|

EDITAL ABERTO! Bombeiro Oficial de Santa Catarina – CBM SC, confira!

Edital aberto para CBM SC Oficial tem errata publicada!

Alô você! Com o edital publicado do cargo Bombeiro Oficial de CBM SC no dia 15/12/2022, foi divulgado no Diário Oficial de Santa Catarina, errata na disciplina Raciocínio Analítico do conteúdo programático.

A errata do concurso público tem alterações na forma em que foi divulgada a disciplina de Raciocínio Analítico, com isso, altera como será realizado o comando da questão e o formato das alternativas respostas que o candidato irá analisar no dia da prova.

No texto divulgado na publicação do edital constava enunciado e 04 alternativas (“A”, “B”, “C” e “D”) de respostas e sendo na verdade 05 alternativas (“A”, “B”, “C”, “D” e “E”) para analisar em cada comando de questão.

Os demais itens permanecem inalterados.

Nada de desculpa para não estudar!

E você pode fazer concurso para os dois cargos, sabia disso? Para o cargo de Oficial a prova é manhã (matutina) e Soldado no período da tarde (vespertino). Não perca tempo faça sua inscrição!

Acompanhe nosso calendário de eventos!

Edital aberto para  Bombeiro Oficial do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina – SC com remuneração inicial de R$ 16 mil!

Edital aberto! Foi publicado na data no dia 30 de novembro de 2022, o edital do novo concurso para o cargo de Cadete Bombeiro Militar de Santa Catarina, foram ofertadas no total 15 vagas.

Conforme documento divulgado na banca examinadora Instituto Consulplan com escolaridade nível ensino superior completo em qualquer área de formação.

Curso de Formação de Oficiais do Estado de Santa Catarina – CFO CBM SC Abertura de Edital com provas para fevereiro de 2023, cargo Cadete Bombeiro Militar FONTE CBM SC

Candidatos para ingressar no Órgão fique atento ao edital de abertura, as inscrições vão ser durante o seguinte período: das 16h do dia 01 de dezembro de 2022 às 16h00min até 02 de janeiro de 2023 às 16h00min, no site da banca examinadora Instituto Consulplan, com o valor de inscrição de R$ 250,00.

Data da prova objetiva e redação: 05/02/2023, no período da manhã.

Fases do Concurso Público

Primeira Fase: Provas objetivas e discursivas; período de inscrição no Concurso Público, logo em seguida na segunda fase exame de Avaliação de Escolaridade, por meio de prova escrita (objetiva e redação), de caráter eliminatório e classificatório.

Sendo aprovado/classificado para a terceira fase candidatos farão avaliação de saúde (médico e odontológico), de caráter apenas eliminatório. Depois a tão esperada oportunidade o TAF (Teste de Aptidão Física) na quarta fase Exame de Avaliação Física, de caráter apenas eliminatório.

Logo mais sendo convocado para as demais fases, na quinta fase fará exame de avaliação psicológica, de caráter apenas eliminatório;

E a Investigação Social, de caráter informativo e eliminatório ficou na sexta fase e a última fase, sétima apresentação de documentos e toxicológico, de caráter eliminatório.

Quais os locais para realizar o concurso?

No momento em que o (a) concurseiro (a) realizar a inscrição poderá escolher o local da prova objetiva e discursiva, veja as cidades:

  • Blumenau,
  • Canoinhas,
  • Chapecó,
  • Criciúma,
  • Curitibanos,
  • Florianópolis,
  • Itajaí e
  • Joinville

Como será prova objetiva e discursiva?

A prova objetiva terá 50 (cinquenta) questões, todas de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (“A”, “B”, “C”, “D” e “E”), sendo somente 01 que poderá ser assinalada como correta.  E a prova objetiva e de redação serão no mesmo dia e com o total de duração de 05 horas.

A prova de redação constará de um tema relacionado a qualquer assunto indicado nos programas da prova objetiva, ou tema relacionado a qualquer assunto da atualidade.

E redigida em folha específica, o candidato deverá dispor de caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente, no mínimo de 20 linhas e máximo 30 linhas, não apresentar o mínimo de linhas escritas será atribuído nota zero (eliminação), fora demais exigências conforme edital.

Não esqueça de levar sua caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente.

Quais as disciplinas do concurso?

Como estudar para Bombeiro Oficial de Santa Catarina – SC?

O preparo é fundamental quando se fala de concursos públicos, e o AlfaCon possui a melhor equipe com os melhores cursos e materiais para preparar todos aqueles que têm vontade de mudar de vida. Nosso foco é tornar a sua vida melhor.

Além disso, nosso índice de aprovações em concursos é um dos maiores do Brasil. Já somos mais de 233 mil pessoas que conquistaram uma vaga! Não perca sua chance.

Dê o primeiro passo para a sua mudança de vida agora mesmo. Estude com o curso GRATUITO  do Edital Aberto Bombeiro Oficial SC do AlfaCon!

DISCIPLINANº DE QUESTÕES
Língua Portuguesa05
Física05
Matemática05
Química05
Direito Administrativo05
Direito Constitucional05
Administração Pública04
Raciocínio Analítico04
Raciocínio Lógico04
Informática04
Inglês04
TOTAL DE QUESTÕES                                          50  

Conteúdo das Disciplinas

LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa: Sistema, norma, fala e variedade linguística. Ortografia: sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: estrutura e formação de palavras; classes gramaticais; flexão verbal; modos, vozes, tempos e aspectos do verbo; flexão nominal; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal. Sintaxe: colocação dos termos na oração e das orações no período; colocação pronominal; frase, oração e período; a oração e seus termos; estrutura da oração e do período; os processos sintáticos: coordenação e subordinação; paralelismo sintático; equivalência e transformação de estruturas; discurso direto e indireto. Pontuação: vírgula, ponto-e-vírgula, travessão e parênteses. Léxico: significado de palavras e expressões; relações de sinonímia e antonímia; denotação e conotação; significação e contexto; terminologia jurídica: significado, aspectos ortográficos e morfossintáticos. Análise e interpretação de textos: tipos de texto; estrutura textual; relação entre ideias: coesão e coerência; ponto de vista do autor; ideia central e ideias convergentes. Semântica textual: informações literais, pressupostas, implícitas e subentendidas.

RACIOCÍNIO ANALÍTICO

Objetiva testar a habilidade do candidato em avaliar uma suposição, inferência ou argumento. Uma suposição significa um ato ou efeito de supor, estabelecer ou alegar por hipótese, ou conjectura. Uma inferência significa um ato ou efeito de inferir, tirar por conclusão ou deduzir por raciocínio. Um argumento significa um raciocínio, indício ou prova pela qual se tira uma consequência ou dedução. Cada questão consiste em um pequeno enunciado seguido por uma questão com quatro respostas possíveis acerca desse enunciado. A tarefa do candidato é escolher a melhor dentre essas respostas. Embora os enunciados abordem diversos temas, estes são auto-suficientes como compreensão do tema, não requerendo do candidato o conhecimento prévio do assunto tratado; portanto, o foco da questão privilegia a análise do argumento, da suposição ou da inferência contidos no contexto do enunciado, e não em conhecimentos prévios sobre o tema do enunciado em si.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. Proposições. Conectivos: conceito de proposição. Valores lógicos das proposições. Conectivos. Tabela-verdade. Operações lógicas sobre proposições: negação de uma proposição. Conjugação de duas proposições. Disjunção de duas proposições. Proposição condicional. Proposição bicondicional. Tabelas-verdade de proposições. Compostas: construção de proposições conjuntas. Tabela-verdade de proposições conjuntas. Tautologias e contradições: definição de tautologia. Definição de contradição. Equivalência lógica e implicação lógica: equivalência lógica. Propriedades da relação de equivalência lógica. Recíproca, contrária e contrapositiva de uma proposição condicional. Implicação lógica. Princípio de substituição. Propriedade da implicação lógica. Álgebra das proposições: propriedade idempotente. Propriedade comutativa. Propriedade associativa. Propriedade distributiva. Propriedade de absorção. Leis de Morgan. Argumentos: conceito de argumento. Validade de Um argumento. Critério de validade de um argumento. Sentenças abertas: sentenças abertas com uma variável. Conjunto-verdade. Sentenças abertas com duas variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com duas variáveis. Sentenças abertas com n variáveis. Conjunto-verdade de uma sentença aberta com n variáveis. Operações lógicas sobre sentenças abertas: conjunção. Disjunção. Negação. Quantificadores: quantificador universal. Quantificador existencial. Negação de proposições contendo quantificadores. Quantificação parcial e quantificação múltipla. Existência e unicidade. Conjunto limitado.

FÍSICA

Conceitos Fundamentais: Conhecimento Científico; Grandezas Físicas; Grandezas Escalares e Vetoriais; Grandezas Fundamentais; Sistemas de Unidades; Cinemática da Partícula: velocidade média e instantânea, aceleração média e instantânea, aceleração constante, movimento retilíneo uniformemente, variado, movimento relativo; Força e Movimento: Lei de Newton, peso e massa, força de atrito, força de arrasto e velocidade terminal; Trabalho e Energia: trabalho, energia cinética e o teorema trabalho-energia potência, conservação da energia mecânica, forças não conservativas; Centro de Massa e Momento Linear: centro de massa, movimento do centro de massa, momento linear, conservação do momento linear, colisão e impulso; Rotação, Torque e Momento Angular: momento de inércia e torque, energia cinética da rotação, rolamento, conservação do momento angular; Estática dos Fluidos: conceitos fundamentais de fluidos – pressão e massa específica, pressão absoluta e manométrica, Princípio de Pascal e Arquimedes, forças hidrostáticas sobre superfícies submersas, medidor de pressão; Dinâmica dos Fluidos: equação da conservação da massa, equação da quantidade de movimento, Equação de Bernoulli ; Calorimetria: capacidade térmica e calor específico, mudança de fase e calor latente, experimento de Joule e primeira Lei da Termodinâmica, propriedades térmicas e processos térmicos: expansão térmica, diagramas de fase e transferência de calor; Termodinâmica: energia interna de um gás ideal, trabalho termodinâmico, capacidades térmicas dos gases, capacidade térmica dos sólidos, segunda Lei da Termodinâmica, máquinas térmicas e refrigeradores, Ciclo de Carnot, irreversibilidade, desordem e entropia.

MATEMÁTICA

Teoria de conjuntos; conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais e reais. Relações, Equações de 1º e 2º graus, sistemas. Inequações dos 1º e do 2º grau; Funções do 1º grau e do 2º grau; Função exponencial, função logarítmica, Sequências numéricas; Progressão Aritmética (PA) e Geométrica (PG), Função trigonométrica, Matrizes e Determinantes, Sistemas Lineares, análise combinatória, geometria espacial, geometria de sólidos; Geometria analítica. Noções de Trigonometria; Distribuição de frequências: absoluta, relativa, acumulada; Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes; Medidas de Dispersão; Desvio padrão e Coeficientes de variação; Representação Gráfica. Noções sobre limite e continuidade: Noção intuitiva de limite; definição; propriedades, teorema da unicidade; limites laterais; limites no infinito e limites infinitos; limites fundamentais; assíntotas horizontais e verticais; definição de continuidade e propriedades. Derivada: A reta tangente, definição de derivada; interpretação geométrica; derivadas laterais; regras de derivação; derivada de função composta (regras da cadeia); derivada da função inversa; derivada das funções elementares; derivadas sucessivas; derivação implícita. Aplicações da derivada: Velocidade e aceleração; taxa de variação; máximos e mínimos; teorema de Rolle e teorema do valor médio; funções crescentes e decrescentes; critérios para determinar os máximos e mínimos; concavidade; ponto de inflexão; esboço de gráficos; problemas de maximização e minimização; Regras de L’Hospital. Integral definida e indefinida: Diferencial; função primitiva; integral indefinida e propriedades; integrais imediatas; integração por substituição e por partes; definição da integral definida; interpretação geométrica, propriedades, a relação entre a integral definida e a derivada (Teorema Fundamental do Cálculo); cálculo de áreas.

QUÍMICA

Matéria e Energia: matéria & energia, substâncias químicas, misturas & sistemas, separação de misturas; Atomística: átomo, isotopia, isobaria, isotonia, números quânticos, modelos atômicos; Radioatividade: emissões radioativas & leis da radioatividade, cinética das emissões & constante radioativa, vida média & meia-vida & famílias radioativas, fissão e fusão nuclear; TabelaPeriódica: classificação periódica moderna, propriedades periódicas; Ligações Químicas: tipos de ligações químicas; Polaridade das Moléculas: polaridade das ligações covalentes, polaridade das moléculas; Forças Intermoleculares: dipolo-dipolo, London, pontes de hidrogênio; Ligação Metálica: propriedades dos metais, ligas metálicas; Oxidação e Redução: nox, cálculo do nox; Funções Químicas: ácidos & bases, reações de neutralização, indicadores de ácido-base, sais & óxidos; Reações Químicas: reações químicas e suas propriedades, oxirredução, balanceamento de reações; Relações de Massa, Mol e Constante de Avogadro: u.m.a., massa atômica e massa molecular, mol & massa molar; Leis das Reações Químicas: leis ponderais, leis de Gay-Lussac; Cálculos Químicos: cálculos de fórmulas: centesimal / mínima /molecular, estequiometria; Estudo Físico dos Gases: transformações gasosas, equação geral dos gases, equação de Clapeyron, misturas gasosas, pressão parcial, volume parcial, densidade dos gases, difusão e efusão; Propriedades Coligativas: pressão de vapor, tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria; Termoquímica: entalpia, entalpia de formação, entalpia de combustão; Cinética Química: velocidade média de uma reação, teoria das colisões, lei de Guldberg e Waage, catalisadores, ordem de uma reação; Equilíbrio Químico: equilíbrio químico (conceitos / tipos de equilíbrio químico), constante de equilíbrio: kc & kp, equilíbrios heterogêneos, grau de equilíbrio; Deslocamento de Equilíbrio: princípio de Lê Chatelier, variação da pressão, variação da concentração, variação da temperatura; Equilíbrio Iônico: constante de ionização, grau de ionização, pH e pOH, efeito do íon comum.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Princípios do direito administrativo. A constitucionalização do Direito Administrativo. Regime jurídico administrativo. Administração pública e os modelos de Estado. Princípios fundamentais da administração pública. Administração pública e o princípio da probidade administrativa. Atos de improbidade administrativa e a Lei n.º 8.429/92. Teoria da organização administrativa. Desconcentração e descentralização. Administração pública direta e indireta. Poderes da administração pública. Discricionariedade e vinculação. Poder hierárquico. Poder disciplinar. Poder regulamentar. Poder de polícia. Abuso de poder. Atos administrativos. Conceito. Requisitos. Atributos. Classificação. Espécies. Atos de direito privado. Invalidação do ato administrativo. Servidores públicos. Conceito. Regime jurídico. Princípio da acessibilidade aos cargos públicos. Concurso público. Provimento. Discricionariedade e ato de nomeação. Estabilidade. Exoneração e demissão do servidor público. Aposentadoria. Regime disciplinar dos servidores públicos. Tipicidade. Sanção disciplinar. Sindicância e processo administrativo disciplinar. Processo administrativo. Princípios. Espécies. Fases. Lei Estadual n.º 6.218, de 10 de fevereiro de 1983; Emenda Constitucional n.º 033, de 13 de junho de 2003; Decreto Estadual no 12.112, de 16 de setembro de 1980.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Conceito de Constituição. Classificação das Constituições. Aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. Poder Constituinte. Os Princípios fundamentais. Os direitos e garantias fundamentais. Características gerais dos direitos fundamentais. Efetividade dos direitos fundamentais. Perspectiva subjetiva dos direitos fundamentais. Direitos a prestações negativas. Direitos a não-impedimentos. Direitos a não-afetação de propriedades e situações. Direitos a não- eliminação de posições jurídicas. Direitos a prestações positivas. Perspectiva objetiva dos direitos fundamentais. Catálogo dos direitos fundamentais. Sujeitos dos direitos fundamentais. Funcionalidade dos direitos fundamentais. Limites e restrições aos direitos fundamentais. Limites dos limites. A proibição de retrocesso social. Tutelas constitucionais. Habeas corpus. Habeas data. Mandado de segurança individual e coletivo. Direito de petição e de certidão. Ação popular e Ação civil pública. Direitos Sociais. Nacionalidade. Definições. Espécies. Organização Espacial do Estado: A federação e sua origem. Federação por agregação e por desagregação. Os entes federativos e o município. Repartição de competências. Competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes. Organização dos Poderes. Fundamentos da separação dos poderes. Segurança pública. A ordem social.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Organização do Estado e da Administração Pública. Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Experiências de reformas administrativas. O processo de modernização da Administração Pública. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. Governabilidade, Governança e Accountability. Governo eletrônico e transparência. Qualidade na Administração Pública. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais e sua aplicação na Administração Pública. Gestão Pública empreendedora. Ciclo de Gestão do Governo Estadual. Controle da Administração Pública. Ética no exercício da função pública.

INFORMÁTICA

Introdução a conceitos de hardware e software de computador. Introdução a sistemas operacionais: Microsoft Windows e Linux. Conceitos básicos e utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas eletrônicas, apresentações e gerenciadores de banco de dados: pacotes Microsoft Office e LibreOffice. Conceitos básicos e tecnologias relacionados a Internet e Intranet. Principais aplicativos de navegação na “internet”, ferramentas de pesquisa e compartilhamento de informações. Conceitos básicos de segurança da informação e proteção contra vírus, worms e derivados. Correio Eletrônico, envio e recebimento de e-mails e anexos, endereços e formas de endereçamento de correio eletrônico, webmail, spam. Conceitos de software livre e licenças de uso, distribuição e modificação.

INGLÊS

Interpretação de Textos. Esta prova visa determinar se o candidato possui conhecimentos suficientes que lhe permitam a leitura e a compreensão de textos escritos nesse idioma. Dentre outras habilidades, o candidato deve ser capaz de: inferir, através do contexto e dos mecanismos de formação de palavras, o significado de vocábulos desconhecidos; identificar marcadores explícitos de coesão, conseguindo, assim, estabelecer conexões de sentido entre períodos e parágrafos; interpretar afirmações implícitas no texto, ao acompanhar a argumentação oferecida pelo autor.

REDAÇÃO

PROVA DISCURSIVA REDAÇÃO: Constará de uma questão discursiva, respondida sob forma de redação, do tipo dissertativa, com tema relacionado a qualquer assunto da atualidade.

O que faz  Cadete Bombeiro Militar?

O Cadete Bombeiro Militar através de cursos de educação básica, educação militar e educação profissional exercem funções de Comando, Direção e Chefia nas atividades de Bombeiro Militar, além das missões relacionadas em legislação esparsa.

Quais os requisitos para Cadete Bombeiro Militar?

  • Ter nacionalidade brasileira.
    Possuir altura não inferior a 1,60, para candidatas do sexo feminino e 1,65, para candidatos do sexo masculino
  • Possuir peso proporcional à altura, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do índice de massa corporal, nos termos do ANEXO III do presente Edital.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da inclusão.
    Não ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição neste Concurso, conforme ANEXO I.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
    Curso Superior em qualquer área de conhecimento a nível de Bacharelado ou Licenciatura Plena.

Será automaticamente desclassificado o candidato que deixar de entregar, dentro do prazo estabelecido, qualquer documento exigido para ingresso no estado efetivo e matrícula no curso de formação.

Curso de Formação e Pós Graduação

O Curso de Formação dura aproximadamente 02 anos tendo como local centralizado para ensino cidade de Florianópolis/SC. Os Cadetes terão mais de 1400 horas aplicação de conhecimentos das atividades da Corporação, tais como atendimento pré-hospitalar, segurança contra incêndio e pânico, salvamento aquático, salvamento em altura, resgate veicular e mais de 1000 horas dedicadas a disciplinas gerais de áreas como hidráulica, física, química e direito.

Fora a relevante quantidade de estágios operacionais e administrativos. E ainda você pode sai com curso de especialização, Pós Graduação em Gestão de Riscos e Eventos Críticos.

Estágio Probatório com duração de 06 (seis) meses, para os candidatos aprovados, após o Curso de Formação.

 

Edital Aberto! Cadete Bombeiro Militar Santa Catarina SC Provas 05/02/2023
Edital Aberto Bombeiro Oficial SC – CFO CBM SC – Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – SC Abertura de Edital com provas para fevereiro de 2023, cargo Cadete Bombeiro Militar em remuneração inicial 16 mil reais. FONTE Site CBM SC

Concursos previstos para 2023: mais de 55 mil vagas serão abertas!

CALENDÁRIO DO CONCURSO

  • EDITAL ABERTURA: 30/11/2022
  • INSCRIÇÃO: 01/12/2022 – 02/01/2023
  • ERRATA 01: 15/12/2022
  • PROVA: 05/02/2023 – MANHÃ Das 8h00min às 13h00min
  • GABARITO PRELIMINAR: 06/02/2023
  • EXAME MÉDICO: 10/04/2023 – 11/04/2023
  • EXAME FÍSICO: 02/05/2023 – 03/05/2023
  • EXAME PSICOLÓGICO: 13/05/2023 – 14/05/2023
  • APRESENTAÇÃO LAUDOS: 29/05/2023
  • ENTREGA DE DOCUMENTOS: 22/06/2023
  • INÍCIO DO CURSO FORMAÇÃO A PARTIR: 03/07/2023
INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO
CARREIRAPolicial
ÓRGÃOCurso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CFO CBM SC
SITUAÇÃOABERTO
REGIÃOSul
ESTADO (S)Santa Catarina – SC
CARGOCadete Bombeiro Militar
VAGAS15 (12 masculino, 03 feminino)
NÍVEL ESCOLARIDADE
  • Ensino Superior Completo em qualquer área de formação

• Idade Mínima 18 anos na data de inclusão e não ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição neste Concurso
• Altura Mínima: 1,60 feminino, 1,65 masculino
• Possuir peso proporcional à altura, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
• CNH

  • Possuir peso proporcional à altura, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
REMUNERAÇÃO·      Inicial:   1º, 2º, 3º e 4º períodos R$ 16.306,00

·    Pós Formação:     2º Tenente R$ 18.589,00

BANCAInstituto Consulplan
DATA DA INSCRIÇÃODas 16h 01/12/2022 até 16h 02/01/2023
VALOR DA INSCRIÇÃOR$ 250,00
DATA DA PROVA05/02/2023 – MANHÃ
NÚMERO DE QUESTÕES50 (Duração de prova: 5h)
FORMATOMúltipla Escolha (05 alternativas: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”)
REDAÇÃO/DISCURSIVASim, 01 questão discursiva, mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas, com tema relacionado a qualquer assunto da atualidade.
ANO/EDITAL2022 https://bit.ly/3Uk9NQG

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes