Dicas de Informática Geral

Tem dúvidas sobre Informática? Nós podemos te ajudar nisso!

Informática é uma matéria importante em provas de concurso público e alguns concurseiros não dão a devida atenção para ela, acham que não precisam estudar, pois já sabem operar computadores.
O que muitos não sabem é que raramente a banca vem cobrando questões sobre a aplicações e uso, mas sim o que vem sendo cobrado são os conceitos. Muitos alunos não se preparam para isso e acabam se frustrando no dia da prova ao se depararem com questões desse tipo.
Pensando nisso, o professor Ranielison preparou algumas dicas para lhe ajudar em mais uma etapa até a sua aprovação.

1 – O principal, e mais importante, é montar uma grade de estudos onde a matéria de informática esteja presente no mínimo 3 (três) vezes durante a semana, contanto finais de semana também. Isso é necessário pois a matéria de informática é uma das principais matérias do concurso e faz a diferença no resultado final da sua prova, assim como outras matérias básicas, como, por exemplo, Português e Matemática.

 

2- Estude os editais anteriores e monte todo o seu material de estudo com uma bateria de exercícios sobre cada assunto, voltados para os tópicos desses editais, pois a chance da banca repetir os tópicos é grande e você estará preparado para a prova quando isso acontecer.

 

3- Estudar no mínimo 3 horas ininterruptas, semanalmente, da matéria, tanto para estudo de conceitos quanto para resolução de exercícios.

 

4- Separe um dia da semana para resolver somente questões de provas anteriores da banca estudada, não só provas do cargo pretendido, mas no nível pretendido e priorizar questões recentes para entender qual é o atual posicionamento da banca para determinados assuntos.

5- Embora a Informática não possua uma sequencia exata, como, por exemplo, o Código Penal Brasileiro, que começa pelo art. 01 e vai até o art. 361, é aconselhado que o concurseiro tente montar uma sequencia lógica dos conteúdos e assuntos para estudar, pois é mais fácil aprender a matéria quando há uma regra de estudo definida.

>> Saia na frente com o AlfaCon!

6- Após alguns meses de estudo, separe os assuntos que você tenha encontrado mais facilidade e também maior dificuldade para aprender. Priorize os conceitos mais difíceis dedicando uma “fatia” maior do seu tempo de estudo para esses assuntos, é claro que sem deixar de lado os assuntos mais “fáceis”.

 

7- Tópicos complexos presentes no edital, como, por exemplo, Suíte de Escritório, o aluno deve focar os estudos em resolução de exercícios e questões de provas anteriores, que possuem o assunto e não em conceitos aprofundados da matéria. Esse tipo de estudo toma muito tempo e torna o estudo cansativo, sendo que a banca cobra, muitas vezes, um nível superficial relacionado a esse tópico, então não aprofunde.

8- Quando se deparar com questões do tipo, teclas de atalho, fórmulas dos editores de planilhas, uso de navegadores de internet, teste o que a questão está abordando, porque é uma forma de decorar o assunto mais facilmente, a prática é mais fácil de decorar do que a teoria.

9- Sobre Sistemas Operacionais é importante estudar as versões que foram cobradas nos editais anteriores e devemos nos atentar para as mudanças de conceitos e softwares nativos, como, por exemplo, o navegador de internet nativo da Microsoft Windows até a versão 8.1 era o Internet Explorer, que deu lugar ao Edge na versão do Windows 10. Outro exemplo é o atual programa de Antivírus Windows Defender que era considerado apenas um Anti-Spyware nas versões anteriores do Windows.

10- Segurança da Informação também é um tópico muito cobrado em concursos, uma dica é estudar sobre Criptografia, chave simétrica e assimétrica, certificação e assinatura digital, pois nesses assuntos são cobrados os princípios da segurança da informação – disponibilidade, integridade, confidencialidade, autenticidade e não repudio (irretratabilidade) – onde encontramos a maioria das pegadinhas de questões. Os Malwares também caem com frequência nas provas, lembrando que não precisamos inovar nos estudos, “fazer o simples sempre da certo” – Evandro Guedes.

11- Quando for aberto o edital devemos organizar o material de estudo de acordo com os tópicos que foram citados, para não estudar algo que não possa cair na prova.

 

>> Reforce sua preparação com o curso de Informática!

12- Após a compilação do material é recomendado estudar somente através de questões e provas anteriores. Não há tempo para rever conceitos deixados sem estudar e novos tópicos cobrados no edital. Concentre o estudo naquilo que você tem se preparado, não precisa gabaritar a prova, você precisa passar.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

concursos previstos para 2024
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 107 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 107 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…