Dicas de Direito Administrativo – Poderes

Tem dúvidas sobre a matéria de Direito Administrativo? Vamos ajudar você!

Direito Administrativo já virou uma matéria rotineira na vida dos concurseiros , separamos algumas dicas para facilitar seu entendimento, mas antes vamos entender o que é. Direito administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público. Nosso professor Thállius Moraes, vai te ajudar com dicas sobre essa matéria, confira.

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO

1) PODER HIERÁRQUICO: É a subordinação entre órgãos e agentes sempre dentro da estrutura da mesma pessoa jurídica.

2) PODER DISCIPLINAR: É a aplicação de penalidades à servidores e à particulares que possuam algum vínculo jurídico com a Administração Pública.

3) PODER DE POLÍCIA: É o poder que possui a Administração de limitar e condicionar a forma pela qual os particulares irão exercer seus direitos, bens e liberdades, objetivando a proteção do interesse público.

>> Não perde tempo não! Comece sua preparação com o AlfaCon!

ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA

  • Discricionariedade: O poder de polícia em regra é discricionário, pois da margem de liberdade dentro dos parâmetros legais ao administrador público para agir, contudo, se a lei exigir o poder de polícia pode ser vinculado.
  • Autoexecutoriedade: A Administração pode executar diretamente suas decisões, sem precisar de intervenção judicial (mas nem todos atos possuem esse atributo, como a multa, por  exemplo).
  • Coercibilidade: As determinações da Administração podem ser impostas coercitivamente ao administrado, ou seja, o particular é obrigado a observar os ditames da administração, independentemente de sua anuência.

 4) PODER REGULAMENTAR : É com base nesse poder que a Administração irá editar atos normativos que irão complementar e regulamentar a lei, de modo a dar fiel execução à mesma. Esses atos não podem inovar no ordenamento jurídico (eles não podem criar, alterar, contrariar ou extinguir).

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Mais de 100 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 100 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 100 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…