Material de estudo: como arrebenta-lo de maneira positiva

A escolha do seu material de estudo é muito importante na hora dos estudos!

Nós sabemos que estudar para concurso não é uma tarefa fácil e que para ter sucesso é preciso muita motivação e disciplina. Depois de decidir o que vai estudar, se vai estudar para vários concursos ou escolher uma área específica, o concurseiro tem a opção de procurar um curso preparatório que possa ajudá-lo nessa empreitada. Porém, há aqueles, que por preferência e/ou condições diversas estudam sozinhos. É importante lembrar que um bom curso preparatório além de dar motivação que você precisa para não desanimar, oferece um bom material de estudo e te guia para o caminho certo de uma boa preparação!

 

Material de estudo: apostilas

Diante disso, é preciso lembrar que a escolha das apostilas é uma etapa muito importante e significativa na hora dos estudos. Escolha apostilas de editoras conceituadas e especializadas no ramo. As apostilas do Alfacon são escritas pelos próprios professores da área, enfatizando o que tem sido cobrado com frequência nas provas, dessa maneira, as apostilas são mais objetivas, com conteúdo mais direto, o que não permite ao estudante perder tempo.

 Conheça nossas apostilas!

Cronograma de estudos

Além disso, deve-se adotar uma metodologia para que os meios didáticos sejam bem utilizados e explorados. De acordo com sua escala de estudos, os materiais deverão ser separados e a apostila aberta na matéria da vez. Leia, destaque os pontos principais, anote-os no caderno, faça esquemas e resumos. Escrever o que estudou sempre ajuda a fixar o conteúdo. Ter um dicionário ao lado para consultar palavras não entendidas é necessário para compreender o texto perfeitamente.

 

Exercícios

Após o estudo da teoria, é hora de fazer exercícios referentes aos temas estudados. Se houver dúvidas, aproveite para tirá-las com o professor em sala de aula ou em outros materiais confiáveis. Por esse motivo, a resolução de exercícios em sala de aula é de suma importância!

 

É relevante não perder tempo à espera da publicação de edital do concurso desejado para começar a estudar. Passe, desde já, a selecionar seus materiais e a investir em novos, principalmente os das matérias básicas, aquelas que estão presentes na maioria dos concursos. Assim, quando for fazer um concurso estará mais bem preparado e sairá na frente de milhares de concorrentes.

 

7 dicas para um bom aproveitamento do material de estudo:

 

  • Ao ler cada matéria, destaque com marca texto os assuntos mais importantes.
  • Anote palavras-chave a fim de recordar cada contexto.
  • Expresse com suas palavras os conceitos mais difíceis.
  • Grife os itens que levantam dúvidas e procure aprofundar o assunto, com a leitura de livros ou material complementar e até mesmo com o professor.
  • Consulte sempre um dicionário quando não entender o significado de alguma palavra.
  • Se não tiver escala de estudos, concentre-se em uma matéria por vez. Depois termine e passe para a próxima, assim poderá se organizar melhor com os outros materiais de apoio e evitará dispersar a atenção.
  • Depois que tiver aula sobre determinado assunto, leia o material sobre aquilo que estudou. Junto com suas anotações, faça resumos e esquemas para fixar o conteúdo e boa sorte!

OBS: A sorte de quem estuda para concursos é quando a preparação encontra a oportunidade!

Fique atento nas nossas dicas!

 

 

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes

Mais de 100 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!
CARREIRA ADMINISTRATIVA | CARREIRA MILITAR | CARREIRA POLICIAL | CARREIRA TRIBUNAL | Concurso Público | Notícias

Mais de 100 mil vagas em concursos públicos previstos para 2024!

São mais de 100 mil oportunidades em concursos públicos previstos para 2024: confira quais são elas e prepare-se! O número de concursos públicos e vagas disponíveis previstos para 2024 é grande. São diversas oportunidades para…