estudar verbos para concurso público é fundamental para ir bem em todas as disciplinas

Verbo para concurso: comece a estudar de maneira correta!

Cobrado em todo concurso público, o conteúdo de verbos ou concordância verbal é considerado difícil por boa parte dos concurseiros. Comece estudando da maneira correta!

Estudar verbos para concurso público é um dos assuntos mais importantes dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Muitos concurseiros têm dúvidas sobre como estudá-los, afinal, é uma das classes de palavras mais que mais caem nos exames. Pode cair em qualquer um, de qualquer nível.

O que é um verbo?

Um verbo, de maneira simples, é uma palavra que indica uma ação. Quase sempre essa regra se aplica às situações da Língua Portuguesa, mas o verbo também pode indicar diversas outras coisas, como estado das coisas, sentimentos, fenômenos naturais.

Por exemplo nas frases:

  • “Eu estou lendo um livro” O verbo nesta frase é “ler”, pois indica a ação que realizada pelo sujeito “Eu”.
  • “Ela está cansada” O verbo nesta frase é “estar”, que indica o estado em que o sujeito “ela” se encontra.

Verbo regular x verbo irregular

A língua portuguesa possui verbos regulares e irregulares.

Os 20 são aqueles que seguem um padrão fixo de conjugação na língua portuguesa, ou seja, seu radical permanece o mesmo e são adicionados sufixos para indicar tempo, modo, pessoa e número. Esses sufixos seguem as regras gramaticais e são os mesmos para todos os verbos regulares.

Existem três tipos de conjugação de verbos regulares em português, dependendo do final do verbo no infinitivo:

  • Primeira conjugação: verbos terminados em -ar, como falar, cantar, andar, estudar, amar, etc.
  • Segunda conjugação: verbos terminados em -er, como comer, beber, esquecer, perder, etc.
  • Terceira conjugação: verbos terminados em -ir, como partir, sair, dormir, sentir, etc.

Aqui estão as conjugações dos verbos regulares no presente do indicativo, para a terceira pessoa do singular:

  • Eu falo, tu falas, ele/ela fala, nós falamos, vós falais, eles/elas falam.
  • Eu como, tu comes, ele/ela come, nós comemos, vós comeis, eles/elas comem.
  • Eu parto, tu partes, ele/ela parte, nós partimos, vós partis, eles/elas partem.

Alguns exemplos de verbos regulares na forma infinitiva e conjugados em diferentes tempos e modos são:

  • Falar: Eu falei, tu falaste, ele/ela falou, nós falamos, vós falastes, eles/elas falaram (pretérito perfeito do indicativo)
  • Comer: Eu comia, tu comias, ele/ela comia, nós comíamos, vós comíeis, eles/elas comiam (pretérito imperfeito do indicativo)
  • Partir: Eu partirei, tu partirás, ele/ela partirá, nós partiremos, vós partireis, eles/elas partirão (futuro do indicativo)
  • Dançar: Eu danço, tu danças, ele/ela dança, nós dançamos, vós dançais, eles/elas dançam (presente do indicativo)
  • Beber: Eu bebia, tu bebias, ele/ela bebia, nós bebíamos, vós bebíeis, eles/elas bebiam (pretérito imperfeito do indicativo)
  • Dormir: Eu dormirei, tu dormirás, ele/ela dormirá, nós dormiremos, vós dormireis, eles/elas dormirão (futuro do indicativo)


Em resumo, os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão fixo de conjugação na língua portuguesa, e existem três tipos de conjugação, dependendo do final do verbo no infinitivo.

Os verbos irregulares são aqueles que apresentam alterações em sua raiz, desinências e/ou conjugação em determinados tempos e modos verbais, diferentemente dos verbos regulares que seguem um padrão previsível de conjugação.

Alguns exemplos de verbos irregulares são:

Esses são apenas alguns exemplos de verbos irregulares. Existem muitos outros verbos que também apresentam alterações em sua conjugação e por isso você deve memorizar para uma melhor compreensão e uso da língua portuguesa.

📍Quer aprender mais sobre Língua Portuguesa? Acesse gratuitamente o material abaixo

Qual a importância de um verbo?

Uma forma mais completa de explicar sua importância seria a que diz que o verbo é uma classe de palavras variável que indica processos em geral. Em provas de concurso, o assunto mais cobrado dentro desse tema é o emprego dos verbos/flexão verbal.

Os verbos respondem circunstâncias como quem, como, onde e por que. Além disso, ele determina grafia e conjunção de frases e orações. Outros assuntos como pontuação, concordância, interpretação de textos, acentuação, verbos e pronomes são os que geralmente aparecem nas questões e que fazem parte dos pontos comuns nos processos seletivos, podendo garantir até 70% dos acertos nessa matéria.

Por isso, conversamos com a professora de Língua Portuguesa, Giancarla Bombonato, sobre o que você deve levar em consideração ao iniciar seus estudos sobre verbo para algum concurso público.

Quais são os tipos de verbos mais frequentes em concurso público?

Dentro do universo de verbos, pensando nos concursos em geral, os assuntos mais cobrados são:

Selecione a aba para acessar seu conteúdo

Não possuem sujeito definido, ou seja, não referem a uma pessoa ou coisa específica.

Exemplos: haver; fazer; chover; amanhecer; precisar.

São aqueles que além do pronome pessoal que indica a pessoa do sujeito, exigem um pronome reflexivo para completar seu sentido.

Exemplos: arrepender-se; queixar-se; lembrar-se; despedir-se; divertir-se; preocupar-se; enganar-se; orgulhar-se.

São classificações gramaticais que indicam a relação entre o sujeito e o verbo na frase. Existem três tipos de vozes verbais:

  • Voz Ativa: Nesse tipo de voz, o sujeito é quem pratica a ação expressa pelo verbo. Exemplo: “O menino comeu a maçã.”
  • Voz Passiva: Na voz passiva, o sujeito é quem sofre a ação expressa pelo verbo. Exemplo: “A maçã foi comida pelo menino.”
  • Voz Reflexiva: Nessa voz, o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo. Exemplo: “Eu me machuquei.”

Além dessas vozes, também existem as vozes reflexivas recíprocas, onde duas ou mais pessoas ou coisas realizam uma ação entre si. Exemplo: “Os irmãos se abraçaram.”

Indicam o momento em que uma ação ocorreu, ocorre ou ocorrerá. Os tempos verbais são divididos em três categorias básicas: passado, presente e futuro.

Passado

  • Pretérito Perfeito do Indicativo
  • Pretérito Imperfeito do Indicativo
  • Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
  • Pretérito Perfeito Composto do Indicativo
  • Pretérito Imperfeito Composto do Indicativo

Presente

  • Presente do Indicativo
  • Presente do Subjuntivo

Futuro

  • Futuro do Presente do Indicativo
  • Futuro do Pretérito do Indicativo
  • Futuro do Presente do Subjuntivo
  • Futuro do Pretérito do Subjuntivo

Cada um desses tempos verbais é formado pela conjugação do verbo no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo e também pela utilização de verbos auxiliares, quando necessário.

É uma característica dos verbos que indica se eles exigem ou não um objeto direto para completar seu significado. Os verbos transitivos exigem um objeto direto, enquanto os verbos intransitivos não exigem um objeto direto.

Um exemplo de verbo transitivo é “comer”. Ele necessita de um objeto direto para completar seu significado: “Eu como pão”. Já o verbo intransitivo “dormir” não necessita um objeto direto: “Eu durmo”.

Existem também verbos que podem ser transitivos ou intransitivos, dependendo do contexto. Por exemplo, o verbo “quebrar” pode ser transitivo, como em “Eu quebrei o copo”, ou intransitivo, como em “O copo quebrou”.

A transitividade verbal é muito importante na construção de frases corretas e coerentes, já que a presença ou falta do objeto direto pode alterar o significado da frase. Por exemplo, “Eu amo” não tem o mesmo significado que “Eu amo você”.

Um ponto que você deve prestar atenção logo de início é a dificuldade em entender como o verbo se organiza, tendo em vista que eles podem se apresentar tanto na forma simples (um verbo só) quanto na locução verbal (quando 2 ou mais verbos estão em uma oração). 

A locução verbal é como se fosse um grupo de verbos com uma função apenas.

Outro grande problema dos concurseiros é em relação à flexão dos verbos. Como conjugar um verbo – levando em conta os tempos presente, passado e futuro por exemplo, ou com qual outra classe de palavra o verbo pode combinar são situações frequentes que podem atrapalhar um concurseiro desavisado.

Como começar a estudar verbos para concurso público?

Os verbos são muito cobrados nas provas, em qualquer tipo de banca. Não importa o concurso, sempre é um assunto muito abordado. Se o objetivo é sair na frente dos concorrentes para obter as melhores notas, então vale a pena estudar bastante todos os conteúdos relacionados a verbos.

Além disso, por ser a base para a construção de qualquer tipo de frase, conhecer sobre os verbos é fundamental para outras disciplinas não apenas da Língua Portuguesa.

Muitas questões feitas pelas bancas examinadoras utilizam dos recursos dos verbos para facilitar ou dificultar a compreensão do assunto que é tratado no texto.

O ideal é começar os estudos pela morfologia, que é a área da Língua Portuguesa responsável por estudar os verbos. Dentro de morfologia, o ideal seria iniciar o tópico verbos a partir da classificação dos verbos.

Começando por aí, você vai conseguir saber todos os tipos de verbos que existem em nossa idioma. Para dar alguns exemplos, existem os verbos regulares, irregulares, impessoais, nominais, e por aí vai.

👉Leia mais: Morfologia para concurso + ebook com mais de 1.500 questões: confira dicas de Língua Portuguesa

Verbos: Regras, exemplos e aplicações

RegraExemploExplicação
Conjugação
Cantar, comi, vivemos
Verbos mudam de forma para indicar pessoa, número e tempo.
Tempos verbais
Presente, pretérito, futuro, etc.Indicam quando a ação ocorre.
Modos verbais
Indicativo, subjuntivo, imperativoIndicam a atitude do falante em relação à ação.
Pessoa e número
Eu canto, ele canta, eles cantamVerbos concordam com a pessoa e o número do sujeito.
Formas nominais
Infinitivo, gerúndio, particípioSão variações verbais que podem ser usadas como substantivos ou adjetivos.
Regência verbal
Depender de, gostar de, sonhar comVerbos exigem preposições específicas após eles.
Transitividade
Transitivo direto, transitivo indireto, intransitivoIndica a necessidade de complementos e preposições.
Voz passiva

Fui amado (por ele)
Indica que o sujeito sofre a ação em vez de realizá-la.
Concordância com o sujeitoEle gosta de música.Verbos concordam em número e pessoa com o sujeito.
Concordância com o objetoVi as meninas.Verbos concordam em número e gênero com o objeto direto.

Comece estudando Língua Portuguesa a partir de agora!

Gostou das dicas? Conte pra gente! Deixe seu comentário! Conheça o AlfaCon!

Quais verbos mais caem em Concursos?

A recorrência de se encontrar um mesmo verbo em diferente provas depende de qual concurso você está fazendo. Entanto separamos um lista dos Verbos mais comuns a serem encontrados em suas provas. Confira:

  1. Analisar: Exige a capacidade de examinar informações e identificar elementos importantes.
  2. Interpretar: Refere-se à habilidade de compreender e explicar o significado de informações ou dados.
  3. Classificar: Envolve a organização de elementos em categorias ou grupos com base em critérios específicos.
  4. Comparar: Requer a identificação de semelhanças e diferenças entre diferentes elementos.
  5. Calcular: Envolvem operações matemáticas para obter um resultado numérico.
  6. Resolver: Implica encontrar soluções para problemas ou questões apresentadas.
  7. Descrever: Exige a habilidade de apresentar informações de maneira clara e detalhada.
  8. Identificar: Refere-se à capacidade de reconhecer ou apontar a presença de algo.
  9. Justificar: Requer a apresentação de argumentos ou razões que sustentem uma afirmação.
  10. Aplicar: Envolvem a utilização de conceitos ou conhecimentos em situações práticas.

É importante adaptar o estudo para as especificidades do concurso desejado, observando os temas recorrentes e os tipos de habilidades exigidas. Uma análise detalhada do edital e das provas anteriores pode ajudar a identificar padrões e focar nos verbos mais relevantes para o seu caso específico.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes