PLOA 2017 e o concurso da Receita Federal

354

PLOA-2017-e-o-concurso-da-Receita-Federal-AlfaCon

Ótimas notícias! Como todos sabemos o Governo Federal enviou ao Legislativo a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2017, proposta esta que traz a previsão de arrecadação para elaboração de vários concursos, em diversos órgãos, tais como: ANS, Institutos Federais de Ciência, Educação e Tecnologia, TRE’s, TRF’s, dentre outros. E o mais esperado por todos da área fiscal: Receita Federal. Simmmm!!! Receita vem aí!

Para entendermos melhor o que acontece, vamos voltar um pouco no tempo…

No dia 7 de Junho, o então Ministro da fazenda, Henrique Meirelles, fez um pedido com mais de 2000 vagas para a pasta do Ministério. Veja só:

PLOA-2017-e-o-concurso-da-Receita-Federal-AlfaCon_02

Como podemos observar, no total foram 2495 vagas, destas 1000 somente para receita, com 400 vagas para Auditor e 600 para Analista. O que isso quer dizer? Carência de pessoal!!!

Já na PLOA de 2017 foi previsto para a Receita a realização de concurso para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo (ATA – NM e NS) e para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, com estimativa de concurso para seleção de 400 servidores.

PLOA-2017-e-o-concurso-da-Receita-Federal-AlfaCon_03

Alguns podem pensar, mas professor, e cadê as 1000 vagas só para AFRFB e ATRFB? Pouca vaga, não acha? Lógico que não! Estamos em momento de redução de gastos e eis que surge uma oportunidade. Devo lembrar que Receita costuma chamar de 50% a 100% do número de vagas estipulado em edital e como falei anteriormente o órgão sofre com carência de pessoal. Temos, inclusive a possibilidade de melhora das contas e a convocação de aprovados nos anos que seguem. Lembro ainda que a Receita Federal é peça fundamental nas contas do governo federal, já que é responsável pela arrecadação.

Ahhh, agora sim!

E, o que devo fazer? Começar seus estudos desde já! Este concurso exige um grau de aprofundamento em muitas disciplinas. Prova elaborada pela ESAF, com mínimo por disciplina e por conjunto de prova. Então, não perca tempo!

Professor, estou meio perdido, o que faço? Aqui no ALFACON temos um bate papo que acontece duas e três vezes por mês, o qual chamamos de Falando de Fiscais. Neste bate papo, você pode conversar ao vivo com profissionais das diversas disciplinas e tirar suas dúvidas como: Por onde devo começar a estudar esta disciplina? Qual o peso dela na Prova? O que mais tem caído dessa disciplina nas últimas provas? Dentre várias perguntas que você terá oportunidade de fazer ao vivo. Que bacana, não?

Meu amigo, a oportunidade passa à sua frente, cabe a você decidir se quer agarrá-la ou esperar a próxima! Aguardamos você no Bate Papo Falando de Fiscais. O próximo encontro é dia 31 às 20h, clique neste link e participe!

Bons estudos!

Prof. Fábio Lobo.

Comentários

comentarios