Dicas para estudar de verdade, de forma efetiva e sem frescuras!

96

Estudar é uma coisa que a maioria das pessoas fazem em diversos momentos de sua vida. Mas será que só estudar é suficiente? Sim! Desde que você estude de verdade com métodos, sem frescuras e com muita força de vontade e foco nos seus objetivos. Estudar agora, é garantir seu futuro!

Mesmo para aqueles que tem prazer em estudar, sabemos que para prestar um concurso público esta tarefa vai muito além do simples prazer e acaba se tornando parte essencial das nossas vidas. Viramos noites, passamos finais de semana na companhia dos livros e das anotações, e sabemos lá no fundo que no final isso tudo terá sua recompensa e vai valer apena, mesmo que este sonho pareça distante.

Para te ajudar, preparamos um vídeo especial e também algumas dicas para você estudar de verdade e sem frescuras!

Prepare-se mentalmente, mas também fisicamente!

É fundamental que você, para começar, saiba seus limites. Afinal de contas você só irá poder superá-los se conhecê-los. E o objetivo aqui é que você sempre se supere, dia após dia.

Você precisa se sentir confortável no seu ambiente de estudo. Pré-disponha sua mente e seu corpo à atividade de estudar. Prepara-se como se você fosse fazer algo que gosta muito, porque a partir de agora isto fará parte da sua vida, assim como suas atividades preferidas.

Separe um tempo de acordo com o que você espera para o primeiro mês de estudos. Umas 2 ou 3 horas por dia, talvez? Faça testes por alguns dias. Mude o que for necessário, mas mantenha a disciplina. É importante que você não estude por muito tempo sem pausas. Faça pequenos intervalos de hora em hora e motive-se a continuar com pequenos agrados a si mesmo.

Organização para sua memória funcionar melhor é fundamental

Estudos comprovam que nosso cérebro está programado para se recordar melhor das coisas que absorvemos primeiro e por último. Dessa forma, o conteúdo do “meio” pode exigir um pouco mais para ser recordado de forma efetiva. A dica é que, quando você começar a estudar novos conteúdos, num primeiro momento, estude as coisas mais importantes primeiro e por último. Com o tempo, você já terá se acostumado ao seu ritmo de absorção e aprendizado e tudo se tornará mais normal.

Outra dica é fazer o uso de diagramas ao invés de listas. Diagramas são fáceis de criar e tem o objetivo de refletir no papel o mapa-mental que você cria a partir das informações que você recebe. O formato é livre e você pode testá-lo de várias formas, até encontrar uma que seja perfeita para você.

>> Tudo o que você precisa saber sobre concurso público

Livre-se das distrações

Facebook, Twitter, Whatsapp, ligações inesperadas, televisão, uma mosca voando… Tudo isso pode parecer mais interessante que o livro aberto à sua frente, mas não são e nunca irão ser. Tenha isso em mente! Se você irá estudar sem fazer o uso de um computador, desligue seu celular ou coloque-o no modo silencioso. Desligue qualquer tipo de aparelho que lhe possa causar algum tipo de distração. Quando você está estudando, é importante que você fique imerso no conteúdo e no ato de estudar. Distrações externas são futilidades e você com certeza terá tempo para ler e responder todas as mensagens na hora certa! Sem frescuras, lembra?

Caso você esteja fazendo o uso do computador e da internet para estudar, mantenha seu navegador com o menor número de abas possíveis. Outra dica é ligar o som do computador apenas quando necessário (para ver um vídeo do AlfaCon, por exemplo!) e evitar que barulhos de notificações inesperados, como e-mails e antivírus, tirem sua concentração do que realmente importa.

>> Confira 6 coisas que um concurseiro NÃO DEVE fazer

Crie metas para estudar melhor! Com algumas auto recompensas também

Traga seus sonhos para o presente. Onde você quer estar daqui 1, 2 ou 3 anos? Quais concursos você quer passar no próximo ano? Quanto você quer ganhar daqui 12 meses? Estas perguntas são alguns exemplos das quais você pode fazer para si mesmo para definir algumas metas.

A dica que temos é: defina metas semanais e mensais. Divida a meta semanal em 3 objetivos que vão ajudá-lo a alcançá-la no final da semana. Sempre quando acordar relembre os 3 objetivos e tente prever o que você pode fazer para alcança-los com sucesso nas próximas 24 horas. Desta forma, você terá sempre suas metas em mente. Irá concentrar sua energia para alcançá-la da melhor e mais produtiva forma possível. E finalmente, quando o fizer, terá sua aclamada recompensa. Um dia no parque? Um cineminha no final da noite? Uma barrinha de chocolate?

Com essas dicas em mãos não tem mais desculpa para não estudar de verdade agora, né? Tem outros métodos que vocês costumam aplicar para fazer os estudos renderem? Compartilhe com a gente!

>>Estude para concurso público GRATUITAMENTE

Comentários

comentarios