Depoimento aprovado Marcos Paulo Oliveira Silva – 2º lugar CBM/BA.

176

Saiu o resultado definitivo da prova da PM BA e CBM BA. O Alfacon teve muitos aprovados e dentre eles o Marcos Paulo, que passou em 2º lugar para Soldado Bombeiro Militar e nos contou sua trajetória. Confira! =)


”Meu nome é Marcos Paulo Oliveira Silva, tenho 23 anos e fui aprovado em 2º lugar no concurso de Soldado Bombeiro Militar da Bahia, 9ª região.

Decidi estudar para concurso pelo sonho da mudança de vida. Eu estudei por 11 meses até a aprovação. Estudava de segunda à sábado de 4 a 8 horas diárias e fazia simulado aos domingos (aprendi com o Tio Evandro). Comecei estudando 6 matérias consideradas “base” das carreiras policiais: Português, Raciocínio Lógico Matemático, Informática, Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Após uns 5 meses havia pegado uma base sólida nessas matérias e  parti para as demais. Nesse período, como fazia muito tempo que não estudava português e matemática, tive que dar um maior enfoque nessas disciplinas. A minha carga horária era dividida da seguinte forma: 3 matérias por dia, sendo 1 básica (02/2h30) e duas específicas (01h/1h30) + exercícios das matérias estudadas no dia (1h) + revisão do que foi estudado no dia anterior (00h30/1h). Quando terminei esse primeiro ciclo de 5 matérias, incluí as matérias mais difíceis e reduzi o tempo das básicas, deixando o tempo dividido igualmente.

Durante os 4 primeiros meses trabalhava 7 horas diárias + faculdade (duas vezes na semana) + estudo. Nos outros 7 meses trabalhava 5 horas diárias + faculdade + estudo. A única forma de conciliar foi atribuir prioridades para tudo o que fazia e respirar estudo.

No início eu estudei pelos vídeos gratuitos do Alfa e após a primeiro missão Salvador fui contemplado com o Curso anual PF/PRF e o PM BA 2017 doado diretamente pelo Tio Evandro.

Eu me mantive motivado durante todo o período de preparação, nunca pensei em desistir pois sempre tive grandes amigos ao meu lado, dentre eles posso citar os irmãos Camilo e Ícaro Profeta, que estudam para concurso e são da área jurídica e sempre que batia o cansaço mental eu me imaginava com a farda, ia assistir a série “Vida no Presencial” ou lia depoimentos dos aprovados. Foi muito difícil, pois realmente precisamos abrir mão de muita coisa… Eu saia bem pouco, algumas pessoas não entendiam e diziam que eu tinha que mediar e ficar mais tranquilo, estudar menos tempo. Mas eu nunca dei ouvidos a esse tipo de coisa, sempre estudei a todo vapor! E o resultado está aí, né?

No momento eu namoro a mulher mais incrível do mundo, moro com a minha mãe (por enquanto). Durante esse período eu acabei me distanciando de algumas pessoas, até terminei um namoro, em parte, por conta dessa ausência demasiada. Graças a Deus sempre fui muito apoiado por meus familiares e amigos, e principalmente por minha atual namorada, que foi a pessoa que me deu total apoio no Pós Edital, entendeu minhas ausências, e batalhou comigo até o último momento. Posso dizer que sem esse apoio talvez eu não ficaria nessa colocação e é por isso que dedico essa vitória a ela! Essa foi a minha primeira prova. Por isso é muito importante ter apoio profissional!

Comecei a estudar em setembro de 2016 visando a PRF. Quem estuda para esses concursos das áreas policiais deve ter automotivação, pois não há previsão para o edital. Quando o edital do CBM foi lançado eu já tinha visto 60% dos assuntos, graças ao estudo das carreiras policiais. Por isso é muito importante ter uma preparação pré-edital.

Conheci o Alfacon quando buscava no Youtube sobre a melhor forma de estudar para concursos públicos e assisti ao vídeo do Evandro e olha o que deu! Fui aprovado! Agradeço muito ao Alfa por fazer parte da minha jornada como concursando. Sem a ajuda dos melhores professores de cursinho do Brasil eu não teria vencido a batalha e não estaria tão próximo de vencer a guerra! Gratidão!  Sempre usei apenas mapas mentais e ouvia a constituição e outras normas em áudio para potencializar a preparação e memorizar mais os conteúdos.

Minha maior dificuldade foi a disponibilidade de tempo: namoro, faculdade, trabalho, estudo. O que me fez superar? A mudança de vida. Nas duas últimas semanas eu parei de estudar conceito e foquei no texto da lei e em responder questões da banca e outras que seguiam o mesmo padrão. Confesso que me senti um pouco inseguro nos momentos finais, pois era a minha primeira prova de concurso público, não tinha experiência e isso me assustava um pouco. Quem me ajudou a superar isso foi a minha namorada que sempre me acalmou nos momentos de afobação.

A constância e disciplina, isso foi essencial para minha aprovação. A minha única falha foi não treinar mais o tempo de prova, acabei chutando algumas questões das básicas nos momentos finais e também teria mais tranquilidade na hora de transcrever a redação.

Assistam o depoimento do Evanildo, Do Léo Bahia e de tantos outros que não desistiram e hoje são estáveis e trabalham felizes da vida! Para finalizar: “O êxito na vida não se mede pelo que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.”

-Abraham Lincoln”

 

Comentários

comentarios