Dicas de Administração e Informática para a prova do TCE-SP

Você já conferiu neste post dicas de Língua Portuguesa para o concurso do TCE-SP. Agora, o professor Luiz Rezende preparou algumas dicas para a disciplina de Administração e Informática. Confira!

Administração

Disciplina que mais tem crescido em concursos, sendo tema presente na maioria dos editais, a administração pública tem uma abordagem particular na Fundação Carlos Chagas, banca que organiza a prova do TCE/SP, e dentre os tópicos mais importantes está o planejamento estratégico, a atualização da matriz SWOT para a criação de cenários, assim como o Balanced Scorecard para o alinhamento dos membros da organização aos objetivos estratégicos. Ainda pode ser abordada a questão da qualidade, com o conceito Kaizen e o ciclo PDCA, é importante se focar nas reformas administrativas do Estado brasileiro, em particular naquela que implementou o modelo gerencial, nos anos 90 do séculos passado, e nos princípios de governança, governabilidade, accontability, assim como nas definições de eficiência, eficácia e efetividade. Duas importantes dicas finais é se apartar um pouco no senso critico na hora da prova e esquecer os parâmetros da administração na iniciativa privada, pois isto pode induzir o candidato ao erro.

Informática

Das principias bancas organizadoras, a FCC é uma das mais recorrente nos temas e abordagens, e analisando as provas anteriores, é possível ter uma boa base dos principais temas.

Sobre o edital destaca-se o Windows 7, onde o principal são os aplicativos e utilitários nativos, além das edições (Starter, Home Basic, Home Premium, etc) e arquiteturas de 32 e 64 bits.

O pacote Ofice 2010 aborda editores de texto e, com o foco da manipulação de conteúdo de cada programa, valendo destaque para o Excel, com funções como SE e SOMASE.

Sobre a Internet, quinto tema do edital, a abordagem será concentrada na navegação em sites, e elementos como pop-up e cookies e e-mails, tanto utilizando webmails quanto clientes de e mail. É importante estudar os protocolos vinculados aos serviços da internet, como a pilha TCP/IP, Http, Https, SMTP, POP3, IMAP4, etc, além do conceito de cloud computing e cloud storage e redes sociais, com destaque para o facebook e twitter.

Mesmo que não esteja de forma explicita descrito no edital, a segurança é geralmente abordada em provas de tribunais, seja através do Windows  Pacote Office (senhas de proteção e gravação) e internet (e-mails maliciosos).

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes