Depoimento aprovado concurso PM GO – José Octaviano de Albuquerque Filho

155

Nome: José Octaviano de Albuquerque Filho
Idade: 31 anos
Cidade/Estado: Goiás

Meu nome é José Octaviano de Albuquerque Filho, tenho 31 anos, sou de Goiás e fui aprovado no concurso da Polícia Militar de Goiás, para o cargo de Soldado.
 Por que decidiu estudar para concurso público?
Estabilidade concursal e afinidade profissional com desempenho da função.
Quanto à sua preparação, por quanto tempo estudou até conquistar esta aprovação? Como era sua rotina de estudo? Se dedicou mais a algum conteúdo ou disciplina específicos? Por quê? Como foi sua experiência? Dedicava mais tempo às básicas ou específicas, ou dividia de igual para igual?
Para este concurso da PM GO foram 15 meses de estudos constantes com aproximadamente 4 horas de estudos por dia. Sempre me dediquei por completo a todo conteúdo programático, pois todas as matérias possuem grande relevância, além de se complementarem.
Você apenas estudava para concurso ou precisava conciliar os estudos com trabalho? Como fazia para conciliar?
Sim, eu precisava conciliar estudos, trabalho e família, sendo minha rotina de 8 horas diárias de trabalho, com ao menos duas jornadas com cerca de 4 horas extras por semana, além de outras atividades extras nos finais de semana.  
Você estudou com quais materiais? Seus materiais e aulas tinham todo o conteúdo necessário para conseguir a aprovação?
Estudei com as vídeo aulas e o material disponibilizado pelo curso Alfacon em pdf.
Comprei uma apostila de exercícios e participei dos aulões. Torna-se importante suscitar que anteriormente já estudei muito para outros concursos somente com material doutrinário impresso cominado com apostila de questões e não adiantou. Mas quando adquiri as vídeo aulas do Alfacon, notei uma grande mudança no meu desempenho nos concursos! Quando o conjunto fica completo, realmente dá certo!
Como o Evandro disse certa vez, ‘’não adianta somente estudar, tem que saber estudar e ter um material didático pedagógico de excelência’’. E com o curso Alfacon eu aprendi a estudar, como também tive acesso a um material realmente de primeira!
Você esteve motivado durante todo o período e preparação? Pensou em desistir? O que o desmotivou? O que o manteve ou o fez voltar a ficar motivado com os estudos?
Não. A motivação vem e vai. Pensei por diversas vezes em desistir, pois o cansaço é tremendo, o desgaste é grande e a fé e esperança muito pequenas. O que me ajudava a seguir em frente e não desistir realmente é Deus. Mas a forma dinâmica e descontraída que as aulas são ministradas no AlfaCon, somada com a formação de um grupo de estudos também me ajudou, pois havia uma troca de apoio de acordo com a alternância da desmotivação.
Durante a preparação, sabemos que é preciso abrir mão de muita coisa, amigos, família, festas, enfim… como foi este período para você? Abdicou de muita coisa? Pode dar exemplos? Como foi passar por isso?
Foi um período muito difícil, pois festas e amigos podem esperar, mas filhos e esposa não! E acaba que devido ao labor diário, já não havia muito tempo para interagir, curtir e me divertir com os meus filhos. Quando comecei a estudar o pouco tempo que me restava para família havia acabado.
Constantemente meus filhos me reclamavam que eu trabalhava demais e estudava demais e sempre me indagavam do motivo daquilo tudo, se no fim o mais importante eu não tinha, que seria o tempo para passar com eles.
Você é casado, namora, mora com os pais? Sua família, amigos ou as pessoas que são próximas aceitaram essa sua rotina de estudos? Apoiaram? Teve alguém que acabou se distanciando?
Sou casado há 12 anos, tenho 3 filhos. Meus filhos não compreenderam assim como ainda não compreende a abdicação necessária para os estudos. A esposa compreende, mas não aceitou muito bem, tanto que nossa relação ainda se encontra meio abalada devido a distância que se formou.
Você tentou outros concursos públicos antes dessa aprovação? Tentou fazer outras provas apenas para treinar? Como foi a sua experiência?
Sim, tenho estudado e me preparado para o Concurso de Delegado da Polícia Civil, ainda tenho este sonho, e pretendo realizar.
Começou a estudar com edital aberto? Caso não tenha sido este o caso, como foi para se manter motivado mesmo sem edital previsto?
Comecei a estudar antes do Edital. Para estudar sem edital é que concursos sempre vão ter, o difícil é estar preparado no momento certo.
Como conheceu o AlfaCon?
Um amigo meu me indicou.
De que forma o AlfaCon te ajudou nessa jornada?
O AlfaCon me ajudou de todas as formas possíveis, superando minhas expectativas. Ensinaram-me a estudar, disponibilizaram um conteúdo completo, de fácil compreensão e objetivo. Seus professores extremamente capacitados, com grande capacidade didática e excelente hermenêutica pedagógica. Sem falar no acompanhamento personalizado e individual que a equipe alfacon tem para com seus alfartanos. Agradeço a Deus e a vocês!
Você utilizava alguma técnica específica para aprender e memorizar o conteúdo? Pode compartilhar suas técnicas com a gente?
Geralmente utilizo técnicas de memorização que já são comumente utilizadas por operadores do Direito, a que mais gosto e utilizo é do nosso amigo Aristóteles, chamada Ligação Mnemônica. Descobri ela com vocês.
Qual foi a maior dificuldade que enfrentou no período em que estudou?
Cansaço e uma grande sensação de não absorção do conteúdo.
O que fez para superar esses obstáculos?
Parei de estudar 7 dias da semana e comecei a separar um dia da semana para descanso.
Quando o concurso se aproxima sabemos que é difícil controlar a ansiedade, nervosismo e até mesmo insegurança. Como foi pra você? Como superou? Potencializou o estudo nos últimos dias ou tentou relaxar um pouco?
Devido a ansiedade, nervosismo e principalmente insegurança, potencializei os meus estudos. Mas o que me ajudou a relaxar foram os aulões que antecederam o concurso e um bom desempenho nos questionários.
O que você acredita que tenha sido realmente efetivo na sua preparação? Houve falha? Onde acredita que tenha falhado?
A alta qualidade do material didático (vídeo aulas, pdf e questionários), além da atenção e acompanhamento por parte da equipe Alfacon.
Para finalizar, qual dica você deixaria para aqueles que estão nessa caminhada rumo à aprovação e pensam em desistir?
Concurso público é igual fila de Banco, exige esforço, paciência, resiliência e preparação para permanecer inabalavelmente convicto a não desistir, pois naturalmente um dia chegará a sua vez!

Para mais informações sobre concursos, dicas e aulas gratuitas, acompanhe-nos nas redes sociais:

Comentários

comentarios