Gabarito da Polícia Federal 2014 – Contabilidade

194

gabaritoextraoficialpf_contabilidadeCorreção das questões de Contabilidade com Professor Gustavo Muzy.

Contabilidade

 Com relação à natureza do patrimônio e aos mecanismos para o seu controle, julgue os itens a seguir.

Questão: No momento da apropriação mensal de um seguro contratado para doze meses, o crédito deverá ser feito na conta bancos ou na conta caixa.

Respota: ERRADA.

Comentário: Na apropriação é feito o seguinte lançamento:

D – DESPESAS COM SEGUROS

C – SEGUROS A VENCER

Questão: O direito que conta uma empresa detém para a exploração de recursos minerais de jazida que não seja de sua propriedade é considerado bem incorpóreo.

Resposta: CERTA.

Comentário: Deve ser classificado no intangível.

Questão: Caso uma empresa compre mercadorias a prazo, no momento do pagamento de uma das duplicatas referentes a essa compra ocorrerá um fato permutativo.

Resposta: CERTA.

Comentário: Como a questão não fala em juros, deve-se admitir que não houve incidência dos mesmos. Portanto, simplesmente trocou-se uma dívida por dinheiro, sendo um fato permutativo.

 

Questão: Para o registro da situação de dívida de responsabilidade de uma conta, deve-se fazer um crédito.

Resposta: ERRADA.

Comentário: O conceito de “dívida de responsabilidade” de uma conta está ligado à teoria personalista, pela qual cada conta assume o papel de uma PESSOA no seu relacionamento com a empresa ou entidade. De acordo com tal teoria:

– débito de uma conta- situação de dívida de responsabilidade da conta.

– crédito de uma conta- situação de direito de haver da conta.

Questão: O plano de contas deve reunir os elementos necessários para o registro das operações desenvolvidas, as quais podem sofrer variações significativas de uma empresa para outra.

Resposta: CERTA.

Comentário: O plano de contas pode variar consideravelmente de uma entidade para outra, e deve contar os elementos necessários para o registro de todos os fatos contábeis praticados pela entidade.

Questão: As superveniências ativas registram fatos que têm efeito patrimonial oposto ao provocado pelas insubsistências passivas.

Resposta: CERTA.

Comentário: As superveniências ativas estão relacionadas a receitas, ao aumento da situação líquida em decorrência de aumento do ativo (exemplo: nascimento de um bezerro). As insubsistências passivas estão relacionadas a despesas, à diminuição da situação líquida em decorrência da redução do ativo (exemplo: morte de uma res).

Para que se demonstre com fidelidade a situação patrimonial de determinada entidade, faz-se necessária a observância de normas técnicas e legais de elaboração das demonstrações contábeis. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

Questão: Se uma companhia alienar partes beneficiárias ou bônus de subscrição, o produto da alienação deverá ser registrado como reserva de capital

Resposta: CERTA.

Comentário: É o que dispõe o art. 182, §1º da Lei 6.404/76, alterada pela Lei 11.638/2007.

Questão: O balancete de verificação é feito a partir de extração dos saldos contidos no livro diário.

Resposta: ERRADA.

Comentário: O balancete de verificação é obtido pelos saldos extraídos do razão.

Questão: Se alguns imóveis forem incluídos no balanço patrimonial e classificados no ativo circulante em virtude de estarem destinados à venda, esses itens patrimoniais estarão sujeitos à provisão para ajuste ao valor provável de realização caso a perda seja permanente.

Resposta: CERTA.

Comentário: É o que determina a Lei 6.404/76

O estoque de imóveis destinados à venda está sujeito à provisão para ajuste ao valor provável de realização, quando a perda for permanente. Entretanto, não sofre depreciação, pois não está sendo empregado na atividade da empresa. 

Questão: As comissões pagas a vendedores devem ser incluídas nas despesas operacionais da demonstração do resultado do exercício, entre as despesas classificadas como administrativas ou gerenciais.

Resposta: ERRADA.

Comentário: Devem estar classificadas como despesas de vendas.

Comentários

comentarios