Dicionário do concurseiro: entenda os termos mais usados

33

entenda-os-termos-mais-usados-em-concurso-publico-alfacon

Você já entendeu a diferença entre classificado, convocado e aprovado e hoje vai descobrir o significado de outros termos usados em concurso público. É muito importante que antes que você comece a estudar entenda bem todas as terminologias usadas em concurso. Ler e entender o edital é um requisito obrigatório, se quiser passar num concurso público, é claro.

Então se você quer passar num concurso público, vem com a gente entender as palavrinhas mais usadas no dia a dia de um concurseiro.

  • Lotação

É o local onde o candidato aprovado em concurso público irá exercer sua funções. Isto é, estado, cidade, órgão, unidades, etc.

  • Autorização

É a permissão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para que um concurso seja autorizado. Quando você ler alguma notícia dizendo que “foi autorizado determinado concurso” quer dizer que ele foi liberado e em breve irá divulgar sua banca organizadora e também seu edital.

  • Banca organizadora

Falando em banca organizadora, é a empresa responsável pela elaboração, divulgação e organização dos concursos públicos. É ela quem irá criar e publicar edital com todos os dados necessários, além é claro de ser quem irá criar e realizar as provas.

  • Edital

Já o edital é o documento com todas as informações necessárias sobre o concurso. Nele você encontra dados sobre os cargos oferecidos, número de vagas, data de inscrição, requisitos de participação, data da prova, conteúdo programático e muitas outras informações importantes. Leia o edital com atenção!

  • Cadastro reserva

São vagas que ainda não existem. Isto é, vagas que serão criadas a partir da necessidade do órgão durante o prazo de validade do concurso.

Não pense que é só isso não! No próximo post vocês irão conferir as outras palavras mais usadas em Concurso Público. Aguardem!

Comentários

comentarios