PC-PE – Sugestão de recurso de Língua Portuguesa

25

sugestao_recurso_pc_pe_alfacon

Aconteceu neste domingo, dia 12, as provas para o concurso da Polícia Civil de Pernambuco. A professora Janaina Arruda analisou a prova e trouxe uma sugestão de recurso para Língua Portuguesa.

>>Confira o gabarito extraoficial da PC-PE

Cargo: AGENTE DE POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO

Atenção: Para encaminhar o recurso da questão 11 faça as alterações necessárias para que os recursos não fiquem todos iguais. Substitua os termos, inverta a ordem da argumentação ou explique com suas próprias palavras em conformidade com os argumentos apresentados abaixo.

  • QUESTÃO 11.

Ao Senhor

Antônio Santos

Avenida Beira Mar, nº 5000

50.000-000 – Recife/PE

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Resposta AlfaCon:

a) Caso essas informações constassem de um envelope de comunicação a ser enviada pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco para pessoa não pertencente ao órgão, a menção ao cargo do destinatário no envelope seria obrigatória.

Resposta da Banca:

e) As informações apresentadas poderiam constar de um aviso, uma vez que, nesse tipo de expediente, é necessário incluir na identificação do destinatário, o endereço para onde a correspondência será remetida.

—————————————————————————————————————————————–

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República: No envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência, terá a seguinte forma:

A Sua Excelência o Senhor

Fulano de Tal

Ministro de Estado da Justiça

70.064-900 – Brasília. DF

 

A Sua Excelência o Senhor

Fulano de Tal

Juiz de Direito da 10a Vara Cível

Rua ABC, no 123

01.010-000 – São Paulo. SP

Assim, fica evidente que ocorreu um equívoco quanto ao gabarito divulgado, uma vez que o governador do estado de Pernambuco deve receber o tratamento de Vossa Excelência. A composição de envelope apresentada pela banca exclui o pronome de tratamento adequado e o cargo ocupado pela autoridade em questão, o que invalida a alternativa. Cargo da autoridade e pronome de tratamento adequado são indispensáveis.

A resposta apresentada pela banca afirma que “As informações em apreço poderiam adequadamente compor o endereçamento designado no envelope de uma comunicação cujo destinatário fosse o governador do estado de Pernambuco, por exemplo.” Como esclarece o exemplo apresentado no Manual, o gabarito está inadequado. Desse modo, a anulação da questão é uma solicitação pertinente aos argumentos mencionados.

>>Vem aí o concurso da PF Administrativa com 5 mil vagas

Comentários

comentarios