Concursos Delegado: conheça a profissão e saiba como estudar para as provas da área
| | |

Carreira de Delegado: tudo o que você precisa saber

Você já pensou em ser Delegado? Esse profissional é o responsável por diversas tarefas. Saiba tudo sobre e como se preparar para o concurso.

O cargo de Delegado de Polícia é muito cobiçado pelos concurseiros da Carreira Jurídica. Se o seu sonho também é se tornar Delegado, confira tudo o que envolve o cargo, a exemplo de funções, exigências, além de como estudar para os concursos.

O que o Delegado faz?

O Delegado é o chefe da Polícia Investigativa, também chamada de Polícia Judiciária. Esse profissional é o responsável pela delegacia e por todas as ocorrências policiais registradas em sua área de competência, que diferem conforme a corporação para a qual trabalham.

  • Na Polícia Federal (PF), o Delegado investiga crimes federais, crimes políticos, com repercussão interestadual ou internacional, tráfico de drogas ou de pessoas, fraudes à Previdência Social.
  • Polícia Civil (PC), o Delegado se ocupa das questões de âmbito estadual. Entre os crimes investigados estão homicídios, furto, latrocínio e estupro.

Apesar dessa diferença, a função principal de ambos é, basicamente, a mesma: investigar e solucionar crimes, possibilitando a punição dos infratores. O Delegado determina, por exemplo, quais diligências devem ser feitas para esclarecer os fatos.

👉 Leia mais: Diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal

Dicas de estudo para o concurso de delegado

Para ajudar você que está se preparando para o concurso de delegado, o AlfaCon junto ao professor Daniel Lustosa, preparou um plano de estudo para te auxiliar nessa jornada.

Com esse plano você pode organizar a sua rotina de estudo e encaixar da melhor forma no seu dia, de forma que você consiga maximizar o tempo de aprendizado.

É importante lembrar também que, caso você esteja iniciando os estudos agora, é melhor focar em estudar os conteúdos e menos nos exercícios. Se você já veterano no mundo dos estudos é mais inteligente focar em realizar exercícios do conteúdo, por que iram te propiciar uma melhor fixação da matéria. 

Além do plano de estudo, separamos também algumas dicas para turbinar seu conhecimento.

👉 Leia mais: Concurso PF: saiba tudo sobre o TAF

1 – Se prepare para o Teste de Aptidão Física

 O TAF deve ser levado tão a sério quanto os demais estudos. Se você não pratica atividades físicas é recomendável se matricular em uma academia e iniciar a preparação junto aos estudos.

2 – Não aguarde o edital

 Um grande erro que o concurseiro pode cometer é iniciar os estudos apenas com o lançamento do edital. Se você sonha com a vaga é necessário começar a se preparar antecipadamente, assim você tem tempo para aprender tudo o que é necessário para garantir a vitória. 

3 – Foque nas matérias que você tem maior dificuldade

 O cronograma de estudo pode ser utilizado para se ter uma base das matérias e quando estudar, mas você pode adaptá-lo da forma que achar melhor. Priorizando matérias que você tem maior dificuldade e estudando menos as que você já tem domínio, é possível garantir um melhor aprendizado e consequentemente uma melhor nota.

👉Leia também: Perseverança e Dedicação: A Jornada de Iedo Filho Rumo

O que é preciso para se tornar Delegado?

Para realizar o concurso para delegado Civil ou Federal é preciso ser bacharel em Direito e, em alguns casos, ter prática jurídica ou policial. Isso é devido as práticas diárias da função que necessitam dos conhecimentos em direito para serem exercidas. Concurso PF, por exemplo, além do diploma, exige comprovação de, no mínimo, 3 anos de atividade jurídica e/ou policial. 

Outros requisitos ainda para o cargo, na PF, são:

  • Ser brasileiro ou português amparado pelo Estatuto da Igualdade;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Ter completado 18 anos de idade na data de matrícula do curso de formação profissional;
  • Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
  • Ter aptidão física e mental para exercício do cargo.

Observação: Esses requisitos variam de um Estado para outro. É importante sempre checar as exigências no edital do concurso que você vai prestar. 

É preciso ter OAB para ser delegado?

A maioria dos concursos para Delegado não exigem a aprovação na OAB para ingressar no cargo, porem é exigido tempo de atividade jurídica ou policial.

👉 Leia mais: Qual a diferença entre a carreira de Delegado Civil e Delegado Federal?

Provas do concurso

As provas para o cargo de Delegado também podem variar de um Estado para outro. No caso da PF, o concurso é dividido em duas etapas.

Primeira Etapa

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação médica;
  • Prova Oral;
  • Avaliação e Títulos;
  • Avaliação Psicológica;
  • Heteroidentificação (Apenas para candidatos autodeclarados negros);
  • Avaliação Biopsicossocial (Apenas para candidatos autodeclarados deficientes).

Segunda Etapa

  • Curso de formação Profissional;
  • Segunda avaliação psicológica.

A carreira de delegado necessita de conhecimento abrangente da área penal, e isso só pode ser conquistado com muito estudo e dedicação, que certamente você tem, então não fica aí parado e comece a estudo agora mesmo, porque o próximo edital pode estar logo ali.

👉Leia mais: Novo Concurso DPC SP: Proposta de Lei prevê novo requisito para delegado

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes