Dicas de Redação

2477

Quer saber como acertar na hora da redação? Então fica ligado nessas dicas!

A redação é um tópico que assusta muitos candidatos, pois no momento da prova a ansiedade e o nervosismo resultam em dificuldade na hora de colocar as ideias no papel.

Escrever corretamente não é uma tarefa fácil, porém, é muito importante, principalmente em redações para concursos, já que gramática e pontuação são essenciais para garantir uma boa nota.

Para facilitar a sua produção e te ajudar na hora de escrever a redação, nossas professoras de Redação e Língua Portuguesa, Janaína Arruda e Giancarla Bombonato separaram três dicas que podem fazer a diferença:

>>Estude Língua Portuguesa gratuitamente!!!

A primeira dica é sobre os tipos de dissertação. Entre os mais comuns, estão:

Dissertação expositiva > são expostos fatos, dados, conceitos, sem que haja posicionamento sobre um assunto.

Dissertação argumentativa > é estabelecida uma relação entre fatos e posicionamento; é necessário que haja um ponto de vista a ser defendido.

Estudo de caso > há uma situação hipotética que deve ser avaliada com base em uma norma legal (lei, estatuto, regimento, decreto, etc.).

Questão teórica > a fundamentação se dá por meio de conceitos, definições, princípios; geralmente a proposta está relacionada um tópico previsto nos conhecimentos específicos.

A dica de número dois é sobre como desenvolver uma dissertação. Segundo nossas professoras, Janaína e Giancarla, o desenvolvimento é o conteúdo mais importante da dissertação. Nele, será preciso defender a tese e apresentar argumentos condizentes com a proposta. É justamente nesse espaço que a banca deve ser convencida de que o posicionamento do autor é válido e de que as ideias apresentadas são dignas de boa pontuação.

Por ser o trecho mais longo, pode ser dividido em alguns parágrafos; é sempre bom destacar que a dissertação para concursos não pode apresentar um único parágrafo de desenvolvimento, é preciso ter, no mínimo, dois.

Para o desenvolvimento, a quantidade de linhas pode ser maior, pois é nesse trecho que a pontuação, geralmente, é mais considerada. Desse modo, pode-se fazer uso de parágrafos com 6, 7 ou até 8 linhas, dependerá da quantidade de parágrafos.

A terceira dica que as professoras separaram são sobre apresentação do texto, confira alguns quesitos importantes:

Letra – Legibilidade: Escreva sempre com letra legível. Pode ser letra cursiva ou de imprensa, desde seja possível ler o que foi escrito.

 

Respeito às margens: As margens (tanto esquerda quanto direita) existem para serem respeitadas, portanto não as ultrapasse no momento em que escreve a versão definitiva. Tampouco deixe “buracos” entre as palavras.

Indicação de parágrafos: É preciso deixar um espaço antes de iniciar um parágrafo (mais ou menos dois centímetros).

 

Título: Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Em caso de obrigatoriedade do título, procure não pular linha entre o título e o início do texto, porque essa linha em branco não é contada durante a correção.

Rasuras: Quando você está escrevendo e, por distração, erra uma palavra, deve passar um traço sobre a palavra e escrevê-la corretamente logo em seguida, sem fazer qualquer tipo de outra marcação.

Exemplo: exeção exceção

Gostou das nossas dicas e quer saber mais? O AlfaCon tem um material completo para você. No livro, são apresentadas explicações sobre a produção de textos, bem como algumas estratégias que podem ser aplicadas no processo da escrita.

>>Adquira seu material de Redação e prepare-se ainda mais!

Comentários

comentarios