A Carreira Fiscal é uma carreira multifacetada e a remuneração inicial da área está em torno dos R$ 20 mil.
|

Concurso Área Fiscal: 5 curiosidades sobre a carreira

A área fiscal vai muito além do que trabalhar apenas com contas; Confira 5 pontos importantes sobre a carreira

Uma das áreas mais disputadas em concursos públicos, a Carreira Fiscal vai muito além do que você imagina, concurseiro. Está enganado se você pensa que as funções de profissionais desse ramo são só voltadas a trabalhar com contas. 

Por isso, para desmistificar tudo o que envolve a área, conversamos com o advogado e tributarista, Latif Neto. Veja a seguir 5 pontos destacados por Latif que precisam ser esclarecidos se você pretende ser aprovado em um concurso da Área Fiscal:  

#1 – Concursos área fiscal

Primeiro, é importante ressaltar que as Carreiras Fiscais não se restringem apenas à Receita Federal. O candidato pode prestar concurso para ser auditor do estado (SEFAZ) ou fiscal do ISS (município).

#2 – Funções

Trata-se de uma carreira multifacetada, em que o Auditor poderá exercer diversas funções dentro do órgão que for compor

E-book Grátis

Guia com 70 dicas de língua portuguesa!

Por exemplo, caso seja Auditor Fiscal da Receita Federal, poderá trabalhar com a parte contábil, realizando e apurando lançamentos tributários; poderá exercer a função de julgador, decidindo nos processos administrativos fiscais; para aqueles que são afeitos aos animais, poderão trabalhar com cachorros em aeroportos e portos. Ou seja, existem diversas funções dentro do órgão.

#3 – Remuneração

Um dos pontos que mais chamam atenção nas carreiras fiscais é a sua remuneração bastante atrativa, girando na média dos R$ 20 mil iniciais.

#4 – Perfil do aluno

Outro aspecto relevante é o perfil do aluno. Como se trata de uma carreira multifacetada, as provas são compostas por uma diversidade de disciplinas, atendendo a todos que possuem curso superior.

#5 – Provas da Área Fiscal

Uma característica importante das provas é que o aluno precisa se aprofundar em cada disciplina. Só saber o básico, não basta. Justamente pela atribuição do cargo, bem como a remuneração atrativa, a cobrança é severa.

Quais concursos da área fiscal?

#1 Auditor-Fiscal da Receita Federal: Concurso de nível superior que seleciona profissionais para atuar na Receita Federal, envolvendo a arrecadação de tributos, fiscalização, entre outros.

#2 Auditor-Fiscal da Receita: Diversos estados brasileiros realizam concursos para selecionar auditores fiscais que serão responsáveis pela administração dos tributos estaduais.

#3Auditor-Fiscal do Trabalho: Realizado pelo Ministério da Economia, esse concurso seleciona profissionais para fiscalizar as relações trabalhistas, assegurando o cumprimento da legislação trabalhista.

#4 Auditor de Controle Externo (Tribunais de Contas): Tribunais de Contas estaduais e municipais também realizam concursos para auditores que serão responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.

#5 Analista-Tributário da Receita Federal: Cargo de nível superior na Receita Federal, envolvendo atividades de fiscalização, controle aduaneiro e arrecadação.

É isso, concurseiro! Bons estudos. E se estiver precisando de uma forcinha com os estudos, veja também o curso totalmente gratuito para concurso área fiscal:

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes