Mude de vida: Ingresse na EPCAR com o curso AlfaCon

50

epcar_blog

Pensando no concursando que sonha em ser um militar, o AlfaCon está investindo em novos cursos dentro das carreiras militares. Sendo um deles, o curso para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Um concurso completo que vai te dar a melhor preparação para o concurso.

Além disso, para que você fique por dentro de todas as informações relacionadas ao certame, o Professor Arruda fez uma análise do concurso para EPCAR, confira:

Confira as informações sobre o concurso:

1ª Parte: O que é a EPCAR?

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é uma tradicional instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Transformando Alunos em Cadetes, tem como missão preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente proporciona aos Alunos ainda a graduação no Ensino Médio.

O Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR), realizado na Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar, em Barbacena / MG, tem duração de três anos e é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. O curso abrange instruções nos Campos Geral e Militar e é ministrado sob o regime de internato.

Os Alunos que concluem com aproveitamento o CPCAR têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada no CFOAv, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.

2ª Parte: Como ingressar?

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 180 vagas.

Algumas condições para inscrição:
– ser brasileiro nato;
– ser do sexo masculino;
– não ter menos de 14 (quatorze) anos nem completar 19 (dezenove) anos de idade, referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula; e
– ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

As inscrições para o concurso acontecem geralmente, anualmente nos meses de maio, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: http://concursos.epcar.aer.mil.br/

3ª Parte: Como é o concurso?

O concurso é composto por:

a) exame de escolaridade;

b) inspeção de saúde;

c) exame de aptidão psicológica;

d) teste de avaliação de condicionamento físico; e

e) Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso.

A prova do exame intelectual geralmente ocorre em meados de agosto, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EPCAR no início do mês de fevereiro, para matrícula e início do curso, após ter sido aprovado em todas as fases.

4ª Parte: Quais são as matérias do exame intelectual?
O Exame Intelectual é composto da seguinte forma:

a) Língua Portuguesa;

b) Matemática;

c) Língua Inglesa; e

d) Redação.

5ª Parte: Durante o curso de formação, quais são os benefícios?

a) remuneração fixada em lei;

b) alimentação;

c) alojamento;

d) fardamento; e

e) assistência médico-hospitalar e dentária (exclusivamente para si).

6ª Parte: Após os 3 anos, ao concluir o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR), o que o aluno fará jus?

a) certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR;

b) Os alunos concludentes com aproveitamento do CPCAR e que venham a ser considerados “APTOS” na INSPSAU, no EAP, no TACF e no TAPMIL, poderão concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), segundo os critérios estabelecidos em instruções da Aeronáutica que estejam vigorando à época de conclusão do CPCAR.

7ª Parte: Como é o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), realizado na Academia da Força Aérea?

O Curso tem duração de 4 (quatro) anos, em regime de internato e é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.

Durante a realização do Curso, o Cadete estará sujeito ao regime escolar da AFA e fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

8ª Parte: Qual é o endereço eletrônico da Escola para maiores informações?
www.epcar.aer.mil.br

Comentários

comentarios