TAF: saiba tudo sobre o teste

Os concurseiros que disputam os cargos na área de segurança pública, além de estudar para as provas escritas, têm de se preparar para outra etapa que é tão importante quanto à parte teórica e que possui índice de reprovação grande, os Testes de Aptidão Física (TAF). No TAF são avaliadas as condições físicas do candidato a partir de determinados exercícios. O maior problema é que muitos candidatos deixam para se preparar na última hora, além de correrem o risco de ter uma lesão, isso pode significar sua reprovação.

Os testes variam de acordo com cada cargo. Para Agente da PF, por exemplo, exigem natação. Na PC-DF exigem meio-sugado no lugar do salto. Os testes que sempre aparecem são barra e corrida.

A organizadora Cespe autorizou o uso de relógio de pulso durante o TAF, apesar de valer apenas o relógio oficial da banca. Porém a banca Iades de perito da PC-DF não permitiu nenhum tipo de relógio. Então fique atento quando o edital sair, e se informe sobre as exigências de cada banca.

Obs: Caso você se machuque, fique doente, ou ocorra qualquer outra coisa antes do TAF, não é permitido o atestado médico. A única exceção é para gestantes, que devem fazer a prova em outra data estipulada pela banca.

Teste em barra fixa: Flexão

  • Neste teste o candidato deve se pendurar na barra com os cotovelos estendidos e é possível escolher a posição das mãos na barra. O corpo precisa ficar na posição vertical, sem apoio. Então, o candidato flexiona os dois cotovelos até ultrapassar com o queixo a linha da barra fixa e volta a estender os cotovelos. O movimento só é considerado se ele estender totalmente os cotovelos.
  • O candidato repete os movimentos até quando aguentar. São apenas duas tentativas, com intervalo mínimo de 5 minutos entre elas. Vale a melhor marca atingida. Os homens que não conseguirem repetir o movimento ao menos três vezes estão fora. Já as mulheres, precisam conseguir ao menos uma vez. Não pode apoiar o queixo na barra, nem usar luvas.

Impulsão Horizontal

  • Ao comando “em posição”, o candidato deve se posicionar atrás da linha de medição inicial (5cm de largura – fazendo parte do valor medido), em pé, estático, pés paralelos sem tocar a linha. Ao comando “iniciar”, o candidato deve saltar à frente com movimento simultâneo dos pés. A marcação da distância saltada será a partir da linha de medição inicial, a qual será computada na marcação, até a marca no solo de qualquer parte do corpo do candidato que estiver mais próxima da linha de medição inicial;
  • A referência para a marcação da distância do salto será a última parte do corpo do candidato que tocar o solo, considerando-se como tal aquela mais próxima da linha de saída.

Corrida de 12 min

  • O candidato deve percorrer a maior distância possível num percurso previamente demarcado, no tempo de 12 minutos. Ele poderá se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando. Inclusive, pode parar e depois prosseguir.

Natação

  • De acordo com o edital da Polícia Federal é cobrado natação. A distância percorrida a nado é de 50 metros. Para os homens o tempo mínimo em que a distância deve ser percorrida, para não ser eliminado, é de 41 segundos e, para as mulheres, 51 segundos. São permitidas duas tentativas.

Agente da Polícia Federal
No edital de 2012, a PF exigiu dos candidatos um desempenho mínimo em quatro modalidades: flexão em barra, impulsão horizontal, corrida e natação.

Polícia Rodoviária Federal
O último edital da PRF foi em 2013, e o TAF ocorreu 3 meses e meio depois da prova, então o candidato deve se preparar com antecedência para que não ocorra imprevistos que afetem sua futura aprovação. Este último concurso contou apenas com os seguintes teste:

Flexão em barra

  • No último concurso, os homens tiveram que fazer o mínimo de 3 barras e as mulheres apenas sustentar na posição da barra por mais de 10 segundos. Porém, há grandes chances do próximo concurso exigir que as mulheres façam uma barra completa, pois os últimos concursos da área policial estão pedindo.

Impulsão horizontal

  • Os homens tiveram que saltar uma distância maior que 2,01m, e as mulheres, 1,61m. É um teste que não reprova tantos candidatos, porém o canditato deve ficar atento.

Corrida de 12 min

  • Foi exigido mais de 2300m para homens, e 2000m para mulheres, em 12 minutos de corrida. Sendo assim, a velocidade média teve que ser no mínimo 11,5 km/h (homens) e 10 km/h (mulheres). Esta é a prova que mais reprova, tanto os homens quanto as mulheres, só perdendo para a barra.

Algumas dicas:

  • Prepare-se com antecedência: não deixe para se preparar na última hora
  • Procure especialistas: planeje seus treinos com um profissional.
  • O maior vilão é a barra fixa: a barra é a que mais reprova, então fique ligado!
  • Teste de corrida e resistência: para se sair bem não basta apenas sair correndo, é necessário muita preparação.
  • Treine regularmente: tenha um bom plano de treinamento e regularidade.
  • Descanse o corpo: saiba o momento certo de parar e descansar.
  • Faça simulações do TAF: quando estiver adaptado com os treinos, simule o que você enfrentará.
  • Cuide de sua alimentação: o excesso de peso pode pprejudicar na sua aprovação.
  • Não siga “dicas” na semana do TAF: não invente de ingerir remédios que farão seu desempenho melhor. Isso pode fazer muito mal.
  • Invista na sua preparação física: invista em materiais específicos para sua preparação.
  • Treine quando o sol estiver baixo: evite treinar com muito sol, isso pode fazer com que você passe mal, além de ser prejudicial para o seu treino.

>> Confira nosso vídeo com as principais informações.

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes