Passe no DEPEN com o AlfaCon

17

madrugadao_depen_blog

No próximo domingo (04), acontece a prova do DEPEN. E para que você, concursando, tenha a melhor preparação, o AlfaCon preparou o “Madrugadão AlfaCon”, com super aulas que abordam as matérias contempladas pelo edital. O evento acontece hoje, dia 30, a partir das 23 horas.

No último madrugadão, realizado para a turma de Polícia Federal, foram mais de 10 mil alunos assistindo o aulão pela internet e aproximadamente 170 alunos no presencial. Por isso, não perca! Enquanto isso, confira algumas dicas de Atualidades que o Professor Che preparou:

Dicas de Atualidades
Salve, Salve, Alfartanos! Chegou o tão esperado momento. Nas questões de Atualidades, podemos esperar algo relacionado ao cenário econômico no primeiro trimestre de 2013. Variação do PIB e inflação é sempre uma boa pedida, sem contar que temos um brasileiro na direção-geral da OMC – Roberto Azevedo.
Sobre o cenário político internacional, a continuidade da crise nos países europeus ainda é um tema pertinente, como os atentados em Boston e o conflito separatista em Malí. Outro ponto que chama atenção é a Primavera Árabe e a resistência do regime de Bahsar Al Assad (Síria).
A eleição no Irã também foi um tema interessante. As tensões estão sempre pairando pelo Oriente Médio e, em 2013, a Coreia do Norte iniciou o ano com algumas “declarações hostis” contra o Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.
A morte de Hugo Chávez e as eleições no Paraguai agitaram as relações na América do Sul. O possível retorno de Michelle Bachelet para a presidência do Chile também é um assunto relevante.
Outono Brasileiro: A onda de protestos que marcou o mês de junho de 2013 no Brasil está sendo chamada pela imprensa de “Outono Brasileiro”. O termo é devido à estação do ano em que os protestos ocorreram. Temos que tomar cuidado, pois os movimentos não tem relação com a Primavera Árabe, uma vez que o termo “primavera”, quando usado em movimentos sociais, faz referência a movimentos que lutam pela liberdade democrática, e acontecem dentro de contextos ditatoriais.
O “Outono Brasileiro”, que começou com protestos contra o aumento da tarifa no transporte coletivo, rapidamente ganhou as ruas e também expressou outras reivindicações. Os manifestantes protestaram contra a PEC-37 (rejeitada por 430 votos contra nove no dia 25 de junho de 2013), PEC-33, contra a corrupção entre outras temáticas.
O assunto relacionado a movimentos sociais é, sem dúvida, um dos mais relevantes na atualidade e provavelmente será citado/cobrado nas provas de concursos. Vale a pena lembrar que as vinculações históricas dos movimentos e manifestações sociais no Brasil nos remetem ao ano de 1992 com os caras-pintadas e ao ano de 1984 com o movimento pelas diretas-já. Portanto, nos últimos 20 anos o Brasil foi palco de três grandes manifestações sociais que expressaram as contradições existentes na sociedade, e tentaram de alguma maneira exercer pressão social em prol de mudanças.

Comentários

comentarios