mulheres policiais

Mulheres policiais: como é ser uma policial feminina?

A importância de ter cada vez mais mulheres na corporação é uma busca constante e hoje trouxemos histórias de mulheres que conquistaram o seu espaço.

Ao longo dos anos as mulheres policiais se superam cada vez mais na busca de seu espaço. Mesmo atuando num universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais.

Depois de muita luta, as mulheres conseguiram ressignificar seus papéis em toda a sociedade e hoje atuam diretamente em todas as esferas. Foi no ano de 1955, que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) promoveu a primeira experiência do Brasil de inserção das mulheres nas atividades policiais, tornando-se, deste modo, um paradigma de modernização para as corporações policiais do país.

👉 Leia também: Qual concurso mulher pode fazer?
👉 Leia também: TAF feminino: como é o teste para mulheres

Quanto ganha uma policial feminina?

O salário de uma policial feminina é o mesmo que o de um policial masculino. Não há diferença salarial entre policiais de acordo com o gênero, já que a base salarial é calculada independente do gênero do policial.

Mulheres policiais

O quadro feminino da polícia existe há 60 anos. É algo “muito” novo dentro da realidade da PM. E por ser uma instituição predominantemente masculina, é muito difícil ser mulher. Porque, a princípio, quando as policiais entram (para a corporação) é só para trabalhar no serviço assistencial. Não saía na viatura para fazer rondas ostensivas.

Hoje, depois de muita luta, as mulheres conseguiram alterar essa realidade e participam ativamente dos cargos que atuam, exercendo todas as funções. A participação cresce gradativamente em toda área policial.

Em 2019, as mulheres representavam 13,55% do efetivo nas polícias militares. Hoje, a participação das mulheres na polícia vem crescendo, na Polícia Civil, as mulheres contam com 117 mil policiais ativas, o que representa 28% dos efetivos da corporação.

No dia 15 de julho de 2022, foi aprovada na câmara dos deputados, uma proposta que promove 20% das vagas femininas nos cargos de segurança pública do país. Esta proposta Nacional constitui a valorização das mulheres na polícia.

Leia mais: Mulheres na Polícia: aprovada cota de 20% das vagas.

A importância da mulher na polícia

Boa comunicação

Com a capacidade de comunicação, técnicas de convencimento e a imagem materna, as mulheres conquistaram seu espaço no segmento policial. Além disso, a imagem humanitária e igualitária que a mulher traz, faz com que a sociedade se identifique e se relacione melhor.

Destaque

Hoje as mulheres se destacam seja como policial, delegada e tantas outras funções que realizam com prestação e atenção. E não pensem que a feminilidade é deixada de lado, porque não é! Mesmo com uniforme, no caso de alguns cargos, elas estão sempre arrumadas, maquiadas e bem vestidas. Mas isso, não tira sua autoridade e nem faz com que ela seja fraca!

Para você que tem o sonho de fazer parte desse mundo policial, mas tem outras obrigações que dificultam sua dedicação aos estudos. Não desanime, organize seus horários, se tem 2 horas por dia para se preparar, utilize-as, se tem 1 hora, perfeito, mas vale um estudo de qualidade do que em quantidade, lembre-se disso.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes