GABARITO PRF: Trânsito

GABARITO PRF: Informática – Confira as questões cabíveis de recurso

GABARITO PRF 2019: Recursos de Informática

Questão Gabarito prf 2019:

As versões mais modernas dos navegadores Chrome, Firefox e Edge reconhecem e suportam, em instalação padrão, os protocolos de Internet FTP, SMTP e NNTP, os quais implementam, respectivamente, aplicações de transferência de arquivos, correio eletrônico e compartilhamento de notícias.

Gabarito prelimitar: ERRADO

Obs.: Comentamos na correção que a questão estava errada, indiscutível, mas achávamos que a banca iria trazer como correta. Então, não cabe recurso, pois o gabarito veio como errado, conforme anunciamos.

 

Com relação a redes de computadores, julgue o item a seguir.

Questão: No fluxo de pacotes em uma rede de computadores, a qualidade de serviço é determinada pelos parâmetros relacionados a propagação, recuperação, interferência e perda de dados.

Gabarito preliminar: ERRADO

Obs.: Fora comentado, durante a correção do gabarito extraoficial, que essa questão poderia ser considerada como errada, dependendo do nível de aprofundamento exigido pelo examinador.

Recurso: Em 2018, para prova do STJ a banca afirma que “Na transmissão de áudio e vídeo, o jitter é uma característica de qualidade de serviço inaceitável e que inviabiliza a transmissão”, tendo gabarito como errado, pois Jitter é um dos parâmetros que deve ser analisado na qualidade de serviço. Mesmo que não seja um parâmetro explícito, a recuperação dos pacotes se faz necessária, pois muitas vezes em uma comunicação de rede os pacotes enviados chegam fora de ordem e precisam ser reordenados para “montagem” da informação. Outro fator determinante para qualidade de um serviço (QoS) é na escolha dos protocolos de transportes, sendo alguns deles capazes de reenviar pacotes perdidos durante uma comunicação.

Questão: Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.

Gabarito Preliminar: ERRADO

Recurso: Uma das fontes básicas de consulta sobre segurança da informação é o CERT.BR, que descreve:

“Ferramentas antimalware são aquelas que procuram detectar e, então, anular ou remover os códigos maliciosos de um computador. Antivírus, antispyware, antirootkit e antitrojan são exemplos de ferramentas deste tipo.” O autor continua “Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões), heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns”.

Sobre inteligência artificial o Windows Defender, no sistema Windows 10, é uma ferramenta completa de antivírus e antispyware, possuindo a integração de inteligência artificial, conforme artigo da Microsoft “Para identificar dinamicamente novas ameaças, essas tecnologias trabalham com grandes conjuntos de dados interconectados no gráfico de segurança inteligente da Microsoft e poderosa inteligência artificial sistemas (AI) orientados por modelos de aprendizado de máquina avançada”. Outro exemplo são ferramentas antispywares particulares que o usuário pode instalar em seu computador, como, por exemplo, ESET NOD32 e System Shield, que integram a ferramenta Antispyware em seus funcionamentos.

Gabarito e correção prova de Informática

Olá, alfartanos! A prova do concurso PRF foi realizada neste domingo, dia 03 de fevereiro de 2019. Nossa equipe de professores reuniram-se para fazer os comentários das provas. Confira, nesta postagem, o GABARITO PRF 2019: Gabarito e correção prova de Direito Constitucional, da nossa professora Adriane Fauth.

GABARITO PRF: Comentários de Informática

Gabarito PRF Informática
Gabarito PRF Informática

Informática – João Paulo e Ranielison

Questão: Por meio de uma aplicação de acesso remoto, um computador é capaz de acessar e controlar outro computador, independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.

Gabarito: Certo

Comentário:

A questão é genérica, embora tenha o termo limitante “desde que”, junto ao termo “independentemente”, uma vez que, é possível realizar acesso remoto estando conectado a uma Intranet que não esteja conectada à Internet. O ponto crítico é que a maioria esmagadora das Intranets está limitada a um espaço físico limitado.

Questão: Às vezes mais modernas dos navegadores Chrome, Firefox e Edge reconhecem e suportam, em instalação padrão, os protocolos de Internet FTP, SMTP e NNTP, os quais implementam, respectivamente, aplicações de transferência de arquivos, correio eletrônico e compartilhamento de notícias.

Gabarito: 

Certo * mas está errada

Comentário:

O protocolo FTP é implementado pelos navegadores. Porém o navegador não implementa o protocolo SMTP, uma vez que este é um protocolo de Servidores de email, tanto que é possível instalar plugins e complementos no Google Chrome para utilizar o SMTP, ou seja, ele não é padrão.

Questão: No fluxo de pacotes em uma rede de computadores a qualidade de serviços é determinada pelos parâmetros relacionados a propagação, recuperação, interferência e perda de dados.

Gabarito: Certo

Comentário: 

A qualidade por serviço toma claramente os parâmetros interferência e perda, contudo os outros dois termos são genéricos que prejudicam a interpretação, pois não há indicação de aprofundamento que o aluno deve considerar.

Questão: Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.

Gabarito: Certo

Comentário: 

Além da assinatura os programas de proteção utilizam análise heurísticas e inteligência artificial.

Questão: No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus conforme as configurações do navegador.

Gabarito: Certo

Comentário: Um site pode ser carregado com um vírus de script.

Questão: A computação em nuvem do tipo Software as a service (SaaS) possibilita que o usuário acesse aplicativos e serviços de qualquer local usando um computador conectado à Internet.

Gabarito: Certo

Comentário: 

Questão direta sobre o conceito de SaaS em o usuário utiliza o serviço.

>> Confira a correção ao vivo clicando aqui << 

 

 

 

 

 

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes