Depoimento aprovado para a segunda fase do TJ SP – Welber Amaro

Nome: WELBER AMARO DA SILVA
Idade: 26 anos
Cidade/Estado: SP

Meu nome é Welber Amaro da Silva e fui aprovado no concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo. Dos 100 pontos, fiz 85. Tenho 26 anos e moro em São Paulo. Sou formado em Arquitetura e Urbanismo. Sou solteiro, moro com dois irmãos. Um também estava estudando para o mesmo concurso. Isso fez com que todos estivessem de acordo em manter respeito para que pudéssemos estudar.

Decidi estudar para concursos por buscar estabilidade financeira. Estudei 2 meses e meio para conquistar minha aprovação. Eu estudava de 8 à 10 horas por dia. Dediquei-me bastante às matérias de direito, as quais não tinha conhecimento. Porém, estudei todas as matérias com a devida importância.

Estava estudando ao mesmo tempo que trabalhava. Estudava no trem/metrô a caminho do trabalho e voltando do trabalho, e quando chegava em casa estudava até a hora de dormir. Às vezes, quando tinha um tempo sobrando, conseguia estudar no trabalho também. Uma média de 8 à 10 horas por dia, como falei acima.

Estudei com algumas vídeo aulas grátis do youtube, e com o conteúdo do Alfacon sempre em primeiro lugar.

Eu estava motivando durante todo o período da minha preparação. Me mantive motivado nesses dois meses, e cada vez que a motivação ia se dissipando eu pensava em como eu queria a aprovação e que, para isso, eu necessitaria dar o meu melhor. É o que fiz até o fim, máximo de esforço para ter a consciência tranquila de que fiz o meu melhor.   Abdiquei de amigos, festas por esses quase 3 meses. Sempre que sentia falta eu me dedicava mais aos estudos sabendo que era aquilo que eu queria e precisava para conseguir a aprovação.

Não tentei outros concursos. Foi a primeira vez que fiz o TJ. Fiz as provas do ano anterior, juntamente com alguns simulados do qstão do Alfacon. É muito bom para ajudar no preparo do candidato.

O Alfacon me ajudou bastante na preparação. As videoaulas são  muito objetivas e focadas no conteúdo do concurso.

A técnica específica que eu utilizava para esse concurso era ler muito a letra da lei para tentar aprender/decorar e entender o conteúdo de direito.

A minha maior dificuldade era o  conteúdo, muito amplo para estudar, principalmente as matérias de direito. Talvez se tivesse começado antes teria tido menos dificuldade com isso. Por isso é sempre importante estudar antes da saída do edital. Eu comecei quando o certame saiu.

O que eu fiz para superar minhas dificuldades foi muita dedicação, e cada vez que sentia o corpo cansado eu me focava mais e tentava superar sempre os meus limites.  

Quando o concurso estava se aproximando, nos últimos dias, eu tirei para rever o conteúdo que já havia estudado e fazer muitos exercícios. Estudei até o dia da prova, até antes de chegar o portão da prova eu estava lendo resumos e isso me ajudou bastante.

Eu acredito que o que tornou minha preparação efetiva foi a dedicação. Eu botei na cabeça desde o primeiro dia que era a aprovação que eu estava em busca. Então, nesses 2 meses e meio eu não descansei um dia, eu me dediquei ao máximo. 8, 10, 12, 14, até 16 horas por dia eu estudei e não achava o suficiente. Eu queria estar preparado, eu queria chegar à prova sabendo que eu tinha feito o meu melhor até lá, e que o resultado viria naturalmente se assim tivesse que ser. Chegar na prova e sair de lá com a consciência tranquila que deixei o meu melhor. E foi assim, quando estava cansado demais para ler, eu abria um aplicativo de celular de perguntas e ficava respondendo, 100, 200, 300. Quando cansava disso, voltava para a leitura, videos aulas.

Deixo uma mensagem aqui para vocês nessa caminhada árdua:
Não desista. Nos dias que a pessoa estiver mais desanimada, ela precisa ter mais força de vontade. Nesse dia, ela precisa pensar que ela tem que dar o seu melhor para não se arrepender depois por não ter deixado tudo. Se é pra se dedicar a algo na vida, que seja 100%. Ela precisa dar o seu melhor para ter a consciência tranquila depois de fazer a prova, independente do resultado. E se o resultado não vier, que continue estudando pois tenha certeza que um dia ele virá.

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes