Inscrições Abertas! Prazo até 16 de janeiro

6

inscricoes_pmerj_fb

O edital da PM-RJ foi divulgado dia 17, e as inscrições já estão abertas. Os concursandos interessados poderão se inscrever até o dia 16 de janeiro de 2014, pelo site da organizadora do certame, a Exatus. A taxa de inscrição é de R$100. Confira a análise completa do edital:

Órgão Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Estado: Rio de Janeiro.
Cargo: Soldado da Polícia Militar.
Status: Aberto.
Vagas: 6 mil.
Escolaridade: Nível médio.
Remuneração: R$2.382,89.
Banca: Exatus.
Inscrição: 18 de dezembro até o dia 16 de janeiro de 2014.
Formato: Múltipla escolha.

Conteúdo Programático:

Observação: Considerar-se-á a legislação vigente até a data da publicação do Edital de Abertura das Inscrições.

Língua Portuguesa:
A prova de Língua Portuguesa tem por objetivo avaliar a capacidade que o candidato demonstra em ler, compreender e interpretar textos literários e não literários, como também em empregar as normas gramaticais da língua portuguesa nos diferentes contextos significativos. Com essa finalidade, as questões percorrerão os campos programáticos e discursivos da linguagem observados no Ensino Médio. Dessa forma, sem inquiri-lo diretamente sobre problemas teóricos da língua portuguesa, será verificado se o candidato incorporou à sua prática linguística as normas apreendidas no trato com os diferentes tipos de texto. As questões poderão ser teoricamente baseadas nos seguintes pontos: interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais; tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades linguísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão; coerência; pontuação.

Geografia:
Tema principal: Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro – reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense – identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais.- apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro.- reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais. -identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações. -apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.

História:
A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI.
O sistema colonial português na América – Estrutura político-administrativa, estrutura sócio-econômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas.
O período joanino e o processo de independência – A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil.
Brasil Imperial – O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

Sociologia:
Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.

Noções Sobre Direitos Humanos:
Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos.

Legislação Brasileira de Trânsito:
Penalidades aplicadas às infrações de trânsito. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes.

Informática:
Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.

Comentários

comentarios