Dicas de Cultura Organizacional para o Banco do Brasil

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Você aí que está estudando para o concurso do Banco do Brasil, seja para região nordeste que terá sua prova no dia 18 de outubro ou para as outras regiões que esperam pela abertura do edital, o AlfaCon trás toda semana dicas para intensificar seus estudos. E hoje, quarta-feira, é dia de mais dicas! E quem vem alegrar os Alfartanos é o professor Júlio Raizer (o Che) com dicas de Cultura Organizacional. Confiram!

Conceito:

Entendemos Cultura Organizacional, como sendo o conjunto que envolve: histórias, rituais, cerimônias, símbolos materiais, linguagem… Aprendidos e reproduzidos dentro da organização.

Como é aprendida:

A Cultura Organizacional pode ser aprendida por meio de: Histórias, Rituais e Cerimônias, Símbolos Materiais e Linguagem.

Os aspectos:

Para que seja considerada realmente parte da Cultura Organizacional, temos que prestar atenção nos seguintes aspectos: Regularidade nos comportamentos observados, normas – orientam o comportamento, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional.

Os níveis:  

A cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis:

  1. Artefatos. São as coisas concretas que cada um vê, ouve, e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.
  2. Valores compartilhados. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razoes pelas quais elas fazem o que fazem; funcionam como justificativas aceitas por todos.
  3. Pressuposições básicas. Constituem o nível mais profundo da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam.

Vantagens e Desvantagens

A cultura ajuda na resolução de problemas internos, diminui conflitos e diferenças, faz o controle da gestão, e desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece.

A única desvantagem que a formação de uma cultura organizacional pode vir a trazer é se ela puder de alguma forma, impedir que a empresa progrida, colocando obstáculos a mudanças, a diversidade, a fusões ou aquisições.

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