Informática para a Policia Civil SP

253

A abordagem de Informática para a Polícia Civil SP:

Luiz RezendeTemos a previsão de concursos para diversos cargos para a Polícia Civil do Estado de São Paulo, tanto para Investigador quanto para Agente de Telecomunicações, Delegado e Perito. A disciplina de Informática é tema comum para todos estes concursos.

Entre os temas mais importantes, destacam-se os sistemas operacionais. Como a Vunesp é a banca organizadora que vem realizando concursos para a Polícia Civil, a abordagem é a do Windows 7. Tanto características técnicas, como sistema de arquivos, modos de trabalho, quanto programas nativos, como o gerenciador de dados Windows Explorer, o editor de textos Wordpad e de imagens Paint, têm importante recorrência em provas. Também é importante estudar atalhos de teclado do sistema operacional.

Outro tópico presente é a abordagem de aplicativos de escritórios, como editores de textos, planilhas e apresentações Ms Word, Ms Excel e Ms PowerPoint. Atualmente está sendo focada a versão 2010 de tais aplicativos. A abordagem do Word é voltada para edição e formatação de textos, mas é possível que a Vunesp explore ferramentas como Tabelas e Bordas de páginas. A abordagem do Excel concentra-se em fórmulas e funções, em particular as funções E, OU, SE, MÉDIA, ARRED, entre outras. A abordagem de PowerPoint está relacionada à criação de apresentações, em particular na inserção de animações e transições.

Internet e segurança são tópicos vinculados e tradicionalmente são abordados em provas, de forma conjunta. A abordagem de Internet concentra-se nos elementos básicos, como Intranet, conceitos de provedores e servidores, mas também nos serviços, tanto de hipertexto quanto de e-mail. Quanto à abordagem refere-se à serviços e são explorados seus respectivos protocolos, tanto de hipertexto (http e https) quanto de e-mails (Smtp Pop3 e imap4). Em se tratando dos respectivos programas, temos hipertexto (browser) e e-mails (clientes de e-mail). É possível ainda que outros elementos de Internet, como Cloud Computing e Cloud Storage, Transferência de dados, Voz por IP e serviço de CHAT, sejam abordados nas provas.

Em alguns editais, como para os cargos de perito e delegado, ainda podem ser abordados outros aspectos, como redes de computadores e segurança da informação. Também é importante saber que a Vunesp geralmente apresenta, nas questões, imagens para ilustrar o tema. É muito comum, por exemplo, apresentar o print de uma janela do Windows Explorer para uma questão de Windows 7 ou a parte de uma planilha com dados inseridos para uma questão de Excel.

Por fim, o mais importante é sempre lembrar-se que o estudo para concursos públicos é contínuo. Mesmo sem a publicação dos editais, é importante desde já iniciar os estudos par tais cargos. Além disso, é de grande ajuda resolver provas anteriores da Vunesp, pois a prática é o critério da verdade!

>> Estude para a PC SP – FREE!

Comentários

comentarios