Mitos da Gramática: Pronomes e o uso de Eu ou Mim na prova do concurso público

85

mitos-gramatica-pronomes-eu-mim-prova-concurso-publico-alfacon

Não cansamos de dizer que a prova de Língua Portuguesa pode surpreender os candidatos no concurso público. Tivemos contato com esta matéria a vida inteira e por este motivo, algumas pessoas acabam deixando a Língua Portuguesa em segundo plano na hora de montar a grade de estudos. Mas isso, caro Alfartano, não é o que você fará.

Pensando em reforçar seu aprendizado e tirar as mais diversas dúvidas da nossa Língua Portuguesa que pode ser tão complexa, o AlfaCon em parceria com o Professor Adriano Paciello, preparou uma série de vídeos que irão te ajudar a gabaritar a prova de Língua Portuguesa do concurso que você almeja. A série de vídeos “Mitos da Gramática” vai fazer com que você entenda e supere diversos mitos da Língua Portuguesa que nos foram ensinados pelo senso comum durante toda nossa vida.

Neste post, traremos dois vídeos muito bacanas. O primeiro trata do uso correto dos pronomes e o outro fala sobre o polêmico uso do “eu” e do “mim”.

As colocações pronominais carregam um conflito cultural, quando se diz respeito ao seu uso por brasileiros e pelas demais nacionalidades que falam português. Aqui, por hábito, não usamos no dia a dia os pronomes como “vos”. Mas na gramática isso é cobrado e o professor te dá dicas incríveis para ENTENDER e não decorar regras e mais regras, que muitas vezes possuem exceções que caso você não as conheça, podem lhe causar grandes problemas na hora de responder as questões da prova.

Então clica no vídeo e aproveite as dicas:

E para fechar, que tal entender de uma vez por todas quando usar o “eu” e quando usar o “mim”?! Uma das regras mais famosas para isso é que “mim” não conjuga verbo. Mas será que saber só isso basta? Há muitas situações em que isso pode confundir a sua cabeça. Então, para acabar de vez com essas dúvidas e entender direitinho o assunto, o professor Adriano Paciello dá a dica, vem ver:

Comentários

comentarios