Concurso PM SC: Governador anuncia novo certame para o próximo ano!

1988

Novo Concurso PM SC poderá acontecer em 2018!

A Polícia Militar de Santa Catarina (Concurso PM SC) poderá realizar um novo certame em 2018 para o cargo de soldado. O anúncio foi dado pelo governador em Joinville, Raimundo Colombo, durante a participação na formatura dos policiais militares.

“Um novo concurso PM SC deve ser realizado no ano que vem. Também estamos investindo em tecnologia e inteligência para garantir que a população esteja cada vez mais protegida. O Estado está forte e vai vencer esta batalha contra a criminalidade”, disse Colombo.

A formatura dos policiais militares foi realizada na última quarta-feira, dia 13/12. A formatura contou com 117 novos policiais militares. “É um número expressivo, que vai ampliar as condições de trabalho e deixar ainda mais eficiente o serviço da PM e a atuação das forças de segurança pública. Estamos aqui para valorizar o gesto de cada um ao assumir esta missão tão nobre, bonita e forte”, disse o governador.

Colombo informou que o reforço de soldados para 5ª Região de Polícia Militar (RPM) de Joinville e para 12ª RPM de Jaraguá do Sul será de 141 novos profissionais. Eles começam as atividades em serviços operacionais e na Operação Veraneio a partir da próxima segunda-feira, dia 18. O governador destacou ainda que o Governo do Estado vai continuar com a política de aumentar o efetivo e aproveitou para falar sobre o novo Concurso PM SC para o próximo ano.
O secretário Grubba destacou que, desde 2011, foram realizados 22 concursos públicos na área da SSP, responsáveis pela abertura de 9.344 vagas. “Ao final deste ano, o Governo do Estado dá cumprimento a um de seus mais importantes compromissos com a segurança pública, a nomeação e formação de novos profissionais nos concursos realizados. Estamos atendendo a necessária e urgente recomposição aos efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias.”
Os vencimentos iniciam a partir do primeiro mês do Curso de Formação de Soldados, no cargo de Soldado PM 3ª Classe – NQ, recebidos a título de indenização de ensino, consistindo em valor de R$ 4.143,87 (quatro mil, cento e quarenta e três reais e oitenta e sete centavos), incluídos subsídio, indenização de serviço ativo e auxílio alimentação.
ATRIBUIÇÕES DO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS POLICIAIS MILITARES

O Soldado da Polícia Militar, ordinariamente, desempenha as atribuições da missão constitucional de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública; extraordinariamente, desempenha as funções inerentes a atividades administrativas internas.

Descrição das atribuições gerais:
Como Aluno-Soldado PM: Exercer atividades acadêmicas, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas de serviço de policiamento, atreladas à sua formação policial, durante o período de duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, regulamento da PMSC e da instituição de ensino onde encontrar-se matriculado.
Como Soldado PM: Exercer atribuições inerentes a soldado PM, com atribuições e deveres previstos em leis, regulamentos e demais instruções pertinentes.
Condições gerais de exercício do cargo: Trabalhar em contato cotidiano com o público, de forma individual ou em grupo, sob supervisão, em ambiente de trabalho que pode ser fechado, a céu aberto na execução das atividades de policia ostensiva e preservação da Ordem Pública, em horários diversos (diurno e noturno ou em rodízio de turnos). Atuar em condições de pressão e de risco de vida em sua rotina de trabalho.

 

Último Concurso PM SC 

O último edital PM SC foi publicado em 2015 pelo INSTITUTO O BARRIGA VERDE, a banca organizadora, que foi responsável pela 1ª e 2ª fases do concurso. O certame oferecia ao todo 658 vagas, sendo 619 para homens e 39 para mulheres.

Para assumir a função é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certificado de conclusão de nível superior, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60 para mulheres, dentre outros.

DAS FASES DO CONCURSO PM SC
  • Primeira Fase: Inscrição;
  • Segunda Fase: Prova Teórica;
  • Terceira Fase: Exame de Avaliação de Saúde;
  • Quarta Fase: Exame de Avaliação Física;
  • Quinta Fase: Exame de Avaliação Psicológica;
  • Sexta Fase: Questionário Investigação Social (QIS);
  • Sétima Fase: Entrega de documentação e Exame Toxicológico;
  • Oitava Fase: Classificação Final por vaga;
  • Nona Fase: Inclusão e Matrícula
DA PROVA

A prova foi composta de 50 questões de múltipla escolha, com alternativas A,B,C,D e contou com as seguintes disciplinas e distribuições:

  • 08 (Oito) Noções de Direito Constitucional;
  • 08 (Oito) Noções de Direito Penal Comum;
  • 08 (Oito) Noções de Direito Processual Penal Comum;
  • 08 (Oito) Legislação Institucional;
  • 10 (Dez) Língua Portuguesa e
  • 08 (Oito) Informática.
Conteúdo programático Concurso PM SC
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Constituição Federal: Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais – Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos direitos sociais; Da nacionalidade. Da Organização do Estado – Da organização político-administrativa; Da administração pública. Da Organização dos Poderes – Do Poder Legislativo (arts. 44 a 56); Do Poder Executivo (arts. 76 a 91); Do Poder Judiciário (arts. 92, 95, 122 a 124); Das funções essenciais à Justiça (arts.127 a 135). Das Forças Armadas (arts. 142 e143); Da segurança pública (art. 144). Constituição do Estado de Santa Catarina: Da administração pública – Das Disposições Gerais; Dos Militares Estaduais. Da Justiça Militar. Da Segurança Pública – Disposição Geral; Da Polícia Civil; Da Polícia Militar;.
NOÇÕES DE DIREITO PENAL
Código Penal Brasileiro: Da aplicação da lei penal; Do crime; Da Imputabilidade Penal; Das penas; Dos crimes contra a pessoa; Dos crimes contra o patrimônio.
NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL
Código de Processo Penal: Disposições preliminares; Da prova; Do Juiz, do Ministério Público, do Acusado e Defensor, dos Assistentes e Auxiliares da Justiça.
NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL: Lei Estadual nº 6.218, de 10 de fevereiro de 1983 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina). Decreto Estadual nº 12.112, de 16 de setembro de 1980 – (Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – RDPM). Lei Complementar Estadual nº 587, de 14 de janeiro de 2013, dispõe sobre o ingresso nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina.
LÍNGUA PORTUGUESA CONCURSO PM SC
I – Gramática: Classes de palavras: flexões nominais e verbais. Análise sintática: relações
e sentidos entre orações, períodos e funções sintáticas dos termos. Sintaxe de regência:
verbos e sua predicação; regência verbal e nominal, crase. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal; concordância gramatical e ideológica (silepse). Colocação
de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise. Estilística: denotação e conotação; figuras de
linguagem: metáfora, metonímia, prosopopéia, antítese e pleonasmo. Semântica: sinonímia e antonímia. Pontuação: vírgula, ponto-e-vírgula, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação e ponto final. II – Interpretação de texto.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA CONCURSO PM SC
Conceitos básicos de computação e micro-informática. Conhecimentos em aplicativos e
funções do Windows. Conhecimentos em Microsoft Office. Conhecimentos básicos de
banco de dados. Conhecimentos básicos para a utilização da Internet.

 

 

Edital PM SC 2015

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

Depoimento Felipe Paulo Silva de Lira – Aprovado PM AL 2º lugar

Comentários

comentarios