5 temas de atualidades que podem cair nos concursos

350

Eleição presidencial nos Estados Unidos e pandemia de covid-19 são alguns dos temas em alta

Se você está estudando para concursos públicos, é importante lembrar que assuntos que afetam diretamente o cotidiano da população podem ser cobrados tanto nas questões dos exames quanto nas redações. Por isso, para evitar surpresas durante as provas objetivas e ter argumentos para construir os textos, é essencial estar atualizado sobre os diversos acontecimentos atuais.

Para lhe auxiliar na sua preparação, o professor de Administração Pública e Atualidades do AlfaCon, Luiz Resende, selecionou 5 temas de atualidades que estão em alta e podem cair nos certames. Veja como cada um deles pode ser exigido e bons estudos! 

Atualidades para concursos: eleição presidencial nos EUA

Devido a sua importância na geopolítica global, o governo dos EUA é um dos assuntos mais relevantes em provas. A complicada eleição presidencial neste ano, que elegeu Joe Biden, do Partido Democrata, com todas as consequências de apuração e questionamentos de fraude por parte de Donald Trump, além da postura do governo brasileiro em não reconhecer o presidente eleito, certamente serão abordados.

| Estude para concursos de graça com o AlfaCon! |

Atualidades para concursos: pandemia de covid-19 

Algumas provas já estão explorando questões a respeito da origem do vírus, dos sintomas da infecção e com base em dados de afastamento social. No entanto, a possibilidade maior é a abordagem sobre as consequências sociais da pandemia. Como exemplos, as mudanças nas relações de trabalho com o home office ou os estudos a distância.

Atualidades para concursos: sustentabilidade

A busca por desenvolvimento sustentável e a relação que existe no chamado tripé da sustentabilidade (pessoas – meio ambiente – finanças) sempre são um dos temas mais cobrados em atualidades. Nesse tópico, é importante focar no equilíbrio entre a responsabilidade social, proteção ao meio ambiente e a ecologia e o equilíbrio financeiro.

Atualidades para concursos: blocos econômicos

Questões que envolvam a macroeconomia e os blocos econômicos, a exemplo do Mercosul ou a União Europeia, são temas explorados tradicionalmente como prioridade. Desde o início de 2019, o Mercosul tenta um acordo com União Europeia para eliminação de taxas de importação e exportação e diminuição de taxas entre o comércio dos blocos. Esse é um dos fatos que precisa ser estudado para os concursos.

Atualidades para concursos: cultura 

A questão da cultura também aparece em certames, especialmente os filmes indicados ou vencedores de Prêmios, como o Oscar e o Festival de Cannes. Portanto, é necessário ficar atento ao filme que o Brasil indicará ao Oscar 2021 e ao filme “Bacurau” que tem grandes chances de ser indicado em 2021 para concorrer ao prêmio maior de melhor filme. Também podem cair os Vencedores dos prêmios Nobel, em particular o prêmio Nobel de Literatura e o prêmio Nobel da Paz.

Dica: Retrospectiva de atualidades

Quer ficar por dentro de todos os assuntos de atualidades que podem cair nos concursos? O professor Resende tem um programa semanal ao vivo, toda sexta-feira, das 19h às 21h, no canal do YouTube do AlfaCon

Nessa aula livre, o professor faz uma retrospectiva de atualidades, destacando os fatos mais relevantes, para você ter argumentos para discutir em uma redação e também responder, eventualmente, questões objetivas. No link, acesse as aulas com retrospectiva de atualidades

| Gostou da dica? VEJA MAIS AQUI! |