O que fazer depois da faculdade?

195

Quando você começa uma faculdade, tem certeza que quando pegar seu diploma nas mãos vai logo arrumar um emprego na área e que pague exatamente o que você merece, afinal, você estudou anos para exercer a sua profissão. Mas não é bem assim que funciona e a realidade tem frustrado muitos dos recém formados.

No Brasil, infelizmente, ter uma formação não significa ter um emprego estável, ter um bom salário ou ainda uma garantia de futuro. Mesmo tendo estudado durante anos, você ainda precisa batalhar pelo seu lugar no mercado de trabalho.

É por esses motivos que muitas pessoas que possuem nível superior optam por fazer concurso público, pois assim, têm a garantia de uma ótima remuneração, um futuro próspero e estabilidade.

O Concurso público tem sido a saída que muitos recém formados encontraram para se realizarem profissionalmente e financeiramente. Apesar de existirem muitos concursos para nível médio, os concursos de nível superior costumam pagar mais e ter mais vantagens.

Eu quero fazer concurso, por onde começo?

Se você já tem nível superior há algum tempo ou acabou de se formar, saiba que existem inúmeras áreas que podem se encaixar com o que você gosta de fazer. Muitos concursos não exigem formação em áreas específicas, ou seja, basta ter qualquer formação para ingressar.

Escolha uma carreira

O primeiro passo é escolher a Carreira que deseja seguir. Existem vários tipos de cargos e, com certeza, você vai se identificar com algum deles.

Conheça alguns cargos e remunerações que podem se encaixar no seu perfil:

o_que_fazer_depois_da_faculdade_01

>> Veja 10 motivos para fazer Concurso Público

Comece a estudar

É fato que o concurso público é uma excelente escolha e uma garantia de mudança de vida, mas para ingressar em uma carreira pública é preciso dedicação e estudo. E você vai precisar de ajuda para direcionar seus estudos, acredite, estudar sozinho é muito mais difícil e pode retardar a sua aprovação no cargo desejado.

Escolha um curso de sua confiança que poderá te ajudar a guia seus estudos e encurtar seu caminho na busca pela sonhada vaga. É importante que você tenha um plano de estudos, montado com a ajuda de alguém que entende do assunto, para que seu dia renda mais e você estude corretamente todas as disciplinas cobradas no edital.

Consiga apoio de sua família

É importante ter a família por perto e te apoiando em suas decisões, por isso, deixe claro que você quer estudar e que isso mudará a sua vida. Muitas famílias não entendem o motivo pelo qual os concurseiros despendem tanto tempo nos estudos e muitas vezes passam a dar menos atenção aos familiares e amigos, mas isso é necessário se você realmente deseja mudar de vida, portanto, tente conseguir o apoio. Mostre vídeos de pessoas que conseguiram a aprovação e hoje vivem uma vida muito melhor, tente mostra a eles como é o mundo dos concursos.

Conheça o Leonardo Labruna, ele já foi aprovado e passou por todas essas etapas:

>>Comece estudar gratuitamente

Tenha persistência

Um grande obstáculo para quem começa a estudar para concursos, é manter-se firme e não desistir. Isso porque geralmente a aprovação não vem logo no primeiro concurso. Mas é preciso ter persistência e foco para manter-se no caminho certo até a aprovação.

o_que_fazer_depois_da_faculdade_foco

>>Veja 5 passos para aprovação

Conheça as etapas do Concurso

A depender do concurso, pode apresentar as seguintes etapas:

Prova Objetiva;
Prova discursiva;
Sindicância de vida pregressa e investigação social;
Exame médico;
Exame psicotécnico;
Teste de aptidão física – TAF;
Prova oral;
Avaliação de títulos – etapa classificatória;
Curso de formação;

Requisitos para investidura

Os requisitos para investidura, são as qualificações que você precisa preenche para assumir um cargo público caso consiga sua nomeação. São elas:

Nacionalidade brasileira;
Pleno exercício dos direitos políticos;
Grau de escolaridade: nível médio ou superior a depender do cargo;
Idade mínima ou máxima – STF considerou constitucional a exigência de idade mínima e máxima para ingresso em concurso público.

>>Comece estudar agora!

Comentários

comentarios