EEAR: saiba tudo sobre o concurso

1982

eear_saiba_tudo_sobre_o_concurso_alfacon

Seu sonho é fazer parte da Aeronáutica? É fazer aquele concurso EEAR? Pois bem, o professor André Arruda preparou uma postagem bem legal para tirar todas as suas dúvidas sobre a EEAR.

O que é a EEAR?

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), situada em Guaratinguetá, São Paulo, é uma instituição de ensino técnico, integrante do Sistema de Ensino do Comando da Aeronáutica e tem como missão formar e aperfeiçoar sargentos de carreira para a Força Aérea Brasileira.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração de aproximada de 2 (dois) anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O EAGS, tem duração de 24 semanas, e o candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força.

As vagas do CFS/EAGS não são regionais ou para determinada localidade. Os formandos serão distribuídos e classificados nas diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

>>Estude para a EEAR

Como ingressar?

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas vagas dentro de grupos de especialidades, que variam a cada ano.

Especialistas:
1) Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (GBCT)
2) Especialista em Estrutura e Pintura (GBEP)
3) Especialista em Equipamento de vôo (GBEV)
4) Especialista em Eletricidade e Instrumentos (GBEI)
5) Especialista em Comunicações (GBCO)
6) Especialista em Fotointeligência (GBFT)
7) Especialista em Mecânica de Aeronaves (GBMA)
8) Especialista em Material Bélico (GBMB)
9) Especialista em Meteorologia (GBMT)
10) Especialista em Suprimento (GBSP)
11) Especialista em Cartografia (GSCF)
12) Especialista em Desenho (GSDE)
13) Especialista em Eletromecânica (GSEM)
14) Especialista em Guarda e Segurança (GSGS)
15) Especialista em Informações Aeronáuticas (GSAI)
16) Especialista em Metalurgia (GSML)
17) Outras Especialidades que exigem curso técnico na área (Ex: Eletrônica, Administração, Eletricidade, Enfermagem, Música, Obras e Informática).

Algumas condições para inscrição:
– ser brasileiro;
– não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
– ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino.

As inscrições para o concurso acontecem geralmente, anualmente nos meses de fevereiro e março, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: http://www.eear.aer.mil.br/

Como é o concurso EEAR?

O concurso é composto por:
a) exame de escolaridade;
b) inspeção de saúde;
c) exame de aptidão psicológica;
d) teste de avaliação de condicionamento físico; e
e) Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso.

A prova do exame intelectual geralmente ocorre em meados de abril, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentar na EEAR no início do mês de julho, para matrícula e início do curso, após ter sido aprovado em todas as fases.

Quais são as matérias do exame intelectual?

O Exame de Escolaridade será realizado por meio de Provas Escritas das seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa;
b) Língua Inglesa;
c) Matemática; e
d) Física.

Durante o curso de formação, quais são os benefícios?

a) remuneração fixada em lei;
b) alimentação;
c) alojamento;
d) fardamento; e
e) assistência médico-hospitalar e dentária (exclusivamente para si).

>>Estude para as carreiras militares

Após 2 anos, ao concluir o Curso de Formação de Sargentos (CFS) ou Estágio de Adaptação à graduação de Sargento (EAGS), o que o aluno fará jus?

O militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial. Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de Capitão. Para algumas especialidades, após dez anos, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.

Como é o Curso de Formação de Sargentos (CFS) e o Estágio de Adaptação à graduação de Sargento (EAGS), realizado na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)?

O CFS tem a duração de 2 anos e exige que os candidatos tenham concluído o Ensino Médio.

O EAGS, tem duração de 24 semanas, e o candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força. (Ex: Eletrônica, Administração, Eletricidade, Enfermagem, Música, Obras e Informática).

>>Tem edital aberto da EsSa, confira!

>>Tem também da EsPCEx

Saiba a diferença entre EsSA, EPCAR, EsPCEx e EEAR:

quadro_comparativo

Comentários

comentarios