Veja sugestões do Professor, Educador e Especialista, Henrique Sartori, preparou para ajudar você a se preparar para concursos na área fiscal

Como se preparar para concurso na Área Fiscal

Saudações, concurseiros! Confira o artigo que o Professor, Pesquisador e Especialista, Henrique Sartori, escreveu sobre como se preparar para concursos na Área Fiscal.

Na jornada de preparação para concursos públicos uma das dúvidas que afligem os candidatos é como estudar. Vai aqui uma dica que quem trabalha a cerca de 20 anos especificamente com este tipo de ensino. Para os certames da área fiscal que, em regra, apresentam questões mais elaboradas, a leitura de uma doutrina atualizada, ou seja, de um livro, sempre ajuda! Contudo, nem todos os alunos dispõe de tempo para tal. Então é preciso otimizá-lo! Como? Resolvendo questões de concursos anteriores ! E quanto a isso dou sugestões:

#1 – Se atente a banca vai realizar o certame:

Não se prenda a determinadas bancas. Até que seja publicado o edital do concurso do qual você pretende participar treine fazendo questões de todas as organizadoras. Após a publicação do edital, aí sim concentre-se nas questões da banca daquele concurso.

#2 – Faça questões de bancas menores:

Não exclua as bancas pequenas. Temos, em regra, o costume de só fazer questões de concursos feitos pelas grandes organizadoras como, por exemplo, CESPE/CEBRASPE, FCC , FGV e VUNESP. Ocorre que ao participarmos de um certame para fiscal da fazenda de municípios é muito comum nos depararmos com bancas menores. Logo, não as exclua de seus estudos.

COMECE A SE PREPARAR GRATUITAMENTE AGORA!

#3 – Resolva questões da ESAF:

Apesar da ESAF não mais participar da organização de concursos públicos, resolva todas as questões que encontrar desta banca, pois são excelentes para treinamento, em especial para área fiscal.

#4 – Faça exercícios:

Ao resolver questões da área jurídica como, por exemplo, Direito Previdenciário, Direito Constitucional e outros tantos, tenha em mente que estas perguntas foram baseadas em legislação e esta muda um dia sim e o outro também ! Assim, é primordial que, ao resolvê-las, você tenha em mãos a legislação de regência da matéria para que você possa conferir se aquela resposta que estava certa quando da realização do concurso, ainda continua certa. Ou seja, verifique se a lei na qual a banca se baseou para fundamentar a resposta não mudou.

#5 – Mantenha-se atualizado:

Também, mas não somente, pelos motivos citados no item anterior é fundamental manter-se atualizado em  relação à legislação ! Como  já disse, as leis com muita frequência! E as bancas não perdem a oportunidade de colocar nas questões as alterações mais recentes. Então manter-se atualizado é fundamental. Cadastre-se no sistema push do planalto e recebe em seu e-mail esta atualização. Segue o link:

CLIQUE AQUI

#6 – Carreira fiscal não é carreira jurídica!

Logo, você não vai encontrar tantas questões baseadas em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo. Contudo, penso ser muito arriscado esquecê-la totalmente. Assim, sugiro a leitura, ao menos, dos informativos do STF que você encontra na página do tribunal.

É isso, agora é estudar!

Posts Similares

Stories Recentes

Publicações Recentes