecerem maior segurança e facilidade de identificar problemas. Na topologia de estrela para a rede parar é necessário que o nó central pare, assim é fácil identificar o problema quando toda a rede “cai”.

Com relação aos recursos de rede local do MS Windows, analise as afirmações abaixo:
I. É possível acessar arquivos e impressoras presentes em outros computadores da mesma rede, desde que seus donos ativem o compartilhamento.
II. É possível acessar todos os arquivos presentes em outros computadores da mesma rede, mesmo que seus donos não ativem o compartilhamento e as impressoras que foram compartilhadas.
III. Não é possível acessar arquivos ou impressoras presentes em outros computadores da mesma rede. Esses recursos são disponibilizados, apenas, pelos servidores centrais de rede.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I.
(E) II.

Resposta: D

Comentário: 

Em termos de compartilhamento e recursos em redes existem várias dependências como ativar o compartilhamento, além do fato que em alguns casos os equipamentos precisam estar no mesmo grupo/domínio de rede. Impressoras assim como arquivos podem ser compartilhadas na rede.

O princípio em que as informações e os dados são guardados em sua forma original é denominado de
(A) disponibilidade.
(B) confidencialidade.
(C) auditoria.
(D) autenticidade.
(E) integridade.

Resposta: E

Comentário: 

Os princípios da segurança da Informação são: (DICA) Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade, também podendo considerar o não‑repúdio (irrefutabilidade), embora os essenciais sejam os 3 primeiros. Assim, as terminologias diferentes destas não são princípios. Quanto as características: Disponibilidade garante que uma informação esteja disponível para quem e quando precisar; Integridade garante a não alteração da informação; Confidencialidade garante o sigilo da informação (uso de criptografia) e a Autenticidade garante a autoria de uma informação (uso de certificado digital).

Com relação à segurança das informações, analise as afirmações abaixo:
I. A periodicidade da realização de um backup deve ser definida por meio de uma política de segurança da informação, devendo-se observar as normas de classificação da informação, o gerenciamento de mídias removíveis e de tabelas de temporalidade.
II. Três gerações, ou ciclos, de cópias de segurança das aplicações críticas é a quantidade mínima recomendada, que deve ser mantida em ambiente de backup com os mesmos controles adotados para as mídias no ambiente principal.
III. Em um ambiente computacional, a perda de informações por estragos causados por vírus, invasões indevidas ou intempéries podem ser amenizadas por meio da realização de backups periódicos das informações, as quais podem ser feitas da máquina do usuário, de servidores e de todos os demais dispositivos de armazenamento, local ou remoto, de dados.
Está(ão) CORRETA(S)
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I, II e III.
(E) I, apenas.

Resposta: D

Comentário: 

A periodicidade para a realização de um backup depende de vários fatores, como importância dos dados, frequência de alteração dos dados e espaço para armazenar os backups. Assim a periodicidade deve ser analisada e definida na política de segurança, assim são estabelecidas as rotinas de backup. Um backup não impede que os dados originais, nem mesmo do backup, sejam afetados por malwares, sua finalidade é apenas amenizar o estrago caso os dados originais venham a ser perdidos ou alterados indevidamente.

Com relação a gerenciamento de arquivos, pastas e programas, analise as afirmações abaixo:
I. O formato escolhido para gravar uma imagem não afeta diretamente o tamanho do arquivo, mesmo quando os elementos da imagem são iguais ou semelhantes.
II. O termo PDF/X foi criado para definir uma série de instruções que orientam a construção e o manuseio de arquivos em PDF específicos para uso de áudio.
III. O formato JPEG permite comprimir um arquivo e obter como resultado final uma imagem com qualidade razoável e pequena em tamanho.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) I e III.

Resposta: C

Comentário: 

Ao tratar arquivos multimídia (imagem, vídeo e áudio) o usuário deve ter em mente que os formatos usados são, normalmente, formas de compactação dos referidos arquivos. Logo, formatos diferentes possuem compactações diferentes, como os formatos de imagem: PNG; JPEG, JPG; BMP; GIF. Imagens em TIFF não possuem compactação. O PDF/X tem por finalidade uma padronização em relação as fontes e imagens do documento. O PDF/A (obrigatório para a administração pública) preza pelo armazenamento de longo prazo, ou seja, de modo a evitar a obsolescência.

O editor de texto, que faz parte do pacote de escritório LIBREOFFICE, é o
(A) Writer.
(B) Word.
(C) Vim.
(D) Emacs.
(E) Nano.

 

Resposta: A

Comentário: 

Word é o editor de textos do MS Office, vim, ou sua versão anterior vi é o editor de texto presente no terminal Linux. Emacs é um editor de textos do projeto GNU com recursos para uso na programação. Nano é outro editor de textos do universo Linux.

Prova de CFO Bombeiros

Informática

Algumas empresas interconectam todas as suas redes internas, frequentemente usando a mesma tecnologia da Internet. Essas ____I_____ em geral só estão acessíveis dentro da empresa, mas, em todos os outros aspectos, funcionam do mesmo modo que a ____II___.

As lacunas I e II são, CORRETA e respectivamente, preenchidas pelos termos indicados na alternativa

  1. Intranets / Internet
  2. MAN (Metropolitan Area Network) / Intranet
  3. WAN (wide area network) / Extranet
  4. Extranets / Internet
  5. Intranets / Extranet

Resposta: A

Comentário: Intranets são redes limitadas fisicamente ao ambiente da empresa e, portanto, tem acesso restrito. Extranet é quando parte de uma Intranet é disponibilizado pela/na Internet. Internet é a rede mundial de computadores, logo é pública. Tanto Internet, como Intranet e Extranet usam as mesmas tecnologias e padrões.

A segurança da informação deve considerar três princípios básicos. Ações que comprometam um desses princípios atentam contra a segurança da informação.
Dentre esses princípios, estão a garantia
I. de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes, sempre que necessário.
II. da exatidão e completeza da informação e dos métodos de processamento; permitir que a informação não seja modificada, alterada ou destruída sem autorização e que ela seja legítima e permaneça consistente.
III. de que a informação seja acessível apenas por pessoas autorizadas. A informação não deve ser acessada por pessoa não autorizada, intencionalmente ou não.

Os princípios definidos em I, II e III visam assegurar

(A) confidencialidade, integridade e disponibilidade.
(B) acessibilidade, consistência e autorização.
(C) integridade, disponibilidade e confidencialidade.
(D) disponibilidade, integridade e confidencialidade
(E) ininterruptibilidade, consistência e autenticidade.

Resposta: D

Comentário: 

Os princípios da segurança da Informação são: (DICA) Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade, também podendo considerar o não‑repúdio (irrefutabilidade), embora os essenciais sejam os 3 primeiros. Assim, as terminologias diferentes destas não são princípios. Quanto as características: Disponibilidade garante que uma informação esteja disponível para quem e quando precisar; Integridade garante a não alteração da informação; Confidencialidade garante o sigilo da informação (uso de criptografia) e a Autenticidade garante a autoria de uma informação (uso de certificado digital).

Na computação, o armazenamento dos dados é realizado em dispositivos denominados memória. Assinale a alternativa em que ambas as memórias de armazenamento são voláteis.

(A) ROM e HD
(B) Cache e RAM
(C) RAM e ROM
(D) Cache e ROM
(E) RAM e HD

Resposta: B

Comentário: 

Memórias voláteis são aquelas que ao serem desligadas perdem os dados, enquanto que memórias não voláteis (de armazenamento) mesmo quando desligadas mantém os dados armazenados. Assim temos como memórias Voláteis: Cache e RAM, e não voláteis: ROM e HD.

A camada de aplicação do TCP-IP contém protocolos de nível mais alto. Entre eles, inclui-se o

(A) SMTP para transferência de arquivos.
(B) FTP para e-mail.
(C) TCP para as aplicações enviarem datagramas IP encapsulados, sem que seja necessário se estabelecer uma conexão.
(D) UDP para cuidar do controle de fluxo.
(E) HTTP para navegar na Internet.

Resposta: E

Comentário: 

Na camada de aplicação estão presentes os protocolos usados pelos aplicativos, dentre eles os principais são: HTTP, HTTPS, FTP, POP, IMAP, SMTP, SSH, Telnet, VoIP e DNS. Os protocolos TCP e UDP pertencem a camada de transporte.

Sobre computação em nuvem (cloud computing), assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O conceito de computação em nuvem faz referência ao fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise entre outros – pela Internet.
(B) O armazenamento de dados em nuvens (cloud storage) apresenta-se como um benefício tanto para o acesso a informações a partir de qualquer lugar onde se tenha acesso à Internet quanto para a sua segurança, uma vez que possibilita que cópia de segurança dessas informações seja mantida em outra área de armazenamento.
(C) As empresas que oferecem esses serviços de computação são denominadas provedoras de nuvem e não podem cobrar pelos serviços de computação em nuvem.
(D) São modalidades de serviços oferecidos em cloud computing: SaaS – (software como serviço ou aplicativo como serviço), IaaS (infraestrutura como serviço) e PaaS (plataforma como serviço).
(E) São modelos de implementação em cloud computing: Pública, Privada e Híbrida.

Quanto a finalidade temos: HTTP – conteúdo multimídia (navegação na web); FTP – transferência de Arquivos; SMTP – envio de e-mail.

Resposta: C

Comentário: 

São características da computação em nuvem (Cloud computing): usuário acessar um serviço (site na maioria das vezes) que parece com um software; independência de Sistema Operacional do usuário; independência de instalação, embora possa ser realizada como opcional; acesso a partir de qualquer lugar (com conexão com a Internet); compartilhamento de recursos (virtualização); Pay Per Use (pago pelo uso), que também confere a Cloud as características de ser dinâmica e elástica. A nuvem possui 3 modalidades (PIS) Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como um Serviço (SaaS). Podemos ainda observar o modelo mais tradicional (baseado na Internet) Nuvem Pública, como o modelo de acesso restrito a uma Intranet, isto é, a Nuvem Privada. Bem como a proposta híbrida entres esses dois modelos.

Prova de CFO Bombeiros – Biologia

43. Alguns homens e algumas mulheres de uma tropa do corpo de bombeiros militar, recém incorporados, estavam em treinamento, numa mata fechada. Todos eram supervisionados por oficiais graduados e muito experientes para as investidas. Passariam alguns dias no local para vivenciar treinamentos de sobrevivência, de resistência, de resgate, de socorro de vítimas e para a observação da capacidade de liderança em grupo. Depois do segundo dia, depararam-se com um fato inesperado. Um dos alunos encontrou uma mandíbula, algumas vértebras cervicais com sangue e restos de tecidos. Ainda bem próximo, existiam ossos queimados e aflorados ao chão, mas com barro endurecido. Todo o achado estava numa área com pouca vegetação, na descida de um córrego. Prontamente, o aluno mostrou para outros que acionaram a presença do oficial responsável pela equipe. Eles foram orientados para chamar o pessoal da perícia criminal da polícia civil. Inicialmente, os peritos reconheceram que os restos mortais que eram de um humano. Havia informações do desaparecimento de uma pessoa naquela redondeza. Logo após a retirada dos achados, um soldado aluno comentou que deveria ser comprovada a suposta pessoa desaparecida. Porém, para se ter a certeza biológica de que se tratava dessa pessoa, uma mulher jovem; moradora de rua; sem nenhuma identificação documental; nem tão pouco com laços familiares comprovados, seria necessário um exame detalhado do código genético, do DNA. Esse caso deveria ser comprovado no laboratório de perícia criminal, com destaque para a Genética forense, a fim de

A) fazer a comprovação do DNA mitocondrial para poder associar com outras pessoas da família, principalmente o pai.

ERRADO. O DNA MITOCONDRIAL TEM ORIGEM MATERNA, E NÃO DO PAI.

B) colher fragmentos de RNA que comprovariam a formação do DNA humano a partir da uracila encadeada na guanina.

ERRADO. O RNA É ALTAMENTE INSTÁVEL E NEM SEMPRE REVELA O PADRÃO DE DNA. OUTRO PONTO É QUE A URACILA SE ENCADEIA COM A ADENINA, NÃO COM A GUANINA.

C) realizar a intensa maceração dos fragmentos de DNA e tentar remontá-los por eletroforese em gel desnaturante.

ERRADO. A ELETROFORESE SERVE PARA SEPARAR MOLÉCULAS DE DNA. A ENZIMA RESPONSÁVEL POR JUNTÁ-LO É A DNA LIGASE.

D) facilmente retirar restos de tecidos e de células dos fragmentos ósseos carbonizados para uma boa análise em microscopia de alta definição.

ERRADO. MICROSCOPIA NÃO É SUFICIENTE PARA IDENTIFICAÇÃO NESTE CASO.

E) identificar o DNA analisado e avaliar com o de humanos; também examinariam, com detalhe, a mandíbula, por ser mais ovoide.

CERTO.

  1. Em 05 de julho de 2018, um jovem e ex-mergulhador da marinha tailandesa envolveu-se nos esforços de resgate dos meninos em uma caverna inundada na Taikândia. Saman Kunan, de 38 anos, conseguiu levar suprimentos para o grupo de 13 pessoas, mas ficou sem oxigênio quando retornava para a entrada da caverna Tham Luang. O ex integrante do grupo de elite da marinha era triatleta e tinha se voluntariado a participar da operação de resgate do grupo de esportistas aprisionados pela inundação repentina das chuvas torrenciais. Fisiologicamente, a morte ocorreu devido ao controle da respiração ter que ocorrer em nívelA) dos pulmões que funcionam, mecanicamente, como um fole para comportar gases respiratórios.

ERRADO. O CONTROLE DA RESPIRAÇÃO É FEITO EM NÍVEL DE SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

B) do sistema nervoso autônomo que interfere em descargas maciças adrenérgicas e colinérgicas.

ERRADO. NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DESCARGAS MACIÇAS ADRENÉRGICAS E COLINÉRGICAS EM SE TRATANDO DO CONTROLE NERVOSO DA RESPIRAÇÃO.

C) do centro bulbar, ligado ao sistema nervoso central, que interfere na área da inspiração, num processo ativo.

CERTO

D) da quantidade de gases inalados e exalados do cilindro de oxigênio de forma involuntária, no mergulho.

ERRADO. O CONTROLE DA RESPIRAÇÃO É FEITO A NÍVEL DE SISTEMA NERVOSO, NÃO PULMÕES.

E) do córtex cerebral controlando movimentos musculares esqueléticos e acessórios na ventilação pulmonar.

ERRADO. O TIPO DE CONTROLE RELACIONADO AO ENUNCIADO DA QUESTÃO NÃO É FEITO A NÍVEL DE CÓRTEX.

  1. Uma mulher estava alegre num restaurante, ria bastante com as amigas da universidade, mas não parava de comer as carnes do rodízio. De repente, ela engasgou; tentou tossir; disfarçou; mas estava em tensão e se complicando. Aquela situação ia se agravando. Ficou de pé; os olhos arregalados, lacrimejantes; agitou-se; levou as mãos ao pescoço e não conseguia falar nem respirar. O rosto foi arroxeando devido à hipóxia, ao estado de cianose, da baixa oxigenação no sangue, na cabeça. Imaginou que iria morrer. Acenou por ajuda, mas ninguém do grupo sabia o que fazer naquele momento. Todas estavam atônitas e desesperadas. Contudo, do corredor do centro do salão, veio uma jovem para ajudá-la. Imediatamente fez, cuidadosamente, umas quatro a seis compressões abdominais, para dentro e para cima, aumentando a pressão torácica. De repente, a mulher expulsou, lançou pela boca o pedaço da carne engasgada e voltou a respirar normalmente e foi se acalmando. Conforme a imagem vista na figura abaixo, foi feito o socorro básico e necessário para salvá-la.

Com base no relato do caso e a respeito do procedimento da socorrista, a manobra executada foi a de

  1. A) Sellick.
  2. B) Adams.
  3. C) Valsalva.
  4. D) Heimlich.
  5. E) Guinard Demos e Hartmann.

COMENTÁRIO: A MANOBRA DE HEIMLICH É AQUELA UTILIZADA TIPICAMENTE EM ENGASGAMENTOS, QUE CONSISTE EM APOIAR PARTE DA PALMA DAS MÃOS SOBRE O ESTÔMAGO E REVIRÁ-LO, ESTIMULANDO A PRESSÃO NA TRAQUEIA, COM EXALAMENTO DO CONTEÚDO OBSTRUENTE.

  1. No centro da cidade, um apartamento de um prédio residencial estava em chamas. As pessoas haviam acionado o pessoal do corpo de bombeiros que chegou ao local em tempo de evitar a propagação do incêndio. Alguns indivíduos relataram que tudo se iniciara a partir de um curto-circuito que ocorreu num aparelho de ar condicionado. Os militares conseguiram apagar o fogo, mas havia muita fumaça de material plástico queimado. No imóvel, encontraram três crianças; um homem jovem e uma mulher idosa. Todos foram removidos para o hospital, mas a idosa e duas crianças estavam desacordadas. Contudo, a maior preocupação dos médicos do hospital foi com relação à aspiração e inalação da quantidade da fumaça tóxica. Nesse ocorrido, a reação imediata do organismo é a de
    A) aumentar a quantidade de leucócitos produtores de anticorpos, ativando as defesas do corpo.
    B) formar a carboxiemoglobina, impossibilitando o transporte dos gases respiratórios.
    C) ampliar a expiração por irritação das vias aéreas, devido à ação dos alérgenos inalados.
    D) provocar uma bradicardia, acompanhada de uma taquipneia, pelo sistema nervoso autônomo.
    E) parada cardiorrespiratória por defesa, para evitar o excesso de resíduos nos alvéolos pulmonares.

COMENTÁRIO: A COMBUSTÃO INCOMPLETA DE COMBUSTÍVEIS TENDE A PRODUZIR MONÓXIDO DE CARBONO, O QUE SE LIGA À HEMOGLOBINA FORMANDO A CARBOXIEMOGLOBINA, IMPOSSIBILITANDO A LIGAÇÃO DO OXIGÊNIO ÀS HEMÁCIAS. PORTANTO, LETRA B.

  1. Um aluno do Corpo de Bombeiros Militar, estando num terminal de ônibus, presenciou uma mulher em avançado trabalho de parto. Era hora de agir, pôr em prática as aulas de primeiros-socorros que teria vivenciado no curso de formação. A parturiente estava deitada ao chão, em posição decúbito dorsal. Ele tentou acalmá-la dizendo que iria ajudá-la. Percebeu que a bolsa amniótica já havia rompido, e existia muito líquido por baixo do quadril. A criança já estava coroando, e o parto aconteceria ali mesmo. Agiu imediatamente, e tudo teve um final positivo para a mãe e o bebê. Logo após, acionou o SAMU e fizeram a condução dos atendidos para a maternidade mais próxima. A saída do recém-nascido do corpo da mãe, de forma espontânea ocorreu por ação do hormônio
    A) ocitocina, armazenada temporariamente na hipófise posterior e lançada ao sangue.
    B) epinefrina, devido à tensão sofrida pelo desespero e por estar num ambiente não compatível.
    C) acetilcolina, acelerando descompensadamente os movimentos respiratórios e cardíacos.
    D) dopamina, uma catecolamina secretada pelas glândulas adrenais em estado de estresse.
    E) folículo estimulante, por promover a dilatação do colo uterino, facilitando a descida da criança.

COMENTÁRIO: O HORMÔNIO RESPONSÁVEL PELO TRABALHO DE PARTO É PRINCIPALMENTE A OCITOCINA, A QUAL FICA ARMAZENADA NA HIPÓFISE POSTERIOR OU NEUROHIPÓFISE. PORTANTO, LETRA A.

  1. Os acidentes de motocicleta quase sempre são fatais, e alguns dos condutores desse tipo de veículo não cumprem as exigências de proteção e de direção defensiva estipulada pelas leis de trânsito. Os acidentados podem ficar com sequelas irreversíveis para sempre. Num resgate, o pessoal socorrista tenta, imediatamente, estabilizar a vítima e conduzi-la ao hospital específico mais próximo. Temos abaixo a imagem do pessoal em atividade socorrista imobilizando uma vítima de acidente numa estrada.

Nesse caso, utilizam-se a prancha, as amarras e o colete cervical para evitar que o socorrido tenha

  1. A) uma crise nervosa de pânico e se desespere no momento do resgate.
  2. B) outras fraturas ósseas mais complicadas nos membros, no crânio e nas costelas.
  3. C) um melhor atendimento médico no hospital para onde está sendo transportado.
  4. D) estabilização da coluna vertebral, evitando lesões neurológicas graves.
  5. E) sangramentos mais intensos e venha a entrar em choque hipovolêmico e morrer.

COMENTÁRIO: O OBJETIVO DE SE UTILIZAR OS EQUIPAMENTOS CITADOS É A IMOBILIZAÇÃO DA COLUNA CERVICAL PARA NÃO PIORAR O QUADRO O PACIENTE. PORTANTO, LETRA D.

  1. Em Toritama, cidade do agreste pernambucano, um menino de dez anos caiu de uma escada e teve, acidentalmente, o coração atravessado por um espeto de churrasco. Só não morreu porque não retiraram imediatamente o objeto perfurante. Ele foi atendido pelo pessoal socorrista e levado ao hospital da restauração no Recife. A médica vascular que o atendeu disse que ele não entrou em óbito, porque o espeto evitou uma hemorragia progressiva interna. O garoto foi salvo pelos médicos no hospital

Sabemos que o coração transporta sangue arterial para a nutrição das células do nosso corpo. Na mecânica fisiológica cardíaca, o sangue arterial é expelido para todo o corpo, e o sangue venoso retorna para os pulmões onde ocorrem as trocas gasosas em nível dos alvéolos pulmonares. Em relação à área mais musculosa do coração, aquela que ejeta o sangue para a circulação sistêmica, é CORRETO afirmar que ela é caracterizada

  1. A) pela artéria aorta e suas ramificações, para a carótida direita e para a carótida esquerda.
  2. B) pelo átrio direito, por receber o retorno venoso vindo dos sistemas orgânicos.
  3. C) pelo átrio esquerdo, por estar ligado diretamente às veias pulmonares vindas dos pulmões.
  4. D) pelo ventrículo direito, por entrar em extrassístole, aumentando a pressão no fluxo sanguíneo.
  5. E) pelo ventrículo esquerdo, por realizar a sístole ejetora de sangue para os órgãos.

COMENTÁRIO: A CIRCULAÇÃO SISTÊMICA CONSISTE NO ENVIO DO SANGUE PARA O CORPO PELO VENTRÍCULO ESQUERDO. LOGO, LETRA E.

Concurso PM PE encerra inscrições para Soldado

Encerram nesta segunda-feira as inscrições para o concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco) para 580 vagas totais de nível médio e superior.

  • Período de inscrição deste certame: 
  • Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato através dos telefones: (81) 3033-7394 / 3033-7397
  • Para realizar a inscrição, clique aqui.

 

=> Estude gratuitamente para a PM PE. Videoaulas + pdfs. Clique aqui <=

Sobre o edital

 

A Polícia Militar de Pernambuco publicou nesta sexta-feira, dia 08/06, o edital para o concurso PM PE, ofertando 500 vagas para o cargo de soldado, 60 vagas para cargo de oficial PM e 20 vagas para oficial BM. O certame é organizado pela banca Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE, através da sua Comissão de Concursos – CONUPE.

Confira, logo abaixo, as principais informações sobre o certame:

Soldado PM PE

1. ÓRGÃO: Polícia Militar
2. ESTADO: Pernambuco
3. CARGO: Soldado
4. STATUS: Aberto
5. VAGAS: 500
6. NÍVEL: Médio
7. REMUNERAÇÃO:
Durante o Curso: R$ 1.100,00
Após Formado: R$ 2.819,88
9. DATA DA INSCRIÇÃO: 10/06/2018 até 16/07/2018
10. VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 135,00
11. DATA DA PROVA: 26/08/2018 – 4h de duração
12. NÚMERO DE QUESTÕES: 60
13. FORMATO: Múltipla Escolha
14. PROVA DISSERTATIVA (REDAÇÃO): Não
15. VALIDADE DO CONCURSO: 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social.

PROVA OBJETIVA
Língua Portuguesa – 15 questões
Matemática – 10 questões
Geografia – 10 questões
História – 10 questões
Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais – 15 questões

Oficial PM PE

1. ÓRGÃO: Polícia Militar
2. ESTADO: Pernambuco
3. CARGO: Oficial
4. STATUS: Aberto
5. VAGAS: 60
6. NÍVEL: Superior em Direito
7. REMUNERAÇÃO:
Durante o Curso: R$ 2.200,00
Após Formado: R$ 9.007,56
9. DATA DA INSCRIÇÃO: 10/06/2018 até 08/07/2018
10. VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 150,00
11. DATA DA PROVA: 12/08/2018 – 5h de duração
12. NÚMERO DE QUESTÕES: 70
13. FORMATO: Múltipla Escolha
14. PROVA DISSERTATIVA: Sim, Redação dissertativa
15. VALIDADE DO CONCURSO: 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social.

PROVA OBJETIVA – OFICIAL PM
Bloco I
Língua Portuguesa com interpretação de texto
Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
Estatística Básica
Conhecimentos de Informática

Bloco II
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito Penal Militar
Direito Processual Penal Militar
Direitos e Garantias Fundamentais
Legislações pertinentes aos militares do Estado de Pernambuco

Oficial BM 

1. ÓRGÃO: Corpo de Bombeiros Militar
2. ESTADO: Pernambuco
3. CARGO: Oficial
4. STATUS: Aberto
5. VAGAS: 20
6. NÍVEL: Superior em qualquer área
7. REMUNERAÇÃO:
Durante o Curso: R$ 2.200,00
Após Formado: R$ 9.007,56
9. DATA DA INSCRIÇÃO: 10/06/2018 até 08/07/2018
10. VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 150,00
11. DATA DA PROVA: 12/08/2018 – 5h de duração
12. NÚMERO DE QUESTÕES: 70
13. FORMATO: Múltipla Escolha
14. PROVA DISSERTATIVA: Sim, Redação dissertativa
15. VALIDADE DO CONCURSO: 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social.

PROVA OBJETIVA – OFICIAL CBM
Bloco I
Língua Portuguesa com interpretação de texto
Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)
Conhecimentos de Informática

BLOCO II
Matemática
Estatística Básica
Raciocínio Lógico

BLOCO III
Física
Química
Biologia

BLOCO IV
Direito Constitucional
Direito Administrativo
Legislações pertinentes aos militares do Estado de Pernambuco
Direito Penal Militar

Confira o edital – a partir da página 6

Notícias Anteriores

O edital do concurso PM PE está previsto para ser publicado até a próxima semana. A informação foi passada pelo Setor Concurso da Secretaria. Confira os principais detalhes:

  • Vagas e cargos:
    500 vagas para Soldado
    80 vagas para oficiais, sendo 20 para BM e 60 PM
  • Provas entre final de julho e início de agosto, 60 dias após a publicação do edital, se sair próxima semana
  • Banca: IAUPE, mesma do concurso anterior.

ÚLTIMO CONCURSO

1.500 vagas / 121.807 inscrições.

Após confirmação das informações, postaremos aqui. Fiquem atentos!

Escolha da banca

Foi publicado nesta sexta-feira, 16 de março de 2018, no Diário estadual de Pernambuco, a banca organizadora responsável por realizar o concurso PM PE. O edital tem previsão de ser publicado em junho. A organizadora foi contratada por meio de dispensa de licitação e a responsável é a INSTITUTO DE APOIO À FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – IAUPE. Confira:

>> Curso para concurso da Polícia Militar de PE (videoaulas + pdf’s). Clique aqui e confira! 

 

A seleção  visa o provimento de 500 (quinhentos) cargos de Praça da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), na graduação inicial de Soldado, 60 (sessenta) cargos de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e de 20 (vinte) cargos de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE), ambos no posto inicial de Segundo
Tenente.

Polícia Militar de Pernambuco terá editais anuais com 500 vagas

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, falou novamente sobre o novo concurso PM PE e reforçou que será realizado em 2018 ofertando 500 vagas totais para o cargo de soldado. É importante lembrar que irá sair também um novo certame para o cargo de Oficial, que a banca já está definida desde o início de 2017, que será a IAUPE. Para soldado ainda não há definição de organizadora.

“É um esforço que se intensificará
ainda mais em 2018, com a
chegada de mais 1.322 policiais
militares já no primeiro trimestre e
a previsão de abertura de mais 500
vagas em concurso público. Também
teremos um reforço significativo
na Polícia Civil, com novos
140 delegados, 620 agentes e 90
escrivães, assim como na Polícia
Científica, que contará com mais
139 peritos criminais, 130 auxiliares
de peritos, 73 auxiliares de
legistas, 51 peritos datiloscopistas e
40 médicos legistas. No Corpo de
Bombeiros, mais 300 homens e
mulheres irão concluir o curso de
formação este ano. É um dos
maiores investimentos no nosso
efetivo, que nos trará ainda mais
condições de combater a criminalidade
e fortalecer a segurança para
a população do nosso Estado”,
completa o secretário.

A administração estadual comunicou que haverá Concurso PM PE anual com 500 vagas. De acordo com o governador Paulo Câmara, medida tem o objetivo de dar respostas mais rápidas para o combate à criminalidade no estado.

De acordo com o governador Paulo Câmara, esse é o início de uma série de investimentos para priorizar a segurança pública em sua gestão, confiante de que essa decisão irá diminuir a criminalidade no estado.

“Esse cenário nos preocupa muito, mas essas ações vão nos dar respostas em breve para esse grave problema que aflige a população pernambucana”, afirmou o governador.

 

Remuneração e Reajustes Concurso PM PE 2018

O Governo de Pernambuco encaminhou em fevereiro para a  Assembleia Legislativa, o projeto de lei estabelecendo o reajuste do soldo da Polícia Militar de Pernambuco (Concurso PM PE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (Concurso CBM PE).

O reajuste representará um acréscimo de R$ 303 milhões na folha de pagamento de 2017.

A proposta estabelece as correções para os meses de Maio de 2017, Abril de 2018 e Dezembro de 2018.

Atualmente a remuneração inicial gira em torno de até R$ 3 mil. Esse valor passará por atualizações a partir de 2018, ficando da seguinte forma:

Cargo Soldo atual

mai/17

abr/18

dez/18

SOLDADO 3.219,88

3.549,68

3.724,84

4.104,88

CABO 3.768,80

4.115,65

4.184,35

4.568,80

TERCEIRO SARGENTO 4.327,98

4.698,89

4.739,04

5.227,98

SEGUNDO SARGENTO 4.909,19

5.390,63

5.513,80

6.009,19

PRIMEIRO SARGENTO 5.502,64

5.865,66

6.862,90

6.862,90

SUBTENENTE 6.241,17

6.783,26

8.145,60

8.823,00

SEGUNDO TENENTE 7.211,17

9.096,65

9.230,28

9.453,00

PRIMEIRO TENENTE 8.052,53

9.633,79

9.711,48

10.052,53

CAPITÃO 9.529,61

10.532,69

10.679,23

11.829,61

MAJOR 11.610,95

12.603,99

12.670,16

14.110,95

TENENTE CORONEL 13.760,95

14.820,50

16.149,00

17.149,00

CORONEL 16.576,08

17.953,00

22.365,77

23.238,00

 

>> CURSO COMBO DA PM PE (videoaulas + pdfs + apostila) <<

Último Concurso PM PE

O último certame foi publicado em 2016 e ofertou o preenchimento de 1.500 vagas para o cargo de Soldado.

A banca organizadora responsável pelo edital de 2016 foi a IAUPE.

Informações técnicas do último concurso 2016:
1. ÓRGÃO:  Secretaria de Defesa Social – SDS
2. ESTADO: PERNAMBUCO
3. CARGOS: Praça da Polícia Militar de Pernambuco – Posto inicial de Soldado
4. STATUS: ABERTO
5. VAGAS: 1.500 (um mil e quinhentos)
6. NÍVEL: Nível Médio Completo
7. REMUNERAÇÃO: R$ 2.319,88
8. BANCA: IAUPE – Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco
9. DATA DA INSCRIÇÃO:  10/03/2016 a 10/04/2016
10. VALOR DA INSCRIÇÃO:  R$ 100,00
11. DATA DA PROVA:  29 de maio de 2016
12. NUMEROS DE QUESTÕES: 60 questões, sendo distribuídas da seguinte forma:
Conhecimentos de Língua Portuguesa -> 15
Conhecimento de Matemática -> 10
Conhecimentos de Geografia -> 10
Conhecimentos de História -> 10
Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais -> 15
13. FORMATO: MÚLTIPLA ESCOLHA
14. REDAÇÃO: NÃO TEM REDAÇÃO.
15. ETAPAS: A prova constará de duas etapas, quais sejam:
PRIMEIRA ETAPA
-> Constará das seguintes fases:
a) 1ª FASE: Exame de Habilidades e Conhecimentos, aferido por meio de aplicação de
prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) 2ª FASE: Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
c) 3ª FASE: Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
d) 4ª FASE: Exames Médicos, de caráter eliminatório; e
e) 5ª FASE: Investigação social, de caráter eliminatório, que ocorrerá durante todas as
Etapas e Fases do concurso, até o prazo de 120 (cento e vinte) dias contados
a partir da data da matrícula dos candidatos no Curso de Formação e Habilitação de Praças.
SEGUNDA ETAPA
-> A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação e Habilitação de
Praças, de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Secretaria de Defesa Social, para o
qual serão convocados apenas os 1.500 (um mil e quinhentos) candidatos melhor classificados
na primeira fase e considerados aptos em todas as demais fases da primeira etapa.
16. AVALIAÇÕES: Os candidatos passarão por Teste de Avaliação Física (compostos por natação, flexão de barras, abdominais, salto em distância e corrida.) , Avaliação Psicológica, Exame de Saúde e Curso de Formação.
17. VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO:  Terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da primeira homologação do seu resultado final, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social.
Requisitos Específicos para investidura do cargo:

a) Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo, reconhecido nos moldes da
legislação federal, no ato da matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças;

b) Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos na data de ingresso na carreira de militar
do Estado e, no máximo, 28 (vinte e oito) anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29
(vinte e nove) anos;

c) Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na Categoria B;

d) Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Disciplinas e conteúdo programático do último concurso PM PE

1. LÍNGUA PORTUGUESA – 
Leitura e Interpretação de textos. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia e antonímia). Relações coesivas e semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, finalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, etc.) entre orações, períodos ou parágrafos, indicados pelos vários tipos de expressões conectivas ou sequenciadores (conjunções, preposições, advérbios, etc.) Expressão escrita: divisão silábica, ortografia e acentuação (v. Reforma Ortográfica vigente). Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos. Pronomes de tratamento. Normas da flexão dos verbos regulares e irregulares. Formação de Palavras: Derivação, Composição, Hibridismo, etc. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de Pontuação. Padrões de concordância verbal e nominal. Padrões de regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicador de crase. Questões notacionais da língua: Por que, por quê, porque ou porquê; Mal ou mau; Mais ou mas; Meio ou meia; Onde ou aonde; Estar ou está. Figuras de linguagem.

2. MATEMÁTICA
 – Função; Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; Juros simples e compostos; Análise combinatória; Probabilidade.
3. GEOGRAFIA – Formação territorial de Pernambuco. 1.1 Processos de formação. 1.2 Mesorregiões. 1.3 Microrregiões. 1.4 Regiões de Desenvolvimento – RD. 2. Aspectos físicos. 2.1 Clima. 2.2 Vegetação. 2.3 Relevo. 2.4 Hidrografia. 3. Aspectos Humanos e indicadores sociais. 3.1 População. 3.2 Economia. 3.3 O espaço rural de Pernambuco. 3.4 Urbanização em Pernambuco. 3.5 Movimentos culturais em Pernambuco. 4. A questão Ambiental em Pernambuco.
4. HISTÓRIA -Ocupação pré-colonial do atual Estado de Pernambuco:Ocupação Pré-Histórica de Pernambuco;Características socioculturais das populações indígenas que habitavam o território do atual estado de Pernambuco, antes dos primeiros contatos euro-americanos. A Capitânia de Pernambuco: a “Guerra dos Bárbaros”; a lavoura açucareira e mão de obra escrava; a Guerra dos Mascates; as instituições eclesiásticas e a sociedade colonial; Insurreição Pernambucana. A Província de Pernambuco no I e II Reinado: Pernambuco no contexto da Independência do Brasil;Movimentos Liberais: Confederação do Equador e Revolução Praieira;O tráfico transatlântico de escravos para terras pernambucanas;Cotidiano e formas de resistência escrava em Pernambuco;Crise da Lavoura canavieira;A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura. Pernambuco Republicano: Voto de Cabresto e Política dos governadores;Pernambuco sob a interventoria de Agamenon Magalhães; Movimentos sociais e repressão durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) em Pernambuco;Herança afro-descente em Pernambuco;Processo político em Pernambuco (2001-2015).
5. CONHECIMENTOS DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS -Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos políticos; Dos Partidos Políticos

>> CURSO COMBO DA PM PE (videoaulas + pdfs + apostila) <<

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

Comentários

comentarios