Mitos gramaticais: Acentuação e crase – Saiba o que estudar para o concurso público

A prova de Língua Portuguesa nos concursos públicos muitas vezes surpreendem os candidatos. Por termos contato com essa matéria a vida toda, alguns candidatos acabam deixando ela de lado na hora de focar nos estudos. Mas mesmo os mais preparados podem acabar tendo surpresas na hora da prova, e podemos garantir, essa não é uma boa hora para isso.

Então, caro Alfartano, o AlfaCon preparou para você uma série de vídeos para desmitificar diversos mitos gramaticais da Língua Portuguesa. Em parceria com o professor Adriano Paciello vamos falar dos assuntos mais comuns das provas, como por exemplo, pontuação, concordância, interpretação de textos, verbos, etc.

Hoje, trouxemos dois vídeos que abordam assuntos que muitas vezes confundem a cabeça de qualquer falante da Língua Portuguesa: acentuação e crase!

Assim como as línguas neolatinas, o português apresenta acento gráfico. Apesar de nem todas as palavras do nosso idioma receberem acento gráfico, TODAS são acentuadas virtualmente. Mas o que isso quer dizer? Todas as palavras possuem uma sílaba tônica, o que dá cadência e ritmo na nossa fala. Portanto, é natural que muitas vezes sigamos o que escutamos e aí escrevemos uma palavra com o acento no lugar errado ou com um acento que não existe.

Outro agravante é o uso da Internet e das redes sociais, que praticamente extinguiu o uso de acentos. Geralmente as pessoas escrevem palavras abreviadas ou substituem o acento de palavras como “já”, por um “h” no final. Cuidado! Isso numa redação é o fim!

Confira o vídeo de dez minutos sobre as principais regras de acentuação:

Outro assunto polêmico quando se trata da Língua Portuguesa é o uso do crase. O uso da crase contempla regras obrigatórias e facultativas, o que muitas vezes confundem os candidatos nas provas de concurso público. Portanto, você deve ENTENDER, não decorar. Assista ao vídeo e tire todas as suas dúvidas quanto ao assunto.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes