Gabarito da Polícia Federal 2014 – Atualidades

45

gabaritoextraoficialpf-atualidadesConfira agora a correção de Atualidades, com Professor Júlio Raizer:

Atualidades

Texto: Cássio, promotor de justiça, comprou pela internet e recebeu por SEDEX dois novos tipos de droga, maconha sintética e pentedrona. As drogas, encomendadas como parte de uma investigação sobre o tráfico na Internet, foram entregues no gabinete do promotor, no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, maior complexo judiciário da América Latina. A encomenda foi postada em Fortaleza – CE, embora o sítio estivesse hospedado nos Estados Unidos da América (EUA).

Questão: A existência de uma rede mundial de computadores comprova a significado e o alcance da revolução tecnológica que tem caracterizado o mundo contemporâneo, realidade que se tornou ainda mais vigorosa a partir de meados do século passado.

Gabarito: Certo.

Comentário: A Revolução Tecnológica significou a domesticação de tecnologias que passaram a ser mais amplamente utilizadas pela população em geral.

Questão: O episódio narrado no texto remete ao fato de que as facilidades introduzidas pelas inovações tecnológicas não são apropriadas apenas pelo sistema produtivo, por instituições diversas ou pelas pessoas comuns, mas também o são pela extensa rede do crime organizado que atua em escala global.

Gabarito: Certo.

Comentário: A internet está disponível para todos. Inclusive para aqueles que intencionam fazer um mal uso dela.

Questão: Nos mais diversos países, o tráfico internacional de drogas ilícitas é facilitado em face da ausência de instituições policiais voltadas para o combate a esse tipo de comércio, problema ampliado pela inexistência de cooperação internacional entre os órgãos de segurança encarregados de atuar no setor.

Gabarito: Errado.

Comentário: Existem instituições SIM que combatem o narcotráfico, e a cooperação internacional é uma das marcas na luta contra esse tipo de crime.

Questão: O êxito da polícia antidrogas conduzida pelos EUA pode ser avaliado pelo desbaratamento dos cartéis criminosos que atuavam na América do Sul, o que livrou países como Colômbia e Bolívia, por exemplo, de poderosos grupos de narcotraficantes.

Gabarito: Errado.

Comentário: Colômbia e Bolívia ainda enfrenta duramente esse problema e isso faz com que seus governantes desenvolvam programas de combate ao tráfico.

Questão: Nos últimos tempos, diversas personalidades, tais como ex-chefes de Estados, têm se dedicado à defesa de mudanças nas políticas de combate às drogas, inclusive optando pelo debate em torno da legalização de algumas delas como forma de enfraquecer o narcotráfico.

Gabarito: Certo.

Comentário: Foram notórias as discussões sobre o tema. Isso se tornou mais enfático depois que dados oficiais deram conta de que a atual política de combate ao narcotráfico não tem sido muito eficiente.

Texto: (cortado na impressão)

Questão: No Brasil, as investigações no submundo da rede mundial de computadores – que possibilitariam, por exemplo, a prisão de pedófilos – ainda estão cerceadas legalmente, o que inviabiliza operações dessa natureza até que se aprove emenda constitucional que as autorize.

Gabarito: Errada.

Comentário: O Brasil avança cada vez mais no combate aos crimes pela internet.

Questão:  As organizações não governamentais, como a mencionada no texto, intensificaram sua atuação a partir das décadas finais do século passado. Por atuarem em setores diversificados – como meio ambiente, educação, alimentação e cultura –, essas organizações refletem o posicionamento de crescentes setores da sociedade mundial em defesa da cidadania e da vida no planeta.

Gabarito: Certo.

Comentário: As Ong´s expressam a forma mais organizada de movimentos sociais, expressando uma abordagem diversificada em suas temáticas.

Questão: As estratégias utilizadas pelas autoridades policiais para combater crimes como o descrito no texto em apreço incluem o rastreamento da chamada Internet profunda, isto é, um conjunto de servidores que permitem a usuários compartilhar conteúdos criminosos sem que sua identidade seja rastreada.

Gabarito: Certa.

Comentário: Questão que poderia confunidar, pelo fato de que ao invés de usar Deep web como é conhecida, a banca usou Internet Profunda. Mas sim, existe um rastreamento das atividades nesse tipo de web.

 

Comentários

comentarios