Gabarito da Polícia Federal 2014 – Administração

161

gabaritoextraoficialpf-administracaoCorreção das questões de Administração com Professor Rezende:

Administração

Acerca das abordagens clássicas e sistêmica da administração, julgue os itens a seguir. 

Questão: De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que são inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente.

Resposta:  Certo.

Comentário: A abordagem sistêmica entende uma organização como sistema aberto, que troca com seu meio, estando em estado de homeostasia permanente, ou seja, influencia e é influenciada pelo meio externo.

 

Questão: Do ponto de vista da perspectiva clássica, uma organização representa a estrutura de relacionamentos, poderes, papéis e objetivos que existem independentemente do trabalho conjunto das pessoas.

Resposta:  CERTO.

Comentário: A abordagem clássica entende uma organização como aquele coletivo que produz ou presta serviço sendo esta atividade fim colaborativa ou não. Taylor defende a divisão do trabalho, porém não desconsidera uma organização que não tenha esta metodologia

 

A respeito da evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens seguintes

Questão: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) iniciou um movimento de profissionalização do funcionalismo público, mediante a implantação de um sistema de ingresso competitivo e de critérios de promoção por merecimento.

Resposta: Certo. 

Comentário: A DASP foi a principal ação do governo Getúlio Vargas de Implementação da burocracia weberiana, introduzindo o critério da meritocracia, centralizando através de concursos públicos.

 

Questão: A Constituição Federal de 1988 (CF) rompeu com o retrocesso burocrático que até então prevalecia, ao conceder autonomia ao Poder Executivo para tratar da estruturação dos órgãos públicos e proporcionar flexibilidade operacional aos entes da administração indireta.

Resposta:  ERRADO.

Comentário: A Constituição Federal de 88 consolida a burocracia, justamente por, entre outras ações como o controle entre os três poderes e obrigatoriedade de concursos públicos, conceder autonomias para o Poder Executivo.

 

Questão: O Decreto-lei n° 200/1967, o estatuto básico da reforma administrativa do governo militar, reafirmou a importância do planejamento entendido sob uma ótica tecnicista.

Resposta: ERRADO.

Comentário: O Decreto Lei 200/67 foi uma tentativa mal sucedida de implementação do gerencialismo, que tenta romper com a burocratização e seu tecnicismo, delegando para a administração indireta e como consequência trazendo resquícios do patrimonialismo.

 

Julgue o item abaixo, acerca de cultura organizacional.

Questão: Os aspectos observáveis da cultura organizacional incluem as histórias, os ritos, os rituais e os símbolos que são compartilhados pelos membros da organização.

Resposta:  CERTO.

Comentário: Na Cultura Organizacional, segundo Edgar Schein, os pressupostos básicos e os valores não são diretamente observáveis, já os artefatos são os elementos observáveis, que podem ser representados por elementos tangíveis ou intangíveis, como histórias, ritos, rituais e símbolos e que são compartilhados pelos membros da organização.

Comentários

comentarios