Concurseiros

MANUAL DOS CONCURSEIROS – O PLANO DE ESTUDO – PARTE 01

Queridos concurseiros, estamos aqui quase no final de 2017 e a nossa missão continua.

Mudanças são necessárias para que a preparação torne-se profissional. Digo isso porque os concursos públicos no Brasil pedem extrema dedicação e chegou a hora de nos profissionalizarmos nesse campo, concurseiros! =)

Diante disso, vou postar O PLANO DE ESTUDO COMPLETO para os concurseiros de todo o Brasil. Este projeto irá ajudar você a concatenar as ideias e a se planejar.
O projeto foi criado pela equipe Alfacon através de muitos erros e acertos, agora alerto para o seguinte: Não existe uma fórmula mágica que faça você  passar em um bom concurso. O que existe na verdade são técnicas individuais que ajudam a maximizar a forma de estudar dos concurseiros. 
No entanto, vocês poderão alterar de acordo com suas necessidades pessoais. Usamos esse plano de estudo há muito tempo e através de erros e acertos chegamos a essa fórmula e esperamos – com toda sinceridade do mundo -, que ela possa ajudar você na preparação para o que costumo chamar de REALIZAÇÃO DE UM SONHO DE VIDA (aprovação no concurso público).
 Então, sem mais delongas, vamos seguir com as instruções!
MONTAGEM DO PLANEJAMENTO DE ESTUDO:
Aqui estão presentes os 07 passos para que vocês, concurseiros, consigam se planejar por completo. Tentem dar muita atenção a cada um deles e repito: Esse estudo se deu por muitos erros e acertos na preparação de vários alunos e nem de longe é uma fórmula“perfeita”. Assim, vocês terão que fazer as adaptações necessárias a sua realidade.
Vamos aos passos:
  1. ESCOLHA DO FOCO
  2. ESCOLHA DO “CANTINHO DO PENSAMENTO”
  3. DELIMITAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA
  4. ESCOLHA DA BIBLIOGRAFIA
  5. DELIMITAÇÃO DO PESO DE E PRIORIDADE DAS MATÉRIAS
  6. ORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS DE ESTUDO
  7. MONTAGEM DO PLANO DE ESTUDO: OS 04  PASSOS DA PREPARAÇÃO EFICAZ
PASSO 01

A ESCOLHA DA BANCA EXAMINADORA E DELIMITAÇÃO DO CONCURSO
Esse passo é de extrema necessidade, pois é aqui que você deve conhecer a banca examinadora e identificar suas tendências. Bancas como a CESPE/UNB (hoje CEBRASPE) seguem tendências que são previsíveis. O melhor aqui é que você tenha o suporte de um bom cursinho preparatório, pois os professores costumam conhecer muito bem a banca examinadora. Essas tendências – os professores do Alfacon -, conhecem muito bem, pois fazemos exercícios constantemente e nos atualizamos. O importante é que você tenha uma linha de pensamento e não estude errado ou estude demais. Dei como exemplo a CESPE/UNB, mas o seu foco pode ser a FCC, FGV, ESAF e tantas outras bancas que estão no mercado “abocanhando” os concursos Brasil afora.
É nesse passo que você também deve delimitar a escolha do concurso. Por exemplo, delimitar é escolher concursos que tenham editais pelo menos 80% compatíveis. Assim, se você está estudando para Polícia Federal, poderá sem problema algum se dedicar bastante a PRF ou a Agepen FEDERAL, bem como aos concursos de Polícia Civil dos Estados e tantos outros que tenham editais e bancas parecidas.
Dessa forma, no exemplo acima eu escolhi a área policial, esses concursos coadunam muito do edital, pense assim: Matérias como PORTUGUÊS, RLM, CONHECIMENTOS GERAIS, INFORMÁTICA, CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, PENAL, PROCESSO PENAL, LEIS EXTRAVAGANTES são chamadas de matérias coringas para essa área, pois caem em todos os concursos. O que você deve se atentar é para as matérias que diferenciam um concurso do outro. Para se ter uma ideia se você estiver estudando para a Agente PF você deverá acrescentar, por exemplo, CONTABILIDADE, AFO E MICROECONOMIA, para PRF você deve acrescentar TRÂNSITO e etc.
Diante disso, o mais importante é não sair “rifando” por todos os lados. Não caia na tentação de ficar traçando de foco o tempo todo. Não adianta ficar estudando um ano para Polícia Federal e quando sair o edital enveredar para a área fiscal. Isso só vai fazer detonar sua confiança, pois você estará indo para um campo totalmente diferente de sua preparação.
Então fica a dica:
DICA DO PASSO 01: Tente achar um bom cursinho que “dirija” você para as tendências da Banca examinadora. Procure conhecer a Banca a fundo e localize seus pontos determinantes. Escolha uma área de atuação e siga por ela até conquistar a sua aprovação e não caia na tentação do edital aberto. Fazer concurso por fazer é coisa de gente que não se prepara, pois sem responsabilidade não há remorso.
QUADRO EXEMPLIFICATIVO
PASSO 02
LOCAL APROPRIADO DE ESTUDO
Esse passo é primordial para uma preparação em “paz”. Digo isso pois não tem como estudar com interferência externa. E, acreditem, tudo é interferência externa! Dessa forma, não dá para estudar com alguém da família assistindo televisão ou estudar escutando música. Assim, você dever ter em mente que qualquer lugarzinho reservado com uma mesa, uma luminária e uma cadeira que não “empene” você pode se transformar no verdadeiro “cantinho do concurseiro”.
Diante disso, esse passo não é muito complicado e com boa imaginação e boa vontade, você conseguirá transformar um cantinho da sua casa em um verdadeiro “santuário” de estudo!
DICA DO PASSO 02: Não se apegue demais a esse ponto, pois aqui  a solução é simples, para tanto estou colocando um foto de um espaço que você pode ter como ideia. O mais importante é tomar conta da luminosidade do ambiente, pois é ali que você ficará por várias horas do seu dia.
[…] Continua na próxima postagem!

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes