Gabarito da Polícia Federal 2014 – Economia

150

gabaritoextraoficialpf_economiaCorreção das questões de Economia com Professor Gustavo Muzy.

Economia 

A microeconomia constitui um segmento da ciência econômica voltado para as relações entre os agentes econômicos e seus efeitos sobre preços e níveis de equilíbrio. A respeito de microeconomia, julgue os itens subsequentes.

Questões: A condição ceteris paribus aplicada em uma análise microeconômica conduz a resultados que terão validade no contexto do equilíbrio geral da econômica

Resposta: ERRADA.

Comentário: A condição ceteris paribus é uma aproximação que tem por objetivo isolar os efeitos de determinadas alterações, não permitindo a obtenção de resultados que serão aplicáveis à economia em geral.

Questões: O crescimento da renda de um consumidor em determinado período provoca alterações na inclinação da reta de orçamento.

Resposta: ERRADA.

Comentário: O que provoca mudanças na inclinação da reta de orçamento é a variação nos preços dos produtos. O crescimento da renda desloca a reta paralelamente para a direita.

Questões: A curva de demanda por determinada mercadoria comprada a preço de mercado, mantendo-se constantes a renda e os preços nominais das demais mercadorias, está relacionada às quantidades de equilíbrio dessa mercadoria.

Resposta: ERRADA.

Comentário: A curva de demanda relaciona o preço com as quantidades compradas, sendo ela que influenciará a quantidade de equilíbrio.

Questões: Os modelos utilizados na microeconomia são essencialmente de característica indutiva e ignoram a complexidade do mundo real.

Resposta: ERRADA.

Comentário: A maioria dos modelos é dedutiva e não ignora a complexidade do mundo real, mas busca construir alguns modelos simplificados.

Tendo em vista que o consumidor, muitas vezes de forma inconsciente, obedece a determinadas regras de comportamento em sua atuação no mercado, julgue os itens que seguem.

Questões: Devido à lei dos rendimentos decrescentes, a curva de Engel tem inclinação positiva cada vez menos acentuada à medida que cresce o nível de renda do consumidor.

Resposta: ERRADA.

Comentário: A curva de Engel não tem relação com a curva dos rendimentos decrescentes.

Questões: A relação entre insumo e produção é afetada tanto pela proporção em que os insumos são combinados quanto pela escala de utilização desses insumos.

Resposta: CERTA.

Comentário: A proporção de utilização de insumos define a própria relação entre insumo e produção. Além disso, a escala de utilização de insumos também fará com que um aumento ou diminuição na quantidade de insumo possa aumentar ou diminuir de forma não necessariamente igual a produção.

Questões: O conjunto de todas as combinações possíveis entre dois insumos capazes de produzir uma mesma quantidade de produto é denominado isoquanta.

Resposta: CERTA.

Comentário: Esse é o conceito de isoquanta.

Questões: Os mapas de indiferença são elaborados com base no conceito de utilidade ordinal dos bens e serviços.

Resposta: CERTA.

Comentário: A curva de indiferença foi desenvolvida a partir dos estudos da chamada “Abordagem Ordinal”, que não se preocupava em medir quantitativamente os níveis de utilidade do consumidor em função do consumo, mas sim suas preferências de consumo.

A respeito dos mercados que compõem o sistema econômico, julgue os itens subsequentes.

Questões: No curto prazo, os produtores de um mercado monopolista comportam-se de maneira diferente daqueles que atuam em concorrência monopolista.

Resposta: ERRADA.

Comentário: No curto prazo, o mercado de concorrência monopolística comporta-se como o de monopólio. Já no longo prazo tende a comportar-se como de concorrência perfeita.

 

Questões: Em determinado mercado, a existência de grande número de compradores e vendedores, a homogeneidade dos produtos e a existência de informação completa acerca do preço do produto são requisitos insuficientes para a classificação desse mercado como de concorrência perfeita.

Resposta: ERRADA.

Comentário: Embora o mercado de concorrência perfeita possua essas características, é importante que, para que seja classificado como tal, que nenhuma empresa consiga influenciar o preço dos produtos e que haja plena liberdade de entrada e saída de empresas.

Comentários

comentarios