Depoimento aprovado concurso PM GO 2017 – Edberg Guedes

“Decidi estudar para concurso porque essa área oferece estabilidade financeira, qualidade de vida e realização profissional. Quanto à minha preparação, estudei, efetivamente, uns 3 anos aproximadamente. Minha rotina de estudo no início era de 12 horas, mas por algumas adversidades nos últimos anos tive que diminuir o ritmo e passei a estudar umas 6 horas por dia.

Nos primeiros anos de estudo me dedicava mais para os conteúdos básicos, por serem comuns  a maioria dos concursos. Depois que tive uma base, foquei mais na parte específica. Eu tinha que conciliar o estudo com o trabalho. Nas minhas horas ociosas, eu aproveitava o tempo para estudar e continuava depois que acabava o expediente.

Eu estudei com vídeo aulas e com apostilas. Esses materiais tinham o conteúdo necessário, porque eu comprava específicas para os concurso que eu realizava. Na maioria da vezes eu estudava por apostilas.

Manter a motivação é um desafio, porque concurso exige tempo, perseverança, conhecimento, pois são cobradas várias matérias e a concorrência acaba elevando a nota para conseguir êxito. Por isso a maioria das pessoas iniciante na preparação para concurso vão encontrar adversidades, pela dificuldade que têm para passar em um certame. E isso acaba desmotivando muita gente e fazendo muitos desistirem no início.

Outro fator que desmotiva também, são pessoas cobrando, pessoas negativas que te criticam por você não passar nos primeiros concursos. Para tentar contornar esses obstáculos, como o de aprender tanto conteúdo, como organizar e memorizar tanta informação, eu sempre procurei orientação com pessoas mais experientes, com apostilas, professores de cursinhos que tratam do assunto de organizar sua rotina de estudo ou como fazer um cronograma de como estudar para concurso.

Para contornar as pessoas negativas, eu sempre procurei ignorar os comentários negativos e acreditar em mim e principalmente em Deus que te dar forças e capacidade para superar todas dificuldades. Também assisto a muitos vídeos motivacionais.

No início, equivocadamente, eu me privei de muitas coisas. Minha rotina antes de começar a estudar era o futebol, sair final de semana para me divertir com os amigos, com a família ou namorar e ir à igreja. Na ansiedade de passar em um concurso praticamente não tinha vida social, mudei minha rotina totalmente para me dedicar todos os dias ao estudo, mas essa rotina acabou me prejudicando, porque ficava exausto mentalmente e acabava que não tinha muito rendimento.

Passei por transtornos por não ter respeitado o limite e foi difícil para superar essa fase. Então tive que desacelerar os estudos e conciliar o lazer, a vida social com os estudos, para descontrair e melhorar a qualidade.

Moro com minha mãe e irmão. Minha família sempre me apoiou, motivou. Meus familiares foram meu apoio quando estava passando por dificuldades. Devo essa conquista a eles! Distanciei de muitas pessoas pela rotina de estudos que eu tinha.

Já fiz muitos concursos. Não sei exatamente quantos, mais de uns 10 concursos. Eu treinava baixando algumas provas de concursos já realizados. Desses concursos, eu consegui aprovação até na penúltima fase, no concurso para escrivão da PC GO, em 2013.

Estou aprovado no cadastro de reserva do último concurso para Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Goiás e passei no concurso para Motorista da Prefeitura de Divinópolis de Goiás, onde trabalhei até recentemente. E agora fui classificado para o concurso de soldado da PM GO.

Com muitos concursos previstos para carreira policial, comecei a estudar as matérias comuns para área. Conheci o AlfaCon através de uma indicação da apostila da empresa de uma funcionária de uma livraria. A equipe me ajudou através de sua apostila em PDF e dos artigos publicados no site.

Para fixar o conteúdo já fiz mapa mental, releio e depois que estudo um tópico, resolvo questões sobre o assunto. Isso ajuda a fixar o assunto em minha mente. Minha maior dificuldade foi a ansiedade. Procurava fazer atividade física, diminuir o café e procurava deixar um tempo para lazer para superar essas dificuldades.

Sempre foi difícil controlar a ansiedade e principalmente na véspera da prova. Para contornar isso, eu procurava fazer alguma atividade que me descontraia para melhorar o raciocínio. Como o futebol, sair com os amigos, namorar rs, mas procurava revisar o conteúdo também.

O que fez a diferença foi não desistir e perseverar perante as dificuldades, sempre procurei uma alternativa para aprender quando tinha alguma dificuldade com algum assunto. Falhei por não ter sido mais objetivo, estudava conteúdos desnecessários.

Preocupava muito com as horas de estudo ou com a quantidade, em vez de preocupar com a qualidade de estudo. Acabava ficando exausto mentalmente e, com isso, o rendimento diminuía, porque afetava o raciocínio. Tenham perseverança, acredite em si e tenham fé em Deus que te capacita para passar. Não desista nas primeiras dificuldades e procurem controlá-las.

Estabeleça prioridade para o estudo, tenha disciplina, procurem orientação com quem é mais experiente. Procurem materiais de confiança. Procurem estar do lado de pessoas otimistas, que querem o seu bem para te manter motivado e paciência porque o caminho é longo e árduo, mas a recompensa vale a pena.”

Resultado – PM GO – nome na lista

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes