De aluno para aluno – dispositivos de entrada e saída

8

De_aluno_para_aluno_dispositivos de entrada e saída_alfacon

Estudar é uma prática que exige muita atenção. Para aprender definições e funções de todos aqueles itens e dispositivos de Informática é preciso, além disto, muita leitura e também prática. Os alunos do AlfaCon presencial de Cascavel bem sabem disso e, por isto, um deles, o Haron Kempes de Andrade Pacheco, fez um resumo com alguns desses tópicos que podem te ajudar a aprender um pouco mais sobre Informática.

Dispositivos de entrada e saída:

  • Realiza a função de entrada e saída de dados no computador.
  • Faz a interação entre homem e máquina ou humano e computador.
  • Esses dispositivos são gerenciados pelo sistema operacional, expecificamente no Kernel.

Entrada:

  • É realizado através dos periféricos que capturam as informações externas e as levam para o interior do computado.

Exemplo: Mouse que captura o clique realizado externamente e o leva para aplicação de uma função dentro de um programa.

Processamento:

  • É a etapa que cabe somente a CPU realizar, onde o usuário não tem interferência direta, ou seja, são processos intermediários à participação do homem.

Exemplo: CPU que realiza a interpretação ou processamento da informação externa (ex: Digitar a letra A no teclado físico) para apresentar um resultado de saída para o usuário (ex: Exibir a letra A digitada na tela do monitor).

Saída:

  • É realizado através dos periféricos que apresentam o resultado de um processamento, ou seja, é a forma como o computador “conversa” com o usuário.

Exemplo: Monitor que em uma digitação exibe as letras que foram digitadas.

Dispositivo Híbrido:

  • É um periférico que atua tanto como dispositivo de entrada, quanto dispositivo de saída.

Exemplo: Impressora multifuncional que ao escanear um documento leva as informações dele para dentro do computador atuando como dispositivo de entrada e que ao realizar uma impressão de qualquer documento funciona como dispositivo de saída.

Arquitetura Simplificada:

  • É um processo realizado por periféricos que atuam em conjunto para a realização de todas as etapas da informação, ou seja, realiza a entrada, processamento e saída da informação.

Exemplo: Em uma digitação o teclado recebe a informação externa do que esta sendo digitado, a CPU processa a informação do que foi digitado e a tela do monitor exibe os caracteres que foram digitados.

>> Confira mais dicas de aluno para aluno

Comentários

comentarios