Dicas de como estudar de forma eficiente para passar em concurso

133

como-estudar-de-forma-eficiente-alfacon

Como estudar para um concurso? Como tornar meu tempo mais proveitoso? Como transformar o hábito de estudar em algo prazeroso e produtivo? Certamente estas são dúvidas frequentes para um concurseiro iniciante, mas não se preocupe! Neste artigo você terá acesso a dicas preciosas para se dar bem na prova do concurso.

Em primeiro lugar é bom deixar claro que não há uma fórmula mágica que funcione para todas as pessoas, de forma homogenia, quando o assunto é estudar. E aqui, não é apenas estudar. É estudar de forma estratégica, é conhecer o edital e é ter foco nos seus objetivos. Mas algumas dicas sempre são bem vindas, não é mesmo? Então vamos lá!

Escolha seu caminho

O primeiro passo para se dar bem nos estudos para o concurso é saber qual caminho seguir. Escolha o cargo desejado e procure por editais anteriores. Não é recomendável que você se prepare para diversos concursos ao mesmo tempo. O ideal é focar no seu objetivo e seguir em frente.

Organize sua vida, mas esteja preparado para imprevistos

Para tornar seus estudos mais produtivos é necessário disciplina e organização. Reserve um tempo do seu dia, de segunda à sexta-feira, de duas a três horas. Escolha um lugar calmo e nos primeiros dia teste diferentes formas de absorção do conteúdo. Leia em voz alta, faça resumos, estude em grupo.

Os primeiros dias dessa nova rotina serão desafiadores e imprevistos aparecerão, mas lembre-se: nem tudo depende de você, apenas a forma como você lida com as coisas. Portanto, esteja preparado para fazer adaptações à sua rotina e se for necessário, mude-a. Teste coisas novas até que você se sinta confiante o suficiente para saber que está no caminho certo.

Descansar também é importante

Respeitar seu corpo e sua mente e dar um tempo para o descanso, também faz parte da disciplina. Faça uma pausa de até 10 minutos a cada hora de estudo. Levante, ande, tome uma água. Evite estudar estressado ou ansioso.

Lazer também é importante nessa fase. Se você propôs a si mesmo estudar de segunda a sexta, 3 horas por dia, faça isso. Não estude no sábado nem no domingo, caso este não seja seu plano inicial. Respeite seu lazer, seu corpo e sua mente!

Estude com metas e recompensas. Estimule-se!

Vamos supor que sua rotina de estudos seja de segunda a sexta, 4 horas por dia. Lendo o edital provavelmente você já identificou matérias que possui mais afinidade e matérias que você torce o nariz. Comece a semana com as matérias que te deixam feliz! Segunda-feira já é naturalmente um dia deprimente e você acabou de sair de dois dias de lazer. Você precisa se estimular e não há nada de errado nisto!

Caso você esteja estudando duas matérias por dia, comece sempre com a mais difícil pra você (com exceção da segunda-feira, onde você precisa de duas matérias que mais tem afinidade!). A matéria com maior afinidade vem logo em seguida e funciona como uma espécie de recompensa que não deixa você desanimar para as próximas duas horas de estudos!

Apesar de estar fazendo tudo certinho, ainda haverá dias que você não estará disposto e com dificuldade para se concentrar. Não se preocupe. Isso é normal. A dica para driblar o bode é: ofereça-se algumas pequenas recompensas. Pense: “Se eu terminar de estudar X matéria até tal hora, poderei ir ao cinema com meus amigos”. Também vale se auto chantagear com chocolates e outras comidinhas gostosas (mas nada de abusar, ein?).

Outras dicas que podem te ajudar:

  • Estude sempre no mesmo horário;
  • Mantenha seu local de estudos limpo e organizado;
  • Tente aumentar de forma lenta e gradual seu tempo de estudos durante seu ano preparatório;
  • Respeite os sinais de seu corpo;
  • Caso esteja ansioso ou estressado, pare, respire e comece de novo.
  • Crie outros hábitos disciplinares que podem te ajudar a ser mais regrado, como por exemplo meditar durante 5 minutos toda manhã.

Essas foram algumas dicas que o AlfaCon preparou para você que está iniciando no mundo dos concursos.

Comentários

comentarios